5 mentiras ridículas que levam você a crer que não o ama mais

Não acredite nestas mentiras! O seu casamento é mais importante.

Rachel D.C.

Muitos casamentos sofrem por grandes problemas como infidelidade, agressões, problemas financeiros e comportamentos abusivos. Mas em outros casos, o casal começa a cansar um do outro por motivos pequenos como as meias jogadas no chão, a toalha molhada em cima da cama, o quanto um fala ou a maneira que o outro mastiga.

De acordo com o psiquiatra nova-iorquino John Jacobs, o maior desafio num relacionamento é “descobrir como negociar e conviver com hábitos irritantes do seu parceiro de uma forma que não irá aliená-los, mas que irá mantê-los conectados.” Ele também diz que o motivo de muitos casamentos não serem de sucesso é pelas brigas por coisas pequenas e não coisas grandes. Essas pequenas coisas vão se acumulando com o tempo e os casais acabam esquecendo o amor inicial.

Todo casal tem suas diferenças. Cada um foi criado de um jeito, e cada um já entrou no casamento com opiniões formadas e costumes diferentes. As pessoas enxergam o mundo diferente por mais parecidas que elas sejam umas das outras. Temos temperamento e opiniões diferentes. A terapeuta familiar e criadora do SmartMarriages, Diane Sollee, diz que “nós pensamos, ‘Meu pai sabia como abaixar a tampa do vaso, por que você não? Ou ‘Meu pai nunca abaixava a tampa do vaso, então eu também não vou abaixar.'”

Esses pequenos hábitos podem parecer pequenos, mas com o passar do tempo, se o casal foca nesses hábitos eles o tornam enormes. Não são somente hábitos físicos que irritam, hábitos emocionais como quando o seu marido não olha para você enquanto conversam, ou quando um conta uma novidade e o outro ignora e muda de assunto. É exatamente como o terapeuta familiar, John Van Epp, disse ao site Psycology Today: “Você não mora com o seu parceiro na sua casa. Você mora com ele na sua cabeça.”

Então, a maneira que você pensa nele fará do seu casamento um casamento feliz ou insuportável. É acumulando essas pequenas irritações que você começa a ter pensamentos errados. Então, evite estes 5 pensamentos abaixo e lute pelo seu casamento.

Advertisement

1. Atração por outra pessoa

Você pode achar outra pessoa atraente e bonita, mas isso não significa que você deixou de amar o seu marido. Em algum momento você pode encontrar com alguém do seu passado e questionar porque não ficou com aquela pessoa. O seu coração pode até acelerar e isso pode acontecer algumas vezes na sua vida. Mas não é porque o seu coração acelera assim que você vê ou faz amizade com alguém que você deve mudar de parceiro. Imagina quantas vezes você iria mudar de parceiro na sua vida?

O que você deve fazer é evitar pensar e desejar outras pessoas. Esses pensamentos só irão fazer mal para o seu relacionamento. Tente focar no que você ama a respeito do seu cônjuge.

2. Ele não é bom o suficiente

Isso é um pouco contraditório. Por que quando vocês se casaram ele era bom para você e agora não é mais? Pense bem. Será que são aquelas coisas pequenas (que falamos na introdução) que estão afetando o seu casamento? Lembre-se também de não permitir que outras pessoas envenenem o seu relacionamento com ideias erradas.

O que você deve fazer é, de novo, mudar o seu modo de pensar a respeito do seu marido. Tente ver os pontos positivos e olhar o relacionamento num todo.

3. O amor não é mais o mesmo

Que bom que o amor não é mais o mesmo. O amor muda com os anos, ele progride. Talvez vocês estejam tendo problemas com os filhos, com a questão financeira ou outros e acabaram se esquecendo de nutrir o amor.

Advertisement

Tente analisar se o amor realmente acabou ou se os problemas estão sufocando e afetando o relacionamento mais do que devia.

4. Seus amigos solteiros lhe botam para cima

Seus amigos podem até lhe animar e lhe colocar para cima. A vida de solteiro pode parecer tentadora, mas seus amigos não convivem com você diariamente, várias horas por dia dentro da mesma casa. É claro que eles vão lhe motivar, afinal, eles só convivem com você por poucas horas no dia e não têm de lidar com o seu temperamento como o seu cônjuge.

Lembre-se da vida que vocês construíram juntos. Alguns momentos felizes como solteiro não serão melhores do que a jornada que vocês enfrentaram juntos.

5. Você e ele não se dão bem

É um pouco óbvio que com os anos alguns problemas a mais apareçam. Casamento é trabalho, vocês devem se esforçar e lutar pelo relacionamento. Como já foi falado, pequenas coisas matam um casamento, então, procure respeitar, esquecer e perdoar com muita frequência.

Se vocês ainda estão juntos é porque o amor (ou um pouquinho dele) ainda está ali. Tente resgatar esse amor, viva esse amor. Converse, voltem a ser amigos. Se os dois quiserem e se esforçarem o amor pode voltar e com mais força ainda.

Advertisement

Existem outras mentiras que podem estar perturbando a paz do seu casamento, essas são apenas alguns exemplos. Evite esses tipos de pensamentos e lute pelo seu relacionamento.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.