6 pedras PODEROSAS que você tem para derrotar os Golias da vida

Há tantos “Golias” para combatermos: doenças, dificuldades financeiras, tentações, vícios, perseguição etc.; que somente pedras poderosas como estas serão capazes de vencê-los.

1,874 views   |   34 shares
  • Na época em que Saul era rei de Israel, ele reuniu suas tropas para batalhar contra os filisteus. Os filisteus tinham um aliado de peso, um gigante de quase três metros de altura chamado Golias. Não bastasse seu porte assustador, ele parecia imbatível, pois estava protegido da cabeça aos pés com capacete, couraça e caneleiras; e armado com uma lança cuja a ponta pesava mais de 7 quilos.

  • Golias desafiou os israelitas: "Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão". (1 Samuel 17:8,9)

  • Os israelitas ficaram apavorados, exceto um jovem mirrado e valente chamado Davi. Ele disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele". Saul replicou: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade". (1 Samuel 17:32,33) Mas Davi estava acostumado a lidar com feras no deserto enquanto protegia rebanhos de ovelhas. Já havia matado um leão e um urso. Além da coragem e de uma boa mira, ele tinha algo ainda mais poderoso: "O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". (1 Samuel 17:37) Ele tinha uma fé inabalável e o Senhor ao seu lado.

  • Para encurtar a história, Davi aceitou o desafio de Golias: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou." (1 Samuel 17:45) Então, muito irritado, Golias foi em sua direção. Davi retirou uma pedra de seu alforje "arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão." Ele correu em direção ao gigante caído, pegou a espada dele e cortou-lhe a cabeça. Os demais filisteus, incrédulos, fugiram da batalha.

  • Ainda que Davi tivesse derrotado um homem aparentemente invencível com uma pequena pedra atirada no lugar certeiro, certamente sua força e coragem vieram de outra "pedra": "Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina." (Atos 4:10,11)

  • Advertisement
  • Dessa forma, as "pedras" que temos para "atirar" nos tantos "Golias" com os quais temos que lutar todos os dias - doenças, dificuldades financeiras, tentações, vícios, pessoas que nos perseguem, entre outros - são:

  • 1. Fé em Jesus Cristo

  • Ele é a rocha, nosso Salvador e Redentor. Ele experimentou todo o tipo de sofrimento e sabe como nos socorrer. Ele sabe como você e eu nos sentimos nos piores momentos em nossa vida. E está disposto a aliviar nosso fardo, se o permitirmos.

  • 2. Oração

  • Sempre que você se sentir tentado, triste ou abalado por seus problemas, jamais se esqueça de orar. A oração fortalece a nossa fé, faz nossa esperança aumentar, assim como nossa coragem para enfrentar as tribulações.

  • 3. Mandamentos

  • Cumprir os mandamentos de Deus é a maior de todas as proteções que poderíamos ter. Não há como sairmos vencedores em uma batalha se não estivermos fortemente protegidos. "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (Efésios 6:13)

  • 4. Serviço

  • Não há melhor forma de aliviar nosso fardo do que ajudar nosso semelhante a levar o fardo dele. Além disso, o serviço abnegado gera uma "corrente do bem". O bem que fazemos hoje retornará para nós amanhã.

  • 5. Gratidão

  • Quando demonstramos gratidão a Deus pela vida que temos, apesar de todas as dificuldades, acabaremos nos tornando mais felizes e satisfeitos com o que temos. Isso fará aumentar a nossa força espiritual e a nossa capacidade de pensar em soluções para nossos problemas, em vez de perdermos nosso tempo com lamentações e murmúrios.

  • 6. Comprometimento com Deus

  • Não basta procurá-Lo quando as coisas apertarem. Nossa vida será muito melhor se nos mantivermos fiéis a Deus sempre, "na alegria e na tristeza"; caso contrário, não passaremos de meros interesseiros.

  • Jamais foi prometido aos fiéis que estariam livres de todos os "Golias" da vida. Mas que teriam a força necessária para enfrentá-los e vencê-los, caso se mantivessem fortemente alicerçados sobre a Rocha, que é o Salvador. "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e ela não caiu." (Mateus 7:24,25)

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

6 pedras PODEROSAS que você tem para derrotar os Golias da vida

Há tantos “Golias” para combatermos: doenças, dificuldades financeiras, tentações, vícios, perseguição etc.; que somente pedras poderosas como estas serão capazes de vencê-los.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr