Estes 5 hábitos estão sabotando seu relacionamento sem você perceber

Dar a devida atenção a quem você ama é uma das melhores formas de deixar claro que existe amor duradouro no relacionamento.

Caroline Canazart

A vida a dois é uma grande aventura. Tem os seus altos e baixos e algumas atitudes diárias podem colaborar para que o relacionamento vá para frente ou desande de vez. Algumas delas podem estar matando – sem que você se dê conta – a parte mais gostosa dessa relação que é a amizade, cumplicidade e, por fim, o amor.

1. Vocês não se telefonam ou mandam mensagens durante o dia

Com certeza as ligações aconteciam com frequência no início do namoro ou casamento. Que casal nunca se pegou naquele diálogo interminável de “desliga você, vai! Não, desliga você primeiro…”? Se hoje for difícil encontrar o contato do seu cônjuge nas ligações recentes do seu celular, ligue o alerta amarelo e, também, ligue para ele/ela, agora. Todos gostam de saber que o outro está realmente interessado ou preocupado com o que acontece no dia a dia. Não custa nada mandar uma mensagem ou fazer uma ligação na hora do intervalo do trabalho ou no final do dia.

2. Sentam-se longe um do outro frequentemente

A linguagem corporal é um sinal de que as coisas estão indo bem, ou não, entre o um casal. Normalmente, quando um indivíduo está interessado no outro a tendência é se aproximar da pessoa, olhar nos olhos e até tocá-la, nas mãos ou nos braços. Manter uma distância física no encontro entre amigos, no restaurante, na igreja ou até em casa pode demonstrar, mesmo que inconscientemente, que vocês já não se importam um com o outro e que essa distância – mesmo mínima – seja um demonstrativo de “liberdade”. Algumas pessoas podem achar bobeira, mas, andar de mãos dadas, abraçados e estar juntos reforça o amor e o interesse que um sente pelo outro.

3. Passam muito tempo no celular, sem conversar

Depois de um dia cansativo de trabalho, quando se encontram ou chegam em casa, cada um pega o seu celular para colocar todas as conversas em dia, mas, são as conversas dos grupos de amigos e familiares – não as do casal. Desse jeito o diálogo entre marido e mulher acaba ficando monossilábico – com “sim”, “não” e “aham” para todos os assuntos. Dar a atenção necessária para o seu cônjuge é uma forma de mostrar que você se importa com ele e com os acontecimentos corriqueiros da vida dele.

4. Dormem em horários diferentes, sem nem ao menos dizer “boa noite”

Depois da falta de assunto no final do dia, o casal vai dormir cada um num momento diferente. Sem um beijo, uma conversa sincera ou uma expectativa de que o outro dia será melhor e diferente. Se isso já virou rotina no seu casamento, mude agora.

Advertisement

5. Não sentem empatia um pelo outro

Colocar-se no lugar do outro é a forma mais fácil e rápida de resolver um problema. Mas quando isso não acontece o relacionamento fica à mercê de ironias, sarcasmos e brigas: ingredientes perfeitos para balançar um relacionamento e até fazê-lo naufragar. Mas, se esse não é o objetivo, mostrar-se realmente disposto a entender o sofrimento alheio é uma boa forma de começar a amenizar os problemas em casa.

As mudanças em um casamento podem até demorar, mas elas precisam começar para que todos se sintam satisfeitos. Não é justo nenhum dos cônjuges sentir-se diminuído ou mal-amado pela simples falta de atenção ou interesse do outro. Se o casal tem filhos, o problema pode ser ainda maior, pois as crianças têm os pais como exemplo. Sendo assim, eles poderão repetir em seus próprios relacionamentos tudo o que veem os pais fazendo.

Para uma conversa sincera entre cônjuges, a melhor forma é encontrar um dia em que os dois estejam calmos e abertos para o diálogo. Pontuar as coisas que incomodam e fazer metas para melhorar também pode trazer bons resultados. Mas, para isso, os ânimos precisam estar bem alinhados para que a tentativa de progredir no casamento não se torne numa grande briga ou coisa pior, como um rompimento ou divórcio.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.