Como descobrir se seu filho está usando drogas?

Veja aqui como fazer para confirmar suas suspeitas.

2,516 views   |   14 shares
  • Quase todo mundo sabe que as drogas têm esse nome por serem algo ruim, que pode levar quem as usa por um caminho rumo ao inferno, de onde, dificilmente, retornam. Muitas são as substâncias que causam dependência: álcool, cigarro, cocaína, metanfetamina, maconha, e assim por diante. E muitas são as famílias que sofrem por causa desse problema.

  • Mas, antes de entrar neste mundo, o doente (sim, o viciado é uma pessoa doente e não um "sem vergonha") deu muitos sinais de que havia algo em sua vida que ele não podia suportar. Afinal, as drogas são um refúgio para uma mente perturbada, seja por abusos em casa, seja por falta de perspectiva na vida. E depois que o vício se instala, a luta contra ele se torna imensa e, não raro, infértil.

  • Este artigo não vai falar de como são as drogas, o que fazem no cérebro do usuário, o que poderia ter sido feito ou o que deverá ser feito para combater o processo. Por mais amorosa que seja a família, por mais conversas e esclarecimentos, não há como saber se seu filho, marido ou esposa vai um dia fazer uso abusivo de alguma droga.

  • Mas, há sinais que podem nos ajudar a enxergar o vício logo que ele se instala e ajudar você, leitor, a tomar as atitudes que julgar mais corretas para ajudar a quem ama num momento tão difícil de sua vida. Lembre-se que antes de julgar, você precisa entender as causas que levaram essa pessoa a trilhar este caminho. Ouvir é muito importante.

    1. As drogas causam dependência química: o usuário sabe que fazem mal, mas não consegue deixar de usá-las, não pelos efeitos que julga serem "gostosos", mas porque há compostos químicos em todas elas que se ligam a terminações nervosas e provocam dependência.

    2. As drogas também causam dependência psicológica, porque sob seu efeito a pessoa passa a ter uma percepção diferente da realidade que as faz acreditar que as auxiliem a solucionar seus problemas, frustrações e dificuldades, ou seja, elas usam pela sensação "positiva" que provocam.

    3. A dependência de drogas é uma doença que depende de predisposições físicas (o alcoolismo é considerado hereditário pela classe científica) e emocionais.

    4. O abuso de drogas é progressivo: começa com experimentação e se torna cada vez mais intenso e deletério.

    5. As drogas causam doenças físicas, como no caso do tabagismo, câncer de pulmões, ou no caso das metanfetaminas, perda de tecido cerebral.

    6. Estas substâncias provocam modificações no humor e na constituição física do usuário, que podem ser observados ainda no início do abuso, se a família se mantiver atenta - Dentre eles, destacam-se agressividade, distúrbios alimentares, emagrecimento, perda de massa muscular e lesões de pele, como espinhas e celulites (inflamação celular).

    7. Observar sintomas clássicos de crise de abstinência é algo que pode ajudar bastante a confirmar suspeitas. São eles: ansiedade, agressividade, tremores, sudorese, obsessão, apatia, dentre outros menos comuns.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Como descobrir se seu filho está usando drogas?

Veja aqui como fazer para confirmar suas suspeitas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr