Por que os animais de companhia nos fazem mais felizes?

O amor incondicional dos animais podem nos ensinar muito sobre a vida.

Fernanda Trida

Há algum tempo não entro em Pet Shops. Acredito que seja porque não tenho mais ninguém para quem comprar mimos, comida, roupinhas. Antes éramos 11 aqui em casa: meu marido, eu, meus dois filhos, dois gatos e três cães. Hoje somos só os humanos que habitam o mesmo lar pelo qual todos os meus filhos quadrúpedes já correram, deitaram e alegraram os dias.

Quando nossa última cachorra faleceu, há pouco mais de quatro meses, meu coração parou de bater. Foi um dos momentos mais difíceis para todos nós, em especial para minha filha mais velha, hoje com seis anos de idade.

A dor que ela demonstrou foi imensa. A falta que nossa linda bull terrier (meio vira-lata, tenho que admitir) nos faz é sentida a cada dia, assim como é a dos outros que se foram antes dela. Cheguei a jurar para mim mesma que não adotaria mais nenhum filho de quatro patas. Mas sou grata a todos eles, que nos ensinaram não só nas alegrias que dividimos, mas também no sofrimento das doenças, da velhice e da morte.

Acredito que os animais de companhia – cães, gatos, iguanas, hamsters ou qualquer outro – são da maior importância no desenvolvimento emocional do ser humano, principalmente se ele ainda estiver na infância. Fui abençoada com esse conhecimento porque vi meus filhos e seu carinho e cuidado para com todos os que já viveram conosco.

Esse contato teve influência extremamente positiva no relacionamento deles conosco, com outras pessoas e com outros animais. Posso dizer que, sem sombra de dúvida, éramos mais felizes quando tínhamos alguém nos esperando ansiosamente quando voltávamos de um passeio, da escola…

Advertisement

Por isso, estimulo o envolvimento das pessoas com os bichos, mas sempre lembro que eles têm sentimentos, necessidades e merecem ser tratados com muito respeito. E não é isso, afinal, que queremos ensinar a nossos filhos? Olha só que ótima oportunidade!

Por isso, se seus filhos vêm, como toda criança, lhe pedindo para adotar um animal de estimação, saiba que este só terá coisas boas a agregar à família, como, por exemplo:

  1. O animal estimula o desenvolvimento das habilidades motoras, da autoconfiança da criança;

  2. O animal se torna um ponto de convergência para a família, que estará mais unida em torno dos cuidados para com ele, como passeios, banhos e alimentação;

  3. O amor incondicional do animal é um instrumento poderoso para o desenvolvimento emocional da criança;

    Advertisement
  4. O animal faz com que a criança, em vez de ser unicamente receptora de cuidados e afeto, seja doadora destes e esse aprendizado é magnífico;

  5. O animal facilita o contato social e, num momento em que todos estamos mais virtuais que reais, isso é muito importante.

Coloquei aqui somente alguns dos muitos benefícios de se ter um animalzinho em casa, principalmente para as crianças. Mas é muito importante que as famílias que se dispõem a adotar um bicho saibam quanto tempo ele vai viver, quais os cuidados que precisam ser tomados para que ele não adoeça e que ele precisa de muito amor e um espaço digno para viver.

Caso a sua família não tenha condições financeiras ou mesmo de espaço físico para ter um animal, há muitas ONGs que precisam de ajuda voluntária no país. Levar seus filhos para conhecê-las e auxiliá-las também é uma grande lição de vida para eles e para você.

Inclusive há estudos que falam sobre os benefícios da convivência entre crianças e animais. Espero que gostem!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.