5 fatores sobre o câncer de próstata que todos os homens devem conhecer

Existem 5 fatores sobre o câncer de próstata que ajudarão os homens nesta luta para combatê-lo.

1,070 views   |   9 shares
  • Quando somos abordados com a notícia de que um familiar ou amigo tem câncer de próstata, isso nos causa muita tristeza, preocupação e até sentimento de revolta. Esses são sentimentos naturais que surgem, devido ao amor e o medo que temos de perder essa pessoa importante e querida em nossas vidas.

  • Entretanto, precisamos abandonar tais sentimentos, pois não é hora para essas coisas. É preciso apegar-se a Deus e buscar Nele forças para apoiar nosso familiar ou amigo, pois neste momento o apoio é tudo o que a pessoa mais carece. Quando o fazemos demonstramos o quanto eles são importantes e preciosos em nossas vidas. Ter por quem lutar é o que dá sentido à vida de um homem.

  • Entender as dificuldades e complicações do câncer de próstata ajudará na escolha em relação ao tratamento. Essa decisão deve ser feita em parceria com seu médico, é preciso que você confie nele e no seu profissionalismo para encontrar a cura para essa doença. Também é preciso evitar sentimento de autocomiseração, ele costuma ser a chave que abre a porta do medo e junto dele vem o desânimo e a depressão.

  • Às vezes, podemos ouvir um "não" da vida, mas, as pessoas que amamos podem ser abençoadas com um "sim" e seu exemplo de coragem e determinação pode perdurar para suas gerações futuras. A doença só sai vitoriosa quando você desiste de lutar contra ela, seja resiliente e vá até o final.

  • Há 5 fatores sobre o câncer de próstata que podem lhe ajudar nesta luta. São eles:

  • 1. Homens não deixam de serem homens ("machos")

  • O homem jamais deixará de ser menos "macho" porque permitiu que seu médico fizesse o toque retal para examinar sua próstata e determinar se existe alguma alteração. O grande abismo que ainda separa muitos homens desse exame preventivo no Brasil está relacionado a um problema cultural que torna-se preconceituoso, pois os homens são influenciados pela figura do "macho" e muitos sentem medo de tornarem-se homossexuais por causa do exame que tem como objetivo salvar a vida deles.

  • 2. Sua esposa lhe respeita e confia em você

  • Nenhuma esposa faz piadas ou teme que seu marido vire homossexual por causa de um exame médico, isso é absurdo! Morreram no Brasil, até 2013, de câncer de próstata, 13.772 homens, segundo o Inca (instituo Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) e têm para este ano de 2016 a estimativa de 61.200 mortes de maridos, pais e filhos. Busque profissionais qualificados, os médicos só desejam ajudar.

  • Advertisement
  • 3. O câncer de próstata pode comprometer a vida sexual

  • O câncer de próstata pode comprometer a vida sexual, mas isso depende muito de suas condições anteriores ao início do tratamento. Se o homem já tinha dificuldades de ereção é provável que ele seja mais afetado com a extensão da doença e durante o tratamento. Entretanto, os homens que iniciaram o tratamento com uma saúde física de qualidade, ou seja, praticavam exercícios físicos, alimentavam-se bem e não tinham problemas de ereção, tendem a sofrer menos desse mal e há casos em que nem são afetados.

  • Um detalhe importante que muitos homens esquecem é que sua preocupação com sua vida sexual será insignificante se você não procurar um médico, pois o câncer não irá apenas interromper sua vida sexual, ele irá roubar sua vida e você não viverá para ter mais nada, portanto, sua prioridade deve ser viver primeiro, o restante, com os avanços da medicina, tudo se ajeita.

  • 4. O câncer de próstata não afeta apenas idosos

  • O câncer de próstata é mais comum em pessoas com idade mais avançada, no entanto, é importante ressaltar que o câncer de próstata pode surgir em qualquer idade. Quando se trata da genética, ou seja, se o seu pai teve, você também poderá ter e aumenta em 99% as chances, caso seu irmão, mesmo que possua 40 anos de idade ou menos seja diagnosticado também. Outro ponto a ser observado é que mesmo que você não possua histórico familiar do câncer de próstata, infelizmente, você poderá tê-lo e cresce em 60% as chances em homens negros. Muitos homens morrem dessa doença, por isso se faz necessário abandonar este preconceito ridículo e buscar a prevenção.

  • Lembre-se que a idade está entre os fatores de maior risco, mas a má alimentação em gordura animal e obesidade também estão entre os maiores contribuintes do câncer de próstata, portanto, quando sua família e amigos lhe aconselharem a fazer um regime, abandonar o sedentarismo e buscar uma alimentação saudável, é porque eles se importam com você e não porque você é um peso na vida deles. Quem ama, se importa, luta e cuida de você, valorize-se por elas e por si próprio.

  • 5. O câncer de próstata pode voltar

  • Segundo a equipe do Instituto Oncoguia "É muito mais provável morrer de uma doença concomitante, como uma doença cardiovascular que do câncer de próstata, nesse sentido a detecção precoce tem um rol importante nessa incidência."

  • Advertisement
  • Algumas pessoas têm a chance de serem curadas, outras acabam por ter que lidar com o retorno da doença, mas isso não quer dizer que você deva desistir, nunca, jamais desista de lutar, haverá sempre ajuda e através de sua escolha de viver, do apoio de sua família e a competência de seu médico, vocês encontrarão a força propulsora que indicará o caminho certo para vencer novamente essa doença e pode ser que encontrem também um novo tratamento para destruí-la de uma vez. Todavia, você é o único a decidir se fará o tratamento ou não. Lembre-se que você só tem uma vida e a doença não irá fazer pausas para você pensar, portanto, decida-se, seja firme e forte.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

5 fatores sobre o câncer de próstata que todos os homens devem conhecer

Existem 5 fatores sobre o câncer de próstata que ajudarão os homens nesta luta para combatê-lo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr