Torcicolo: O que fazer quando ele aparece

Aquela dor no pescoço que impede os movimentos mais simples do dia a dia precisa de alguns cuidados simples para desaparecer.

Renata Finholdt

Quando a gente menos espera sente aquela dorzinha incômoda no pescoço, que vai aumentando aos poucos e quando vê, logo se instala: o torcicolo.

Além de dolorido é algo que atrapalha muito os movimentos comuns do dia a dia. Dirigir, atravessar uma rua, cozinhar e uma simples conversa entre amigos se torna algo muito difícil.

O torcicolo acontece quando a coluna vertebral, em especial a coluna cervical, sofre algum mal jeito, seja durante o sono ou até mesmo no decorrer do dia. Outros problemas mais graves também acometem o pescoço e geram o torcicolo. Por esse motivo, buscar ajuda médica – clínico geral ou ortopedista – é fundamental para análise do quadro.

Você pode aliviar os sintomas de um torcicolo com algumas soluções simples:

1. Massagens

Uma massagem pode ajudar bastante com o relaxamento do músculo afetado. Você mesma pode fazer comprimindo suavemente o local ou contar com a ajuda de alguém. Nestes casos, um creme hidratante antes da massagem ajuda para que a mão deslize mais suavemente e a pele não fique machucada devido a fricção local.

Advertisement

2. Compressas de água quente

Um pano aquecido no ferro quente, ou até mesmo uma bolsa de água quente no local ajudam a aliviar os sintomas do torcicolo. Uma compressa por quinze a vinte minutos algumas vezes ao dia pode ser uma grande aliada.

3. Alongamento

Um leve alongamento é eficiente para aliviar a tensão muscular de um torcicolo, mas é preciso cautela, forçar demais o alongamento pode piorar a contusão e agravar o problema.

4. Medicação

Só após uma avaliação médica é que é indicado o uso de medicamentos para o tratamento do torcicolo ou contração muscular. Normalmente, o uso de relaxantes musculares é o mais utilizado para estes casos.

5. Fisioterapia

Quando a contração muscular é muito forte o especialista normalmente indica sessões de fisioterapia que irão ajudar a trazer o relaxamento necessário à musculatura. Normalmente são indicadas dez sessões para garantir o término do tratamento.

Os cuidados com a postura durante o trabalho, com o travesseiro ao dormir e também com a estrutura do colchão são importantes para garantir que o torcicolo não aconteça novamente.

Advertisement

Se o torcicolo se repetir com muita frequência, vale a pena observar os itens acima, além de buscar, com auxílio de um profissional, o fortalecimento dos músculos daquela região.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.