Como causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego

Dicas de como se preparar melhor para suas entrevistas de emprego.

1,520 views   |   2 shares
  • Interagir com outras pessoas costuma ser fácil quando não há nada importante em jogo, mas ao saber que estamos sendo avaliados ou analisados, a simples comunicação pode se tornar algo mais complicado. Durante entrevistas e dinâmicas para empregos, é muito importante apresentar-se de maneira impecável. Isso inclui, entre outras coisas, falar com clareza e confiança. A boa notícia, é que você pode se preparar para essas ocasiões, e assim aumentar suas chances de causar a melhor impressão possível.

  • Seguem algumas dicas para utilizar durante sua preparação:

    • Respeite o tempo de seu contato, sendo pontual ao chegar e não se prolongue demais nas respostas.

    • Apresente-se de modo adequado, descubra qual é o padrão de vestimenta da empresa que você vai visitar e escolha roupas que sejam um pouco mais formais que o padrão. Os homens nunca devem usar calça jeans e camiseta. Para mulheres, calças compridas ou vestidos geralmente são apropriados. Roupas desleixadas, justas, muito abertas ou transparentes nunca devem ser usadas.

    • Entre na sala e aproxime-se do entrevistador com confiança. Sorria cordialmente, faça contato visual direto e cumprimente-o com um firme (porém não exagerado) aperto de mão.

    • Geralmente, a primeira coisa que o entrevistador diz é: Fale-me um pouco sobre você. Você precisa estar preparado com algumas declarações memorizadas afim de usar neste momento. Avalie seus talentos, interesses, valores e experiências e procure expressá-los aos outros, enquanto trabalha em direção aos seus objetivos. Formule de 3 a 5 sentenças que expliquem quem você é, isso deve levar aprox. 30 segundos. Faça uma mais pessoal e outra mais profissional.

    • Transforme pontos fracos em pontos fortes. Por exemplo, ao ser questionado sobre a razão de ter passado tanto tempo desempregada, a pessoa pode responder explicando que, na verdade, não estava parada, pois executou diversas funções sem registro naquele período. Ou, ao ser mencionada alguma falta de formação ou conhecimento, a pessoa pode se antecipar, iniciando um curso que resolverá o problema, e indicar essa solução ao entrevistador, e que ele encontre fatos verídicos que possam ajudar.

    • Se for questionado sobre seus defeitos, nunca mencione nada comprometedor, como dificuldade para trabalhar em grupo, falar em público, cumprir prazos, ansiedade, mau humor, falta de concentração, etc. Ache algo que possa ser rapidamente convertido em um ponto forte, como falta de conhecimento ou aperfeiçoamento em algo que está buscando melhorar e volte a ressaltar suas qualidades, tomando cuidado para não parecer muito orgulhoso(a).

  • Advertisement
  • As dicas acima foram tiradas do Curso de Autossuficiência Profissional do SRE (Sistema de Recursos de Emprego)

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego

Dicas de como se preparar melhor para suas entrevistas de emprego.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr