6 coisas a levar em conta na hora de aceitar um pedido de casamento

Dizer "sim" pode ser entusiasmo do momento e se transformar em arrependimento futuro. Veja como não transformar esse momento tão belo em frustração.

8,659 views   |   5 shares
  • Por ser mulher e ter um espaço limitado para publicação, vou tratar aqui de pedidos de casamento feitos apenas pelos homens. Portanto, este artigo tem como público-alvo a leitora que ainda não respondeu “sim” a seu namorado.

  • Muitas coisas passam por nossa cabeça quando estamos... Como posso dizer, na boca do gol. Seja porque o namoro já dura bastante, porque ele já vem dando sinais de que vai pedi-la em casamento ou vocês já vivem juntos e o passo seguinte mais natural é casarem-se.

  • Há mulheres que ficam tão exultantes com vestido, preparativos de cerimônia e festa, lista de presentes e destino de lua de mel, que se esquecem da pergunta mais importante que devem se fazer antes de qualquer coisa, se "querem mesmo se casar".

  • Muitas vezes, há que se considerar muito antes de dizer “sim”. E este artigo tem o intuito de tentar ajudar nesta hora. Contudo, gostaria de esclarecer que, antes de discorrer sobre isso, preciso dizer que o se o amor de vocês é imenso, não há o que pensar. O mesmo vale para quem tem dúvidas sobre esse sentimento. Se você acha que não ama seu namorado, espere e reflita bastante antes de se casar. Dito isto, sinto-me pronta para falar sobre o que colocar na balança antes de aceitar um pedido de casamento. Vamos lá:

  • 1. Questão financeira

  • Infelizmente, não dá para sobreviver somente de amor. Se seu namorado não é muito afeito ao trabalho, repense no pedido e converse com ele, pois pode recair sobre você o sustento da família.

  • 2. Convivência

  • Sabe aquela máxima de que quando nos casamos não nos casamos somente com a pessoa amada, mas também com a família dela? É a mais pura verdade, por mais que a gente corra dela, feito maratonistas. Então, se a família dele não se dá com você ou vice-versa, num primeiro momento isso não será problema, mas depois de um tempo, pode ter certeza de que a vida de vocês será afetada. Então, vocês têm duas opções: melhorar o relacionamento ou se afastar um do outro.

  • 3. Filhos com terceiros

  • Se o seu namorado já teve um relacionamento que resultou em filhos, você deve pensar muito, mas muito antes de aceitar seu pedido de casamento. Se necessário, conviva com os filhos dele por um bom tempo, até que eles a aceitem o máximo que puderem antes de tomar qualquer decisão. E nunca se esqueça de perguntar a eles o que acham disso. Lembre-se também que, apesar do relacionamento com a ex-mulher ter terminado, ela ainda se faz presente por meio dos filhos, então, você terá que conviver com isso também. Pese prós e contras, principalmente se você pensa em ter filhos com ele.

  • Advertisement
  • 4. Machismo exacerbado

  • Se seu namorado ainda não percebeu que estamos vivendo no século 21 e acredita que após o casamento você deverá deixar seu emprego para se responsabilizar pela administração do lar e pelo cuidado dos filhos, você deve decidir se acha isso correto ou não. Se tiver uma carreira que preza e um cargo que alcançou com trabalho árduo, não deve abandonar suas conquistas por amar seu namorado. Esse controle machista que ele pretende impor não é amor. Pense bem antes de aceitar seu pedido de casamento, pois você pode se frustrar futuramente.

  • 5. Ser pai

  • Você acha que seu namorado se encaixa no papel de pai? Se você deseja se casar para constituir família, precisa pensar nesse assunto. Se não tem certeza da resposta, tente fazê-lo conviver com crianças, como levá-lo a festinhas dos filhos de amigos, sobrinhos, ao parquinho do prédio. Veja como ele interage. Pergunte se ele gostaria de ter filhos.

  • 6. Sentido à vida

  • Ele ajuda sua vida a fazer mais sentido quando está ao seu lado? Seus dias são mais iluminados e, de certo modo, mais fáceis agora que está com ele do que antes? Se ele compreende seu jeito, o modo como pensa, consegue entendê-la e a ama como você é, sem tentar modificá-la, você é uma mulher de sorte. Se ele se sente livre para auxiliá-la quando percebe que seus pensamentos e atos estão errados ou irrefletidos e não deseja que você se machuque, você é uma mulher de sorte.

  • Esses são sinais de que ele quer estar com você e de que deseja vê-la sempre bem e feliz. Se as coisas não são bem assim, pergunte-se se ele traz algum sentido à sua vida antes de aceitar seu pedido de casamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

6 coisas a levar em conta na hora de aceitar um pedido de casamento

Dizer "sim" pode ser entusiasmo do momento e se transformar em arrependimento futuro. Veja como não transformar esse momento tão belo em frustração.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr