6 dicas para saúde mental

Muitas vezes cuidamos mais da nossa saúde física do que da emocional. É preciso um cuidado também com a nossa saúde mental e emocional para tomar decisões melhores na vida. Veja algumas dicas.

1,513 views   |   13 shares
  • Precisamos ter um cuidado especial com a saúde mental, mais do que ter uma agenda ou um excelente aplicativo para organizar nossas tarefas. Doenças mentais e emocionais são as causadoras de muitas outras doenças como raiva, ansiedade, stress, medo, depressão e muitas outras que conhecemos. Doenças físicas como doenças de pele, úlceras, estas são chamadas de doenças psicossomáticas (do termo psique=mente e soma=corpo) distúrbio físico causado por transtornos psicológicos e sociais. É preciso saúde emocional para saber o que priorizar sempre, de acordo com a necessidade de cada momento de nossa vida, seja com nós mesmos, na família, na igreja, no trabalho. Sabemos que com a correria do dia a dia, a vida passa muito rápido. Temos uma lista de coisas para fazer.

  • 1. Ter um contato pessoalmente com as pessoas

  • É natural nessa nova era dos smartphones termos pouco contato com as pessoas pessoalmente. Isso não é muito bom, torna os relacionamentos artificiais. Somos seres humanos, necessitamos de contato pessoal, isso nos faz falta, e ao fazermos isso nos enriquece e aumenta nossa visão sobre a vida.

  • 2. Reserve um tempo para você

  • Faça uma lista de coisas que você gosta: ler, estudar, escutar música, cantar, pintar a unha, dançar, nada, sair, nadar, jogar futebol, algo que seja bom para você.

  • 3. Tenha uma vida social

  • Sei que ter uma vida social não é nada fácil, mas tenha. Seja na igreja, no clube, no time de futebol, no grupo de videogame. Esse será um lugar onde as pessoas participarão das mesmas ideias e valores que você. E nos dá um sentimento de pertencer a algo.

  • 4. Sirva ao próximo

  • É um sentimento maravilhoso ser útil para alguém. Tem muitas formas de servir aos outros, como ajudar a carregar sacolas de supermercado, ao segurar a porta para alguém que está entrando ou saindo, ajudando uma dona de casa atarefada, sendo bom ouvinte... Existem muitas maneiras, basta estarmos atentos.

  • 5. Cuidar do nosso corpo

  • Com uma boa alimentação, exercitando-se, pode considerar também atividade física a limpeza da casa, jardim, danças e caminhadas.

  • 6. Superar a si mesmo

  • Tem algo melhor que o gostinho de uma nova conquista: é um sentimento indescritível de realização. Tem uma frase que gosto muito que diz assim: "Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). Busque abrir sua mente para algo novo. Aprender coisas novas nos dá ânimo e melhora nossa saúde mental e confiança de nosso potencial. Nossa saúde mental está ligada ao nosso dia a dia. Cabe a cada um o equilíbrio. Para ter sucesso é necessário desacelerar, refletir e ver nossos pontos mais positivos. Ter pensamentos bons a nosso respeito. Por isso é tão importante nos cercar de pessoas positivas e coisas que nos elevem e pessoas parecidas com a gente e que estão buscando ser melhores que eles mesmos na vida. Sabemos que algumas pessoas têm mais tendências a ter problemas de doenças mentais e emocionais como stress, depressão, medo, ansiedade, raiva. Mas, ao seguir os conselhos acima, estaremos de alguma forma blindando nossa mente desses males. E ter sempre em mente uma visão positiva sobre si mesmo e sobre a vida.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Sempre atenta a buscar o que tiver de melhor para o enriquecimento pessoal e familiar, ama viajar e trocar informações por isso está sempre estudando.

6 dicas para saúde mental

Muitas vezes cuidamos mais da nossa saúde física do que da emocional. É preciso um cuidado também com a nossa saúde mental e emocional para tomar decisões melhores na vida. Veja algumas dicas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr