10 lugares de tirar o fôlego para conhecer no Brasil

Esses lugares são INCRÍVEIS! Parecem o paraíso na terra. Conheça um pouco sobre cada um deles e deslumbre-se com as imagens.

Erika Strassburger

Antes de planejar seu próximo passeio ou férias em família – ou com a pessoa amada – conheça um pouco a respeito destes 10 destinos incríveis:

1. Praia do Campeche – Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina é internacionalmente conhecido por suas praias exuberantes. A praia do Campeche fica na Ilha de Florianópolis e tem 3,5 quilômetros de extensão. A 1,5 quilômetros da praia, fica uma pequena ilha paradisíaca com ar caribenho, a Ilha do Campeche. Uma excelente pedida para quem quer relaxar em meio ao melhor que a natureza tem a oferecer.

2. Morro dos Conventos – Santa Catarina

Ao extremo sul de Santa Catarina, no município de Araranguá, encontra-se uma formação rochosa de cerca de 80 metros de altura, cercada por dunas, restinga, pelo rio Araranguá e o mar. O mirante proporciona uma visão singular, principalmente do encontro do rio com o mar. O balneário é local ideal tanto para quem ama a tranquilidade quanto para os adeptos de esportes radicais, como voo livre, rapel, escalada, windsurf, entre outros.

3. Porto de Galinhas – Pernambuco

Já pensou como seria mergulhar em piscinas naturais de águas cristalinas, formadas por corais que abrigam uma considerável variedade de plantas e animais? Na praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, você poderá ter isso e muitíssimo mais. Aí está um lugar onde a natureza realmente foi generosa. Além de mergulhar, você poderá passear de bugue, andar de jangada, fazer trilha, surfar ou apenas relaxar contemplando a natureza.

4. Fernando de Noronha – Pernambuco

Devido à sua riqueza ambiental, o arquipélago recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Requer, portanto, um turismo consciente – assim como qualquer outro lugar.

Advertisement

A imagem acima é da Baía dos Porcos, um cenário deslumbrante formado por rochas vulcânicas, areias brancas e mar pincelado com tons de verde. Além deste, há centenas de outros cenários de tirar o fôlego espalhados pela ilha principal e as menores. Entre as atrações do local estão o mergulho, passeios de barco, observação de golfinhos, trilhas, passeios de bugue e muito mais.

5. Lençóis Maranhenses – Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa mais de 150 mil hectares, é formado por dunas de areias brancas, esculpidas pela força do vento, entre as quais estão lagoas de águas límpidas com nuances que variam entre o verde e o azul, que se formaram pelo acúmulo de água da chuva.

A melhor época do ano para visitar o local é no período chuvoso que acontece no primeiro semestre. Depois disso vem a estiagem, e muitas lagoas desaparecem, exceto as permanentes, como a Lagoa Azul, a do Peixe e a da Esperança, cujos níveis de água ficam bem baixos.

6. Chapada Diamantina – Bahia

É uma região de serras que engloba 24 municípios. Contém dezenas de grutas e cavernas espetaculares, com formações de estalactites, estalagmites e espeleotema; onde encontram-se painéis arqueológicos e outros vestígios da presença de povos pré-colombianos. Pelo seu enorme valor histórico, é imprescindível a sua preservação.

Essa região é bastante conhecida também por suas cachoeiras e famosas grutas inundadas por águas cristalinas. A imagem abaixo é da Gruta Poço Encantado. Quando os raios de sol adentram a gruta e penetram a água, podemos ver esse espetáculo. É possível enxergar as pedras que estão a 50 metros de profundidade.

Advertisement

7. Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

A serra gaúcha é um pedaço da Europa no Brasil. Para quem adoraria experimentar temperaturas negativas e, com muita sorte, assistir à precipitação de neve, este é o destino perfeito. O clima é bastante convidativo para apreciar a gastronomia típica alemã e italiana, com seus cafés coloniais e galeterias. As chocolatarias, churrascarias e malharias também são referências na região.

As cidades que mais recebem turistas são Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. Mas há outras, como São Francisco de Paula e Cambará do Sul que não deixam nada a desejar. Cambará é uma das cidades mais frias do Brasil.

Quem visita a região pode contemplar suas cachoeiras, lagoas, cânions, montes e vinhedos, entre outros pontos turísticos.

8. Chapada dos Veadeiros – Goiás

Situada no nordeste do estado de Goiás, é um dos principais destinos turísticos do estado. É muito procurado por quem ama manter contato com a natureza. O cerrado possui paisagens naturais estonteantes compostas de paredões rochosos e inúmeras cachoeiras.

Além dos banhos de cachoeira, entre as principais atividades estão as trilhas, rapel, meditação e yoga.

Advertisement

9. Jericoacoara – Ceará

Até 1985 a praia de Jericoacoara era isolada do mundo, sendo frequentada apenas por pescadores. Foi, então, descoberta pelo turismo e acabou, em 1994, entrando para o ranking das dez praias mais bonitas do mundo. Em 2004, foi eleita pelo Huffington Post a quarta melhor praia do mundo.

Apesar de ser a meca do Windsurf e do kitsurf, é o lugar ideal para quem quer se manter longe do barulho das grandes cidades, contemplando a perfeição da natureza.

10. Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro

Um paraíso para quem ama se aventurar em trilhas (o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil) e escaladas. Possui rios de águas límpidas, piscinas naturais, cachoeiras, monumentos geológicos, e milhares de espécies entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios, e em torno de 130 animais em extinção.

Esses lugares são, sem dúvida, de tirar o fôlego. Quais deles você gostaria de conhecer?

Leia: 15 lugares ESPETACULARES no mundo para uma viagem a dois

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.