3 causas comuns e 3 causas graves para o sono durante o dia

O dia está lindo lá fora, mas o que você quer mesmo é ficar na cama dormindo! Saiba algumas causas para a sonolência diurna, e se você deve ou não se preocupar com isso.

Evelise Toporoski

Você acorda pela manhã com um dia cheio de atividades para cumprir, mas no fundo você queria mesmo era ficar em casa dormindo o dia todo!

Sentir sono durante o dia atrapalha a concentração e o desempenho das atividades. Existem várias causas para esta sonolência, algumas mais comuns e outras mais sérias. Entenda um pouco mais cada uma delas!

Causas comuns

1. Falta de sono à noite

É indicado para a maior parte das pessoas ter 8 horas seguidas de sono para acordar no outro dia com disposição e energia. Contudo, a vida agitada de estudo, trabalho e outras tarefas faz com que as pessoas acordem muito cedo e vão dormir tarde, dormindo cerca de 5 ou 6 horas por dia. O corpo sente falta desse tempo maior de sono e vai mandar sinais para que você descanse, como bocejo e olhos ardentes durante o dia.

2. Efeitos colaterais

Alguns medicamentos têm como efeito colateral sonolência, principalmente antialérgicos e relaxantes musculares. Antes de tomar o remédio, converse com seu médico sobre isso para tomar em horários que não prejudiquem tanto a sua rotina.

3. Ansiedade

Pessoas ansiosas têm dificuldade de pegar no sono à noite, principalmente antes que algo atípico que está para acontecer, como uma reunião importante no trabalho, uma apresentação em público ou um evento que a pessoa precisa preparar. A falta de sono à noite acaba acarretando em mais sonolência durante o dia.

Advertisement

Causas graves

1. Apneia do sono

Além do ronco, pessoas que têm apneia do sono param de respirar por alguns momentos enquanto dormem, acordam repetidas vezes, mesmo que não percebam. A pessoa não consegue pegar naquele sono mais profundo, e durante o dia fica sonolento mesmo sem saber que teve uma noite agitada. Neste caso, é necessário procurar um tratamento médico eficaz.

2. Narcolepsia

Sabe aquelas pessoas que apagam de repente e dormem seja qual for a hora e a situação? Este é um distúrbio chamado Narcolepsia. O tratamento deve ser procurado o quanto antes, pois pode acontecer algum acidente, por exemplo, enquanto a pessoa está dirigindo.

3. Depressão

Um dos sintomas da depressão é a pessoa querer dormir muito mais horas que o necessário, seja de dia ou à noite. A falta de ânimo faz com que o indivíduo queira apenas ficar em seu cômodo. Adormecer pode aliviar as dores e emoções ruins que a pessoa sente, seja qual for a hora do dia.

Estas causas mais graves precisam de tratamento médico para restabelecer a saúde e a rotina do paciente. Já as causas pontuais e menos graves podem ser prevenidas com algumas atitudes.

Dicas do Dr. Drauzio Varela

  • O médico Drauzio Varela dá algumas recomendações para quem deseja dormir melhor à noite e ter um dia mais produtivo:

    Advertisement
  • Consuma menos estimulantes à noite, como café, chá, chocolate, etc.

  • Prefira chás de ervas como camomila, erva-doce ou cidreira, que são mais relaxantes.

  • Faça exercícios físicos com regularidade, mas não próximo a hora de dormir.

  • Tenha uma rotina para a hora de dormir e acordar.

  • Relaxe antes de ir para cama, leia um livro, tome um banho relaxante, ouça música tranquila.

    Advertisement
  • Tomar um leite morno ajuda, o leite contém triptofano que relaxa os músculos e dá sonolência.

  • Se o barulho lhe incomoda antes de dormir, use protetores auriculares.

  • Reserve o quarto apenas para dormir e ter relações íntimas, evite ver TV, comer ou trabalhar no quarto.

  • Relações sexuais são relaxantes, após o orgasmo as pessoas podem ficar mais sonolentas.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!