As 6 diferenças do casamento antes e depois dos filhos

Para quem pensa que depois de ter filhos a vida perde a graça.

Michele Coronetti

O casamento ainda é para a maioria das pessoas um evento importante e desejado, bem como a formação de uma família. Conceitos mudam, mas algumas tradições permanecem. Segundo pesquisa recente do IBGE, o número de casamentos no Brasil tem aumentado a cada ano, e não é diferente do resto do mundo.

A maior parte dos casais deseja ter filhos e constituir uma família. Eles estão cientes de todo o conforto que será perdido para que esse sonho se realize. E ainda compartilham suas experiências com outras pessoas, conversando, construindo blogs, divulgando em redes sociais. Um desafio enfrentado que traz muitas alegrias.

Um casal nunca mais será o mesmo depois da chegada da maternidade e paternidade. Não é só sua rotina que é alterada, mas suas habilidades e feições físicas também. Entre as diferenças estão:

1. Horários

Antes

Os horários eram relativos. Se há rotina semanal, aos finais de semana o tempo é o mestre. Não existe hora certa para os afazeres domésticos ou almoço de sábado. Nem hora para levantar. Os passeios podem se prolongar, afinal não há compromisso no dia seguinte. As refeições podem ser lanches ou os dois saem para comer fora.

Depois

Há horário para tudo. A rotina deve ser seguida todos os dias para que as crianças se sintam seguras. Os horários das refeições, banho, leitura, e outros devem ser seguidos à risca para que ao final do dia as crianças realmente durmam. Ficar na cama até mais tarde só com revezamento. As crianças precisam comer e gastar a energia que adquiriram se alimentando e alguém precisa cuidar delas. Os passeios noturnos ficarão de escanteio por um tempo por livre e espontânea vontade do casal, que normalmente chega ao final de semana muito cansado.

Advertisement

2. Decoração

Antes

A preocupação da casa arrumada, linda e decorada é grande. Objetos são cuidadosamente selecionados para a composição do ambiente. Armários baixos para guardar os produtos de limpeza são muito práticos.

Depois

A decoração linda e aconchegante dá lugar a algo mais prático. Armários passam a ser elevados para que o pequeno não seja prejudicado, objetos pontiagudos são dispensados, tomadas recebem um apetrecho de proteção, fios são suspensos, paredes podem ganhar uma nova pintura de giz de cera, brinquedos e livros infantis ganham (bastante) espaço.

3. Vida Social

Antes

Os amigos chamavam para sair e o casal não pensava duas vezes. Festas, almoços, viagens e outros eventos faziam parte da rotina.

Depois

Os amigos nem convidam mais, pois sabem que o casal não irá na festa que entra na madrugada. Quando um evento familiar é importante, o casal se esforça e veste seu filho de acordo para comparecer. Leva roupas a mais, é claro, e passa o tempo todo do evento cuidando dele.

4. Estilo

Antes

Roupas que combinam entre si, sapato e bolsa pequena, saltos e vestimentas na moda, celular moderno, carro sempre limpo e encerado.

Advertisement

Depois

Roupas mais simples, especialmente se o bebê está sendo amamentado, uma muda de roupa na bolsa para caso de emergência, juntamente com trocas para o bebê, fraldas, brinquedos, copos, e uma bolsa enorme para caber tudo isso e mais um pouco; sapatos baixos, de preferência confortáveis (tênis), celular não tão moderno, afinal será compartilhado com o filho e poderá cair no chão (várias vezes); carro com cadeirinha, com brinquedos, alimentos para uma emergência e adesivos de família.

5. Preocupações

Antes

Estudo, trabalho, relacionamento conjugal.

Depois

Dinheiro para pagar todos os gastos, crescimento saudável dos filhos, pediatra, estudo dos filhos, roupas para os filhos, compras no supermercado, desenvolvimento dos filhos, outras crianças que convivem com eles, se está sendo um bom exemplo para o filho, se está sendo um bom pai ou mãe.

6. Felicidade

Antes

Era plena, o casal convivia em harmonia e o amor era sentido no ar, sorrisos o tempo todo.

Depois

O casal descobre que não sabia o que era a verdadeira felicidade. Ela é muito maior com todas as dificuldades que os filhos trazem do que quando eram apenas os dois. Cada conquista do filho é motivo de maior alegria. A vida muda completamente e a felicidade passa a ser real.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.