Como tornar-se um jovem de sucesso

" Cedo ou tarde você descobrirá a diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho".. A sugestão deste artigo é; comece cedo, pois assim terá mais tempo para corrigir suas rotas.

Beth Proenca Bonilha

O jovem de hoje encontra um mercado muito mais competitivo do que há duas ou três décadas atrás. A tecnologia facilitou a comunicação, aproximou e derrubou fronteiras favorecendo o comércio, porém, exige mais dos profissionais e estudantes.

Cada vez mais cedo pode-se ver jovens destacando-se no mercado interno e externo. Mesmo sem terem terminado o ensino superior, já se mostram dispostos a enfrentar desafios e buscar o topo.

Haja vista a história do Vale do Silício situado na Califórnia, Estados Unidos um Polo Industrial que concentra empresas de tecnologia da informação, computação; além da mais renomadas Universidades do país.

Foi neste conglomerado de ideias que muitos jovens se destacaram com o desenvolvimento de projetos inusitados como a Apple por Steve Jobs, Facebook por Mark Zuckerberg, Microsoft por Bill Gates, entre outros nomes. Todos jovens que visualizaram uma oportunidade e tiveram iniciativa e persistência.

Fatores que impulsionam pessoas ao sucesso

Alguns fatores são fundamentais para que algumas pessoas tenham sucesso mais do que outras. Como por exemplo:

Advertisement
  • Estar no lugar certo na hora certa.

  • Ambiente que favoreça o desenvolvimento

  • Apoio e incentivo

  • Oportunidade

O perfil do jovem de sucesso

É motivado pelo desafio

É o tipo de pessoa que enxerga em um problema uma oportunidade, aceitando todos os desafios que lhe sejam impostos.

Advertisement

Visa impactar a vida de outras pessoas

Focam seus projetos no benefício coletivo.

Compartilha informações

São pessoas abertas a captar e compartilhar informações com os outros.

Domina tecnologias

São dedicados ao aprendizado de novas técnicas sempre buscando informações para ter domínio e segurança ao lidar com elas.

Tem dinamismo

Devido à flexibilidade em seus objetivos e tomada de decisão, destacam-se no mercado e empreendimentos que se dedicam.

Precocidade

São pessoas que dão sinal de precocidade em quase tudo o que fazem, antecipam fases e normalmente lideram seu grupo.

Advertisement

Este perfil deve-se muito a educação atual. Os jovens de hoje são criados com mais liberdade, estão menos ligados a hierarquias e têm facilidade de se envolver no mundo adulto, pois quebram paradigmas com mais facilidade que uma ou duas gerações antes deles. Além disso, a influência familiar também contribui para esse comportamento.

Ações do Jovem de Sucesso

Encontrar uma causa

O jovem que quer ter sucesso precisa ter um norte, uma direção, precisa ter uma causa, uma razão para realizar alguma coisa. Tudo o que for se dedicar precisa ser significativo para ele e os resultados direcionados ao benefício de um grupo.

Relacione-se bem

Há um antigo ditado que diz “Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem tu és”. A intenção desta frase se reflete nos resultados que se vê na vida de jovens que tiveram sucesso em suas vidas. Talvez a decisão de mudar de ambiente e pessoas com quem se relaciona seja um dos passos mais importantes para que um jovem se destaque e possa desenvolver sua capacidade.

Tenha iniciativa

Agir imediatamente pode parecer uma ação premeditada em alguns casos, mas para que a oportunidade seja aproveitada, muitas vezes é exatamente assim que o jovem de sucesso deve agir. Porém, calçado por todas as informações e conhecimento que já havia se adiantado em adiquirir, os riscos de erros serão menores do que se atirar de cabeça sem conhecimento de causa.

Ter a capacidade de transformação

Como o jovem de sucesso terá que se arriscar muitas vezes com seu instinto de iniciativa, deve também trabalhar sua habilidade de transformar o ruim em bom. Tratar os desafios e quedas como aprendizagem e oportunidade de fortalecimento. A ideia de “faça do limão uma limonada” é a saída em muitos casos.

Advertisement

Seja persistente

Ser persistente é muito mais do que permanecer firme em seu objetivo, é ter a certeza do que se quer e estar disposto a alterar suas estratégias e conhecimentos preliminares se for necessário.

Os jovens precisam de apoio e credibilidade, mas também precisam mostrar responsabilidade, desejo de crescer e comprometimento com sua causa.

No ambiente certo com disposição e disciplina qualquer jovem pode se tornar uma lenda de sucesso. Basta acreditar e estar disposto pagar o preço com dedicação e ter como objetivo principal o sucesso de todos ao seu redor.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu