7 benefícios de ter uma DESILUSÃO amorosa ao menos uma vez

Mesmo que a pessoa que você tanto ama tenha partido seu coração, o maior beneficiado ainda é você! LEIA para entender por quê.

2,802 views   |   24 shares
  • De cada situação difícil que nos acontece, por pior que pareça, podemos tirar grandes lições. Veja que lições importantes você poderá tirar de uma desilusão amorosa:

  • 1. Empatia

  • Depois de passar pela dor da perda, você será muito mais capaz de compreender aquela amiga ou amigo que sofre pelo mesmo motivo. Você se tornará, sem dúvida, uma pessoa melhor, compassiva e empática.

  • 2. Resistência à dor

  • Uma coisa é certa, a primeira dor de amor geralmente é a que mais dói. Se passar por uma segunda decepção, a tendência é que você não sofra tanto nem por tanto tempo. Por causa disso, você se tornará expert no quesito superação.

  • 3. Maior capacidade de farejar problemas

  • Depois de sermos abandonados, traídos ou feridos pela pessoa que amamos, tornamo-nos muito mais espertos e sensíveis a situações que apresentam riscos potenciais, que podem culminar nos mesmos problemas.

  • Vou dar um exemplo: suponhamos que o(a) ex que o(a) traiu tinha o hábito de atender o celular em um canto, longe de todos. Se você vir o mesmo hábito na pessoa com quem está atualmente, saberá que há algo errado e tenderá a não levar esse relacionamento adiante, porque já sabe no que pode resultar. Isso acaba sendo uma proteção para você.

  • 4. Muitas lições aprendidas

  • A tendência, em uma relação que acaba de forma litigiosa, é que ele e ela tentem, inicialmente, mostrar ao mundo que foram as vítimas na relação. Uma das partes pode ter realmente sido vítima de uma traição, de abusos físicos e morais, entre outros. E o outro está inclinado a isentar-se da culpa, tentando pintar o pior retrato possível do(a) companheiro(a).

  • O fato é que todos erram nos relacionamentos, uns mais que os outros. A mulher pode ter sido brigona, provocativa, ciumenta; o homem pode ter sido negligente, dissimulado, mulherengo. Enfim, independente dos erros cometidos por um e outro, o bom é que ambos têm a chance de fazer uma autoavaliação e identificar onde erraram, o que poderiam ter feito diferente, o que não devem repetir no próximo relacionamento. Se forem sábios, poderão ingressar em um novo relacionamento com muito mais foco, maturidade e serenidade, o que fará toda a diferença, pois os deixará mais capacitados para formar uma família.

  • Advertisement
  • 5. Uma sacudida necessária para acordar para a vida

  • Algumas pessoas perdem anos preciosos de suas vidas em relacionamentos que não estão indo a lugar algum. É comum alguns rapazes ficarem "cozinhando a moça em banho Maria" por anos, ou preocuparem-se tanto com diversão, que não investem em seu crescimento pessoal, não pensam no futuro. Levar o fora em uma relação estagnada é um favor que ele ou ela está lhe fazendo. Significa livrar-se de algo que o(a) está prendendo, ter a chance de sair da zona de conforto e progredir.

  • 6. Gratidão

  • Você deve estar se perguntando "Como assim? Gratidão por uma desilusão amorosa?" É isso mesmo! Se você foi profundamente ferido(a), com o tempo você conseguirá enxergar que foi uma bênção ter saído dessa relação. Você pode ter sido poupado(a) de coisas bem piores. Além do mais, graças ao rompimento, você tem diante de si outras oportunidades e pode dar um novo rumo à sua vida.

  • 7. Novas perspectivas

  • Quando estamos desgostosos em um relacionamento - o que geralmente acontece por não estarmos recebendo o tratamento, o amor e a atenção merecidos, e ele finda (coisa que, provavelmente, já havíamos pressentido que aconteceria); depois de superar a tristeza vemo-nos diante de novas perspectivas. Temos a chance de um recomeço, de fazer uma escolha muito melhor, agora com muito mais maturidade e discernimento. Isso renova nossa esperança de alcançar a tão sonhada felicidade ao lado de alguém que realmente nos merece.

  • Depois que a tempestade causada pelo rompimento de um namoro, noivado, ou até mesmo um casamento passar, aproveite bem a calmaria para extrair o máximo de lições que puder. Não importa qual dos dois tenha sido o maior culpado pelo término do relacionamento, o que importa é que você poderá se tornar uma pessoa muito melhor (ou ainda melhor) do que era enquanto estava naquela relação. Não caia na cilada do vitimismo! Segure essa oportunidade com as duas mãos e seja feliz.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

7 benefícios de ter uma DESILUSÃO amorosa ao menos uma vez

Mesmo que a pessoa que você tanto ama tenha partido seu coração, o maior beneficiado ainda é você! LEIA para entender por quê.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr