17 verdades que uma filha deve ouvir apenas da boca do seu pai

Alguns ensinamentos têm mais impacto sobre uma garota quando vêm diretamente de seu pai, que é seu modelo masculino.

Stael Ferreira Pedrosa

Alguns ensinamentos têm mais impacto sobre uma garota quando vêm diretamente de seu pai, que é seu modelo masculino. Se um pai ensina a menina da maneira correta, estará contribuindo muito para sua felicidade. Por isso não deixe de passar essas verdades a sua filha. Não o faça apenas por palavras, mas por atitudes também.

1. Eu te amo incondicionalmente

Saiba claramente que você não precisa ser uma boa menina para que seu pai a ame, mas que ele espera muito que você seja uma boa pessoa.

2. Você é bonita

Você é bonita, não importa o quê. Não importa se você tem todos os membros ou não, se você tem cabelos ou não, se você tem saúde ou não, não importa o quê. Você é linda exatamente como é e não tem nada que consertar em você.

3. Seu valor independe da sua beleza

Além de você ser linda, deve lembrar-se que esse não é o fator mais importante ao avaliar a si mesma. É ótimo ser e se sentir bonita por fora, mas a beleza mais importante é a do caráter, da coragem, da bondade, honestidade, generosidade e amor.

4. Não há problema em vestir rosa

Não há problema em ser feminina, isso não diminui sua força interna. Pelo contrário, a verdadeira feminilidade é a força do caráter feminino. Num mundo onde parecer feminina faz as pessoas crerem que é para agradar os homens, você talvez tenha dificuldade em viver sua natureza feminina plenamente, mas, no entanto, faça-o. Você é uma garota e é natural agir como uma.

Advertisement

5. Aprenda a expressar-se francamente

Você não tem que concordar com algo que desaprova. Você não tem que cortar o “não” do seu vocabulário. Seja você mesma, expresse seus pensamentos e ideais. Diga não quando precisar ou quiser dizer não. Você não é obrigada. A nada!

6. Aprenda o momento de silenciar

Seja sensível o suficiente para saber quando as palavras são desnecessárias. Não seja tagarela, fale o necessário. E acima de tudo, se não tiver nada bom a dizer sobre alguém, não diga nada.

7. Afeto

Você deve expressar seu afeto da maneira que julgar melhor. Não deve ser compelida a isso. Lembre-se que seus abraços e beijos são seus e você dá a quem quiser.

8. Coisas de menino e coisas de menina

Você pode fazer qualquer coisa que um menino faz. Pode jogar futebol, subir em árvores, soltar pipa ou brincar de carrinho. E mais tarde você pode dirigir um caminhão, pilotar um avião, pode construir uma casa ou desentupir um vaso sanitário. Basta querer.

9. Seja uma dama

Seja uma dama na forma como se veste. Use a linguagem de uma dama. Mas, especialmente seja uma dama no trato com o próximo. Seja cortês, educada e estabeleça limites para as pessoas saberem até onde podem entrar no seu mundo.

Advertisement

10. Exija respeito

Não aceite menos do que respeito daqueles que a cercam. As pessoas podem não concordar com suas ideias, crenças, religiões, filosofia de vida, mas devem respeitá-la como indivíduo e respeitar seu direito de se expressar e viver como acha melhor. Porém, estenda aos outros o mesmo respeito.

11. Com relação aos homens

Observe como um homem trata a mãe dele, pois é dessa maneira que ele irá tratá-la. Ponto.

12. As pessoas julgam pela aparência

Não é justo, eu sei, mas é assim. Neste mundo você deve se vestir e agir de acordo com a maneira que deseja que o mundo a veja. Se você usa roupas apelativas, vão chamá-la de vulgar. E pior, vão tratá-la como tal.

13. Menos é mais

As mulheres mais velhas usam maquiagem para tentar parecer estar na sua idade. A melhor maquiagem é a juventude. Por isso, menos é mais.

14. Seu maior atrativo deve ser sua inteligência

15. Você não tem que mudar a si mesma para ser amada

Se alguém exigir que você mude, que você se vista diferente ou faça coisas para que ele te ame, esqueça-o. Ele não te ama e isso não é amar.

Advertisement

16. Se um homem te amar de verdade, irá respeitar seus limites

Aliás, o homem que a amar de verdade, irá amar também seus limites. Pode ter certeza.

17. Ame os outros

Seja uma pessoa amorosa, compassiva e faça o bem a quem encontrar. Não pague o mal com o mal, mas com o bem. Perdoe, esqueça. Viva em paz.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.