5 ensinamentos da sua mãe para o lar e profissão

Você tem muito mais a aprender do que sua mãe lhe ensina!

952 views   |   3 shares
  • Os ensinamentos de uma mãe vão muito além de preceitos corriqueiros como segurar um garfo à mesa. Suas atitudes, histórias e ideais ensinam e guiam os filhos em seu viver. E, conforme crescem, vão repetindo as ações que viram de sua mãe.

  • Listando alguns destes princípios, podemos destacar:

  • 1. Realizar, nem que seja para fazer história

  • É difícil imaginar meus pais fazendo algumas loucuras no início da vida a dois. Mas eles fizeram. E ainda tiraram fotos para mostrar à posteridade. Não sei se teria a mesma coragem que eles tiveram, de enfrentar estradas com carros antigos e precários, descer trilhas desconhecidas, arriscar suas vidas, mesmo não havendo um pote de ouro ao final da viagem. Estas pequenas insanidades contadas a nós quando ainda éramos crianças, nos causava uma sensação muito boa, de conquista e realização, e o desejo de um dia fazer algo inusitado também. Nem que seja apenas para contar aos descendentes.

  • 2. Bilhetes de agradecimento

  • As mães podem fazer disso um hábito, escrevendo bilhetes simples ou caprichados, não somente em datas especiais, mas em qualquer ocasião, até quando não houver situação específica, apenas para que a pessoa que recebe o bilhete se sinta importante e amada. Na área profissional esse hábito se reflete, mesmo que a pessoa não exerça uma função de supervisor, pois há muitas pessoas no ambiente de trabalho que necessitam demonstrações de gratidão. O bilhete de reconhecimento eleva os colegas e cria um ambiente amigável e proveitoso.

  • 3. Cumprimentar todas as pessoas

  • Este hábito tem sido deixado de lado conforme as gerações passam. Muitos culpam a timidez, mas na verdade aquela pessoa que cumprimenta a todos sempre tem mais vantagens. Sem se importar com a função da outra pessoa, um bom dia sorridente faz a diferença e abre portas, seja no lar, na escola, na rua ou no trabalho. Pessoas de bem com a vida que espalham positividade são as melhores. Isso inclui estranhos, pessoas fora do convívio. Deixar a timidez de lado e iniciar uma conversa amigável é um bom conselho de mãe em todos os setores.

  • 4. Ser simpático

  • Eu realmente fico refletindo como minha mãe conseguia ser simpática com as pessoas em meio um temporal de problemas com os filhos pequenos. Parecia que estava em outro mundo, alheio ao caos de preocupação e dificuldades. Mas este é um ótimo conselho, afinal separar as situações faz bem para todos. A pessoa que está sendo abordada por algum motivo, um vendedor, um amigo ou um parente nada tem a ver com a situação estressante pela qual a família enfrenta. E isso ensina que, mesmo ao caos profissional, é necessário separar muito bem as situações. Permanecer sereno e resolver um problema por vez realmente ajuda a manter o equilíbrio.

  • Advertisement
  • 5. Se não agrada, mude para melhor

  • É muito fácil acomodar e deixar como está, simplesmente se afastando. Mas minha mãe sempre ensinou, através de suas histórias de conquistas e pelo seu exemplo diário, que se não está bom do jeito que está, uma mudança pode ser feita, e ela iniciaria o processo. Ela contou para nós como começou a lecionar em uma comunidade no interior do interior, onde nem escola havia direito, e as vitórias que ela adquiriu conversando com assessores do prefeito da pequena cidade onde residia. Os recursos eram escassos, mas ela encontrou meios de adquirir doações dos moradores próximos. Ela transformou aquela classe de primeiro ano. E era apenas uma estagiária. Da mesma forma é possível aperfeiçoar o que não está ao agrado em casa, na comunidade e no trabalho. Alguém precisa iniciar, e depois todos ajudam. Melhor que comece por mim.

  • Mães sempre ensinam e filhos atentos levam estas lições para sua vida em seu coração, passando os mesmos ensinamentos a seus filhos, transformando a sociedade com pessoas melhores.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

5 ensinamentos da sua mãe para o lar e profissão

Você tem muito mais a aprender do que sua mãe lhe ensina!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr