Dia dos Pais – Por que comemorar?

Se você também acha que "Dia dos Pais é todo dia" vale ler este artigo e se inspirar para as comemorações.

Suely Buriasco

Algumas datas festivas, como o Dia dos Pais, sempre geram algum tipo de polêmica e frases populares do tipo “dia dos pais é todo dia” são muito vistas e ouvidas. Particularmente, eu gosto muito de datas assim e acredito na importância de serem comemoradas. Não acho que ter um dia especial para os pais tira o mérito deles em todos os dias das nossas vidas, assim como comemorar o aniversário um dia do ano não nos impede de festejar a vida em todos os outros dias.

Segundo essa matéria a origem do Dia dos Pais representa o carinho de uma filha americana chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, que criou sozinho seus filhos depois que a esposa morreu no parto. No Brasil a data passou a ser comemorada a partir de 1953. Inicialmente a ideia foi associar à data comemorativa de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus, mas acabou sendo deslocada para o segundo domingo de agosto.

A importância da figura paterna é inquestionável, muitos estudos apontam que a sua ausência é prejudicial para o desenvolvimento da personalidade da criança. Quando falamos em figura paterna não nos referimos unicamente ao pai biológico, pois existem muitos homens que desempenham esse papel, mesmo sem gerar o filho. Avós, tios, padrinhos, padrastos, enfim, pessoas que na ausência ou não do pai biológico são exemplos marcantes da presença masculina na vida de crianças e adultos. Homens cujas atitudes paternais representam um modelo a ser seguido.

Só isso já seria motivo para comemorar, mas pensemos em mais algumas razões:

1. Reconhecimento

Comemorar a data é uma forma de valorizar a presença da figura paterna em nossas vidas. É um reconhecimento pela contribuição efetiva que seus exemplos representam. Valorizar o pai também é uma forma de ensinar aos próprios filhos valores familiares de grande importância.

Advertisement

2. Estreitar vínculos

A preocupação da criança em elaborar formas para exaltar o pai promove uma união genuína que fortalece e enriquece o relacionamento. Mesmo entre adultos a comemoração pode ser uma forma de unir pais e filhos, principalmente quando esse relacionamento não foi positivo no passado.

3. Gratidão

Mesmo convivendo intimamente com o pai, comemorar a data de forma especial é uma demonstração do quanto se é grato por sua presença. Mas a gratidão tem um sentido muito amplo e independe do tipo de relacionamento que exista entre pais e filhos. Por isso, esse sentimento deve estar sempre presente no coração dos filhos, mesmo quando os pais tenham falhado em suas missões. Afinal, a própria vida já não é um bem que justifique agradecimento?

4. Demonstrar amor

Um dia festivo é um momento muito propício para demonstrar e viver o sentimento que liga o filho ao pai ou a quem representa essa imagem. Demonstrações carinhosas para o pai são sempre bem-vindas, todavia terão caráter especial se representarem a dedicação e o amor de uma vida toda.

Por isso, você que é filho, não se acanhe e comemore a data com grande alegria. Nesse site você encontra algumas mensagens que podem inspirar suas homenagens.

E para você que é pai: Feliz Dia dos Pais!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.