Pimenta faz bem ou mal para a saúde?

As conclusões deste artigo podem surpreender você. Ao contrário do que muita gente pensa, pimenta é um excelente alimento para o cérebro, e traz outros benefícios para a saúde. Veja por quê.

Luiz Higino Polito

Certa ocasião, minha esposa, minha filha e eu estávamos tocando numa cantina italiana, e tinha um médico cardiologista jantando lá. Aproveitei, então, para conversar com ele a respeito da pimenta, e sua resposta me surpreendeu.

O médico disse que pimenta é excelente para o cérebro, porque libera serotonina. Ao contrário do que muitos pensam, portanto, pimentas são boas para a saúde. Devem existir pessoas que não podem comer pimenta, porque fazem mal para elas, mas para o restante da população, pimenta consumida moderadamente, faz bem e faz as pessoas se sentirem melhor.

O que dizem os médicos e especialistas

Numa extensa matéria a respeito do consumo de pimentas no site G-1, que ouviu médicos e nutricionistas, a conclusão e de que “a pimenta têm muitos benefícios para o organismo. Ela é termogênica, acelera o metabolismo(….).Também possui ação anti-inflamatória, ou seja, pode amenizar a dor de algumas doenças, como a fibromialgia, que é uma dor muscular generalizada”. A matéria do G-1 continua dizendo que, além das muitas vitaminas encontradas na pimenta, “A pimenta ainda impede ou combate a formação e o desenvolvimento de tumores (…), é antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo”.

Por outro lado, a pimenta pode ter um “lado ruim”, “(…)as pimentas muito ardidas podem causar inflamação e agressão ao aparelho digestivo”, mas isso não é muito comum, “porque não temos a cultura de consumir tanta pimenta assim.” Outro medo é o de se a pimenta causa hemorroidas, porém isso é um mito, segundo os especialistas. O que pode acontecer é que quem já tem hemorroidas, ou alguma fissura anal, quando a pimenta passar por ali vai causar uma ardência, só isso. Quem não tem hemorroidas nem fissuras, não vai sentir nada.

Norte e Nordeste

No Norte e Nordeste do Brasil, as muitas variedades de pimenta são partes integrantes de muitos pratos, e são muito populares. No resto do Brasil, as pimentas são ainda menos consumidas. No Nordeste brasileiro, são famosos os pratos como o Vatapá, por exemplo, que são muito apimentados.

Advertisement

Um vídeo com um cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Fábio Atui, e a agrônoma Claudia Ribeiro, que está na própria matéria do G-1 citada, fala a respeito das pimentas. Vale a pena ver! No vídeo, você pode ver vários tipos de pimentas e suas características.

Pimenta do Reino

Outra pimenta muita estigmatizada é a Pimenta do Reino, natural da Índia. Segundo o site Dicas de Saúde, além de ajudar a combater o câncer, a Pimenta do Reino ajuda o sistema digestivo, “aumentando a produção de ácido clorídrico, uma enzima digestiva que ajuda a reduzir o tempo do trânsito de alimentos através dos intestinos, o que impede o gás, azia e prisão de ventre.” Além disso, a pimenta ajuda na absorção dos alimentos, evita a retenção de água no organismo e até ajuda quem está tentando parar de fumar, porque pode reduzir “os desejos dos fumantes”, nos difíceis primeiros dias na luta para deixar o cigarro.

O citado site também afirma que a Pimenta do Reino é um agente antibacteriano, “com a capacidade de destruir muitos tipos diferentes de bactérias encontradas no estômago”.

Meu pai era fanático por pimentas e nunca almoçava nem jantava sem ter um vidro de pimenta do seu lado, e assim aprendemos a gostar de pimenta também. Logicamente, comemos menos pimenta que meu pai, mas as pimentas estão presentes na maioria de nossos pratos.

Portanto, fica aqui a dica para quem quiser consumir pimentas. E também, este artigo pode diminuir a “culpa” de quem gosta de comer pimenta e não sabia se ela era boa ou ruim para a saúde!

Advertisement

Quem gosta de comer pimenta e não tem problemas de estômago por isso, pode ficar tranquilo, porque pimenta é boa para a saúde. Bom apetite!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!