5 coisas que os homens devem fazer se quiserem ter filhos um dia

A paternidade pode ser uma experiência maravilhosa para os homens, assim como a maternidade é para as mulheres. Pena que muitos homens sejam um pouco indiferentes quanto a isso.

Luiz Higino Polito

Tornar-se pai pela primeira vez é uma experiência inesquecível. Tomar nos nossos braços aquele pequenino ser, aparentemente tão indefeso, é uma emoção capaz de derreter o coração do mais duro dos homens. Quase que instantaneamente, cria-se uma forte ligação entre o bebê e o homem, agora, um pai!

Ajudando o filho a nascer bem formado

O que muitos pais não sabem é que, da mesma forma que a mãe pode influenciar muito na formação do seu filho, seja antes dele nascer (seja antes ou durante a gravidez), o pai também pode aumentar ou diminuir as chances do bebê nascer bem formado.

Se a mãe, por exemplo, é uma viciada em drogas ilícitas, isso refletirá de alguma forma, negativamente, na formação do bebê. Bebida alcoólica e mesmo muitos remédios podem ser prejudiciais: é só ler a bula dos remédios, e a maioria deles consta que “não é recomendável durante a gestação”.

Se algum casal está planejando ter um filho, seria bom pensarem bem nisso, sendo cuidadosos com certas coisas que a ciência já comprovou que não são boas para a saúde; muito mais ainda para quem pretende trazer um filho ao mundo.

6 coisas que os homens podem fazer ou devem evitar, antes de se tornarem pais

Exercitar-se regularmente e dormir bem

Fazer exercícios regularmente, principalmente se seu trabalho for muito sedentário, é uma boa dica para que você seja saudável. E o sono tranquilo e regular é um santo remédio para evitar o estresse e também para quem quer engravidar.

Advertisement

Evitar as drogas viciantes

Sejam elas drogas lícitas ou ilícitas é uma coisa fundamental. Das drogas lícitas, o cigarro é a mais comum. O cigarro tem tantas toxinas prejudiciais que deveriam ser evitados sempre – principalmente para quem está em vias de se tornar pai ou mãe.

Alimentar-se corretamente e usar complementos vitamínicos

A boa alimentação é um dos grandes fatores para se ter boa saúde. Caso a alimentação que você pode consumir não seja a ideal, reforce-a com um complemento vitamínico, principalmente com ácido fólico. Abuse das frutas e legumes.

Visitar o médico

É uma coisa que particularmente os homens odeiam, mas isso é necessário, periodicamente, principalmente quando se pretende ter um filho, para ver como anda a saúde geral e também para se fazer exames específicos.

Evitar a cafeína

Um estudo em Boston mostrou que homens que consomem mais de 265 miligramas de cafeína por dia, têm sua fertilidade diminuída. Evite o café tanto quanto possível.

Evite o estresse

O máximo que puder. Neste mundo louco que vivemos, não é fácil nos mantermos calmos e relaxados, porém podemos nos esforçar e não permitir que outras pessoas ou situações adversas nos deixem nervosos por coisas pequenas e mesquinhas. Quanto mais saúde emocional tivermos, melhor será também o que será transmitido ao bebê.

Advertisement

Os homens devem se conscientizar que a sua “semente” precisa ser uma semente sadia e forte, porque assim como na lavoura as plantas e as árvores dependem muito da qualidade da semente, o resultado de uma gravidez depende não só da saúde da mãe, mas também da qualidade da semente do pai.

Vemos quão valioso são os touros reprodutores, e quanto mais vigorosos forem, mais caras são suas “sementes”. Os pecuaristas sabem o valor que tem a semente de um bom reprodutor. Quanto mais, então, não deve ser o cuidado com a saúde e a força, que o homem deve ter, se pretende se tornar pai!

A paternidade pode ser uma experiência maravilhosa, quando precedida de muita conscientização e esforço para que ambos – mãe e pai – sejam o mais saudáveis que puderem ser, evitando tudo o que possa prejudicar o futuro filho, desde muito antes da sua concepção.

“Sacrifício” que vale a pena

Para muitos homens, talvez seja sacrifício ficarem sem café, cigarro ou bebidas alcoólicas, mesmo que seja por um determinado período, quando pretendem ter um filho. Se pensarem bem, porém, verão que um pequeno sacrifício antes, é bem melhor do que longos anos de arrependimento, depois do bebê ter nascido, se acontecer a infelicidade de o bebê nascer com algum problema resultante dessas substâncias prejudiciais à saúde.

Pais e mães conscientes podem, antes e depois da concepção, colaborarem muito para que os seus bebês tenham muito mais chances de nascerem saudáveis. Logicamente, mesmo tomando-se todos os cuidados, pode-se ter filhos com problemas, devido a vários outros fatores, porém, se fizermos a nossa parte, ficaremos tranquilos e com a consciência em paz.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!