Levando a vida com entusiasmo

VEJA 4 formas de ter mais entusiasmo e humor na vida. Tudo o que se faz é melhor que seja feito com entusiasmo, pois assim a tarefa se torna mais fácil, agradável e desejosa de ser realizada.

Beth Proenca Bonilha

Tudo o que se faz é melhor que seja feito com entusiasmo, pois assim a tarefa se torna mais fácil, agradável e desejosa de ser realizada.

Segundo o dicionário a palavra “Entusiasmo” vem do grego (em+theos – literalmente “Em Deus”, originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina). Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande arrebatamento, alegria. Pessoa cheia de otimismo que está disposta a enfrentar todos os desafios sem reclamar.

Exemplo de pessoas entusiastas

Se algumas pessoas que tiveram sucesso na vida fossem pessoas sem entusiasmo provavelmente seus nomes não estariam marcados na história. Ao exemplo de:

  • Henry Ford, o primeiro empresário a aplicar a montagem em série aumentado a produção e dando emprego a muitas pessoas.

  • Steve Jobs, cofundador da Aplle Inc., que revolucionou a indústria com computadores pessoais dando ao mundo uma nova era na comunicação eletrônica.

    Advertisement
  • Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz (1964), e seu entusiasmo como ativista político; lutou por seus direitos e o direito de milhões de pessoas, mesmo em meio à perseguição e prisões deixou seu legado incentivando o mundo contra a desigualdade racial e com sua mensagem de não violência.

Entre tantos outros que não desanimaram, mas viveram por aquilo que acreditavam, gostavam do que faziam e por isso tiveram iniciativa perante as oportunidades que se apresentaram em suas vidas.

Como agir com entusiasmo?

Para ter entusiasmo nas tarefas e responsabilidades diárias é preciso observar alguns fatores que podem favorecer ou não o entusiasmo de uma pessoa.

1. Faça o que gosta

É um fator importante para sentir-se entusiasmado com os afazeres do dia a dia. Porém, será quase impossível fazer somente o que se gosta na vida, portanto, quando a tarefa não for a melhor do mundo procure gostar do que faz, descubra razões para gostar do que faz.

2. Seja um eterno buscador

O tempo todo se tem que buscar algo novo que seja significativo, que represente um desafio e motive o desejo de buscar conhecimento, experiências e conquistas. Nunca pare de buscar coisas novas.

Advertisement

3. Acredite

A fé é um elemento latente na pessoa entusiasta por alguma coisa, pois acredita, antes de ver, naquilo que se propôs a doar seu tempo e talento. Ter entusiasmo requer fé em si próprio e nas outras pessoas para que sejam motivadas e realizem sua parte no projeto.

4. Tenha iniciativa

Não adianta ficar em casa de braços cruzados olhando para o teto e se imaginando a realizar algo relevante na vida. É preciso manter os pés em movimento, os olhos alertas nas oportunidades e as mãos prontas para agarrar quando esta se apresentar. O famoso pintor, escultor e desenhista espanhol Pablo Picasso, compartilhou seu pensamento sobre oportunidade ao dizer: “Toda vez que a sorte bateu em minha porta, eu estava trabalhando em meu ateliê”.

Como diria Winston Churchill, “Ter sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo”. Por isso buscar uma boa razão para fazer o que tem que ser feito é uma questão de escolha e será ela que determinará o sucesso e não a sorte ou a falta dela.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu