Os homens NÃO são todos iguais

Embora os homens tenham várias características semelhantes, eles se diferenciam muito em sua maneira de pensar e de agir.

Luiz Higino Polito

Além de amar de paixão as mulheres, os homens têm várias semelhanças, mas dizer que os homens são todos iguais e que nenhum deles presta, é um grande exagero. Um engraçadinho cunhou essa pergunta pertinente e provocativa: “Se os homens são todos iguais, por que então as mulheres escolhem tanto?”.

Os homens não são todos iguais

Assim como as mulheres são diferentes umas das outras e não são perfeitas, o mesmo acontece com os homens. Eles não são perfeitos e existem mesmo os que não “prestam”, mas, felizmente, existem muitos homens que são bons, cavalheiros, prestativos, amorosos e que podem fazer a sua mulher amada feliz.

Se alguma mulher não está satisfeita com o seu companheiro, poderá, com amor e com o jeitinho feminino, ajudá-lo a melhorar. Eu tenho uma amiga que sempre diz que é melhor tentar ajudar o companheiro a melhorar do que “trocá-lo” por outro, pois corre-se o risco de arrumar algum pior ainda do que o atual e ter de começar tudo de novo. Essa é uma visão pessoal dela, logicamente, não compartilhada por todo mundo.

Alguns tipos de homens

Existem homens que pensam somente em si mesmos (são totalmente egoístas em seus relacionamentos afetivos e amorosos), mas existem também homens que se preocupam muito em fazerem suas companheiras felizes e realizadas.

Existem os homens brutos e os sensíveis; os explosivos e os controlados; os trabalhadores e os vagabundos; os que falam muito e os calados; os possessivos e os que deixam as companheiras menos sufocadas; os que são como livros abertos e os dissimulados.

Advertisement

Pensar que os homens são todos iguais pode ser um grande perigo na hora de aceitar um deles como namorado ou companheiro de jornada. Quando está em jogo nada menos do que a felicidade da mulher, convém que ela saiba distinguir um tipo de homem do outro, ANTES de se envolver emocionalmente com um deles.

Na hora de escolher ou aceitar um homem para um relacionamento que pode durar a vida inteira (e isso vale também para os homens, na hora de escolher uma companheira), todo cuidado é pouco.

Estejam atentas aos sinais

Sabemos que muitos homens (e muitas mulheres) costumam mostrar só o seu lado bom na hora da conquista, mas por mais que tentem esconder, alguns sinais sempre escapam, e para quem está atento, é possível se perceber muita coisa.

Então, se você está pensando em namorar seriamente alguém, é bom manter-se alerta e ver alguns desses “sinais” importantes:

  1. Ele trabalha, e tem um mínimo de estabilidade financeira? Ou só vive só de “bicos”? Se você não quiser sustentar alguém a vida inteira, não aceite uma pessoa que só está querendo levar a vida “na flauta”.

    Advertisement
  2. Ele ouve você? Não estou perguntando se ele escuta o que você fala, mas sim se ele ouve de verdade os seus planos e sonhos. Se ele só gosta mesmo de ouvir o som da sua própria voz, abra os olhos, porque se ele não ouve você agora, depois que vocês estiverem num relacionamento sério ele ficará mais “surdo” ainda.

  3. O que ele pensa do futuro? Ele tem ambição, ou só “deixa a vida o levar”? Fique esperta, pois esse tipo de homem pode levá-la (ou ser levado) a lugares e situações tão sombrias que você nem faz ideia.

  4. Ele pensa em ter filhos? Gosta de crianças? Nem todos os homens gostam de crianças e se você pensa em ter filhos é bom saber antes o que ele pensa sobre esse assunto, para que você não se arrependa depois.

  5. Você conheceu a família dele? Não se iluda pensando que isso não importa. A vida real não é um filme de Hollywood onde só bastam o homem e a mulher para serem felizes para sempre. Interferências familiares indevidas já puseram muitos casamentos a perder. Quando conhecer a família dele, preste atenção na maneira como ele trata os parentes, porque é bem provável que esse será o mesmo tratamento que você receberá depois que vocês se casarem.

Quando estiver pensando em entrar em algum relacionamento sério, esteja certa de que está pisando em terra firme e não na areia movediça.

Advertisement

E cuidado com a ideia falsa de que é possível ir se divertindo com as pessoas “erradas” enquanto não se encontra a pessoa “certa”. Ter amizade com várias pessoas do sexo oposto antes de se envolver intimamente é uma coisa, “passar o rodo” é outra coisa bem diferente, com consequências imprevisíveis.

Todo cuidado é pouco

Muito sofrimento poderia ser evitado se tão somente as mulheres fossem um pouco mais cuidadosas na escolha ou aceitação de um homem, observando com atenção os sinais de alerta que eles emitem mesmo sem perceberem.

Só beleza física não segura nenhum relacionamento que valha a pena. Agora, se você só quer alguém “lindo e cativante” para mostrar para suas amigas, o risco é todo seu.

Existem muitos homens bons, amorosos e prestativos que se esforçarão de verdade para fazerem suas companheiras felizes.

Observando os sinais atentamente, é mais provável que a mulher faça uma boa escolha, em vez de deixar o acaso cuidar de tudo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!