É possível ouvir a voz de Deus?

A resposta é SIM. À maneira Dele. É preciso muita atenção e uma conexão especial para que isso aconteça.

Michele Coronetti

Para os que acreditam mais em apenas uma existência temporária, esta vida se torna muito mais relevante do que para quem pensa em apenas viver. Quando respostas são buscadas lá no fundo do ser, o sentimento é sempre o de que não se vive por acaso, que não termina com a morte e que existe um propósito de vivência.

E para estes que sentem que há algo maior que simplesmente nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer, a existência de um Ser Supremo, ou seja, de Deus, faz parte do plano de vida. E ouvir o que Ele tem a dizer faz uma grande diferença nas escolhas e decisões.

Observando as escrituras, vários exemplos de pessoas que falaram com Deus são citados. Moisés conversou com Deus no Monte Sinai, ouviu Sua voz e recebeu Dele os mandamentos a serem passados a seu povo. Mas será que só quem é profeta consegue ouvir a voz de Deus?

A resposta é não. Todos podem ouvir a voz de Deus e ser orientados por ela. Os que buscam sinceramente saber qual a vontade Dele, podem ouvir. E isso pode acontecer de várias maneiras:

1. Quando as escrituras são lidas

O que Ele quer que as pessoas saibam, seus conselhos, ensinamentos, consolo, respostas às dúvidas, estão lá, nestes registros que foram preservados e que hoje estão disponíveis a qualquer pessoa, inclusive em dispositivos móveis. Ao buscar uma resposta ou consolo nas escrituras é costumeiro abrir a Bíblia ao acaso. Porém, ao ler um pouco todos os dias, as respostas se tornam mais evidentes e sua voz pode ser mais frequentemente ouvida, afinal a proximidade com o Criador fica muito maior.

Advertisement

2. Quando há frequência à igreja

Ouvir pessoas que se prepararam para falar da palavra de Deus a uma congregação pode trazer a voz Dele individualmente. Estar ali presente, com várias pessoas unidas com um mesmo propósito, o de aprender mais sobre Deus e em como ser melhores e depois, ao voltar para casa, meditar a respeito do que foi falado, reler anotações e conversar com familiares que estiveram presentes, isso pode traz a voz de Deus a cada um.

3. Quando a natureza é observada e admirada

As criações de Deus são sublimes e mudam a todo instante. As cores do céu, das plantas e animais, a reação dos seres vivos que participam da convivência humana, os sons emitidos pelo vento entre as folhas, a ordem perfeita dos planetas, o sabor e perfume adocicado das frutas, tudo isso traz a voz suave de Deus e revela seu amor. É bem claro que Ele se importa com seus filhos e proporcionou tudo o que é necessário para um bom viver.

4. Quando há uma interação com outras pessoas

A voz de Deus pode ser transmitida por quem está ao lado. Familiares, amigos, ou até pessoas que não possuem muito contato podem transmitir mensagens de Deus para um indivíduo. Para reconhecer é bom estar atento aos sentimentos de paz que serão sentidos durante a conversa ou conselho. A atenção a uma letra de uma música inspirada, o riso de uma criança, o olhar de uma pessoa pura, Deus estará ali se manifestando.

5. Quando a voz interior fala

Levante a mão quem nunca desobedeceu uma voz interior e se deu mal. Somos filhos de Deus, temos uma porção dele conosco. Ele se importa verdadeiramente com cada um de nós e uma das formas de manifestação é esta, uma voz suave e tranquila, um alerta em momentos de temor, sempre acompanhados de bons sentimentos. Paulo descreveu o que as pessoas adquirem quando estão em sintonia com Deus em Gálatas 5:22, são sentimentos como a paz, o amor, a fé e a bondade.

Quanto mais próximas as pessoas ficam de Deus, mais ouvem e percebem sua voz e mais felizes se tornam. O conforto de estar em sintonia com Deus, ouvir sua voz, alegrar-se com suas criações será refletido no brilho do olhar, nos atos de bondade para com os familiares e outras pessoas e o mundo se tornará um lugar muito melhor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.