10 coisas essenciais que toda mãe deve ter na bolsa

Com um caminhão de coisas para carregar, a bolsa, depois da maternidade, ficará cada dia maior.

Caroline Canazart

Meus filhos pequenos certamente têm a sensação de que a minha bolsa tem tudo o que eles precisam. Não é incomum estarmos em algum lugar – longe de casa – e eles correrem até mim e pedirem algo. Mesmo que eu diga que não tenho eles falam “olha dentro da sua bolsa para ver se não está lá dentro”.

Depois que uma mulher se torna mãe, a sua bolsa mais se parece com uma mudança ambulante, principalmente, no primeiro ano do bebê. Tem de tudo. Pode competir de igual para igual com a bolsa mágica da Mary Poppins. No filme, de 1964, a babá inglesa podia tirar tudo o que menos se esperava de dentro dela – abajur, espelho, roupas… Atualmente, uma mãe com um bebê ou com crianças pequenas também. Algumas coisas são muito necessárias e, se por acaso forem esquecidas, a dor de cabeça será grande.

1. Fralda

Para quem tem bebê é algo totalmente essencial. Nunca se sabe a hora que ele vai resolver sujá-las. Mesmo que a saidinha seja rápida, tenha uma por perto.

2. Lenço umedecido

É o amigo inseparável da fralda. Um não vive sem o outro. Além de limpar o bumbum das crianças é um ótimo recurso para mãos e rostos sujos, ou qualquer outra coisa que uma criança possa sujar. Não os subestime.

3. Brinquedo

Um brinquedinho predileto sempre é uma boa opção. Em alguns momentos as crianças podem se sentir ansiosas ou até cansadas por estarem fora de casa. Uma distração que elas gostem pode dar mais uma meia hora de conversa boa sua com os seus amigos.

Advertisement

4. Álcool em gel

É importante para desinfetar as mãos se você estiver em algum local que não tenha água e sabão. Também pode ser útil para passar na mesa de um restaurante ou no brinquedo que caiu no chão.

5. Band-aid

Já vi mães com pequenos kits de primeiros socorros na bolsa. Eu me contento com Band-aid e uma pomada para picadas de insetos. Claro, se seu filho estiver doente é prudente estar com os remédios prescritos pelo médico ou um antitérmico. Um termômetro também é muito bem-vindo.

6. Documentos

É sempre importante estar com os seus próprios documentos de identificação e dos seus filhos. Hoje você pode fazer no cartório em que seu filho foi registrado uma Certidão de Nascimento que tem o tamanho de uma Carteira de Identidade. Falando nisso, não existe idade mínima para fazer o RG, então qualquer criança pode ter.

7. Lanchinho

Para a mãe que amamenta exclusivamente o bebê até os seis meses, tem um tempo bom para não se preocupar com isso. Mas depois disso, é papinha doce, papinha salgada, mamadeira… Quando a criança já passou dessa idade o lanchinho ainda continua presente já que as crianças não conseguem e nem podem ficar um longo período sem comer e beber algo.

8. Roupa reserva

Os acidentes acontecem e sempre é bom ter uma segunda e até terceira muda de roupa em mãos. Dependendo da idade da criança uma blusa reserva para a mãe também é muita bem-vinda.

Advertisement

9. Papel e lápis de cor

Essa é uma distração que serve para todas as idades.

10. Bolsa plástica para descartar as fraldas

Se você estiver em algum lugar que não tem local apropriado para descartar uma fralda suja o jeito é colocá-la numa sacola plástica até achar uma lixeira. Hoje em dia já tem sacolinhas perfumadas que são para esse objetivo.

Se um desses itens faltarem na sua bolsa em uma emergência, não se preocupe. É só encontrar uma outra mãe que ele terá algo reserva para ajudar.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.