5 truques científicos para pedir desculpas

A ciência pode ajudar você a encontrar a melhor forma de ter êxito em seu pedido de desculpas.

Suely Buriasco

Saber pedir desculpas é fundamental para mantermos relacionamentos saudáveis e, principalmente, para nos sentirmos em paz. Até mesmo sem querer, muitas vezes, cometemos erros ou ofensas, ninguém está livre disso. A maneira como reagimos quando estamos errados fala muito sobre o nosso caráter.

As pessoas se sentem motivadas em manter a própria imagem inabalável, por isso assumir erros não é algo confortável. Ter que admitir que nossas palavras ou ações machucaram alguém ameaça o que consideramos ideal em nós mesmos e causa frustração. É como dizer: “Desculpa, eu não sou tão bom como gostaria”. O fato é que essa é a verdade e precisamos aprender a lidar com a realidade de que sendo seres falíveis, em algum momento, teremos que nos desculpar com alguém.

Baseado em um estudo realizado pela Universidade de Ohio e liderada pelo pesquisador Roy Lewicki, enumerei atitudes consideradas eficazes no momento de se desculpar.

1. Autenticidade

É fundamental que o pedido de desculpas seja a manifestação do seu genuíno sentimento de pesar pelo ocorrido. Uma autêntica demonstração que você está assumindo a responsabilidade pelo que fez e tem consciência das consequências.

2. Que não seja uma troca

O único interesse do pedido deve ser a manifestação do que você sente por ter errado e nada mais, portanto, não espere nem mesmo ser desculpado(a). Importante ter em mente que pedir desculpas é um ato de quem falhou, desculpar é uma opção do outro que precisa ser respeitada.

Advertisement

3. Não se perca em justificativas

Para não perder o foco o ideal é falar pouco, alongar a conversa pode fazer com que se perca o objetivo. Se existe alguma explicação plausível para o que fez, seja breve em expor. E muito cuidado para não inventar justificativas ou tentar distorcer as coisas do tipo: “Eu errei, mas você também não agiu certo comigo”. Cuidado para que o pedido de desculpas não se transforme em cobrança e piore ainda mais a situação.

4. Busque reparar seu erro

Não basta se arrepender e nem mesmo pedir desculpas, fundamental mesmo é transformar o arrependimento em ação. Portanto, sempre que for possível, faça algo que possa ser revertido de bem para a pessoa prejudicada. Ter a oportunidade de reparar um erro é engrandecedor e provoca grande paz.

5. Mude o comportamento

Claro que é urgente pedir desculpas diante de nossas falhas, mas isso ainda não coloca fim na situação, o que realmente é efetivo é a mudança de comportamento, visando não cair mais no mesmo erro.

Ainda segundo o estudo, Lewicki considerou que o reconhecimento da responsabilidade é o que possui maior peso na escala de aceitação do pedido de desculpas. Assim, a admissão do erro deve ser o que move as ações citadas acima.

Em suma, para um pedido genuíno de desculpas é primordial que a pessoa tenha consciência que errou, deseje sinceramente reparar seu erro e manifeste seu sentimento de arrependimento para a pessoa ofendida ou, de alguma forma, prejudicada, mudando a sua maneira de agir.

Advertisement

Desculpar-se nunca vai ser divertido, mas a experiência também não tem de ser terrível e, com certeza, vale muito a pena!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.