O cartão de crédito pode ser o grande vilão. Saiba por que e o que fazer

Manter um cartão de crédito pode ser uma decisão arriscada se você não souber utilizá-lo com sabedoria.

Renata Finholdt

Comprar e pagar apenas um mês depois pode ser um conto de fadas para muitos. Porém, este conto de fadas pode virar um filme de terror se o uso do cartão de crédito não for feito com muita cautela. O poder que aquele pequeno plástico dá ao portador é muito perigoso, principalmente nas compras desnecessárias ou por impulso.

A falsa sensação de poder para compras que o cartão oferece devido ao prazo estendido e alto limite pode criar um verdadeiro rombo no orçamento familiar. As altas taxas de juros cobradas somado a possibilidade de pagar com prazo maior são as principais armadilhas que este tipo de crediário oferece.

As operadoras de cartões de crédito, por sua vez, tentam cada vez mais conquistar clientes oferecendo isenção de taxas de anuidade, cartões adicionais gratuitos e inclusão no programa de pontos, porém mesmo com essas “vantagens” é preciso muita cautela ao fazer uso deste pequeno plástico.

Dica 1: Se não for realmente preciso, não use o cartão de crédito

Você pode até possuir um cartão de crédito para eventuais necessidades, porém, não há necessidade de utilizá-lo para pequenos gastos ou gastos mensais. Deixe-o apenas para emergências e nada mais. Desta forma você ficará a salvo de problemas em seu orçamento.

Quanto mais realista você for em relação a seu orçamento, menos risco você correrá de cair na armadilha do crédito.

Advertisement

Dica 2: Tenha apenas um cartão

Apesar de serem várias as empresas que administram os cartões e cada uma delas contarem com benefícios diferentes, escolha apenas um para manter. A possibilidade de gastar no crédito quando se tem vários cartões e limites é muito maior, sendo assim, evite problemas futuros, um único cartão para emergências é suficiente.

Dica 3: Se utilizar, pague o valor total da fatura

O pagamento mínimo parece inofensivo, mas se transforma em um vilão do orçamento no mês seguinte. Cuidado para não se sentir tentado a pagar o valor mínimo de sua fatura (se houver necessidade de usar o cartão). Controle os gastos de seu crédito para não se surpreender com o valor da fatura e programe-se para pagar exatamente o valor total dela na data do vencimento.

Dica 4: Planeje o pagamento da fatura em seu orçamento mensal

Pela facilidade de pagamento posterior, muitas pessoas acabam esquecendo de planejar o pagamento do cartão nos meses seguintes. Para evitar esse problema, registre em sua planilha de orçamento mensal e não se esqueça de planejar o pagamento. Enquanto houver valor a pagar é importante deixar a opção cartão de crédito ativa em sua planilha.

Use com sabedoria!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.