Estas duas coisas farão seu filho dormir bem e na cama dele!

Há alguns erros simples por trás de um sono conturbado e as tantas acordadas durante a noite. Seu filho acorda muito? Não quer dormir no berço ou na cama sozinho? Você não pode perder este artigo!

11,852 views   |   59 shares
  • O sono está diretamente ligado à rotina. Para dormir bem, a criança precisa ter uma rotina e sentir-se segura. É interessante perceber que ficamos perdidos ou que costumamos dizer que nosso dia não rende quando simplesmente não anotamos ou decidimos o que deveríamos fazer no dia anterior.

  • Com a criança é a mesma coisa. Imagine acordar todos os dias sem saber o que irá acontecer. A que horário ela irá comer, assistir televisão, tomar banho ou poderá brincar. É claro que ela mesma criará hábitos e passará a fazer um pouco de cada coisa a cada momento, mas, isto não será uma rotina, e você perceberá isto na hora do sono.

  • Dormir bem requer disciplina, e esta começa muito antes de ir dormir. É engraçado dizer, mas começa na hora em que acordamos!

  • O sono está ligado, então, à disciplina e à rotina. Precisamos ter o momento de assistir TV, brincar, hora da leitura (sim! Mesmo que seu filho não saiba ler, estimule a leitura, de livros de gravura para ele, faça-o folhear os livros, incuta nele o desejo) e hora do sono.

  • Se seu filho tem entre 2 e 5 anos, ele precisa de uma soneca de 1 hora até 1:30 minutos. Isto faz bem a ele, revigora. No entanto, se ele quiser dormir mais do que isto, chegue aos poucos e acorde-o. Dormir demais também não é adequado.

  • Agora, estas duas coisas são ESSENCIAIS para que seu filho tenha uma noite de sono tranquila e na cama dele:

  • Estabilidade

  • Você já achou que ia perder o emprego ou que algo no outro dia não daria certo? Ok, então algo não estava tão estável. Assim se sentem as crianças quando não há uma rotina. Elas não sabem o que acontecerá amanhã. Se o desenho preferido irá passar na TV, se você estará em casa para dar um beijo de bom dia, se o almoço ficará pronto e vocês comerão todos juntos, ou em outros casos, se ela estará na creche... Criar um ambiente seguro é dar à criança a estabilidade de saber que ela pode dormir tranquila, pois amanhã poderá brincar com seus brinquedos, que eles estarão lá esperando por ela, ou que a van da escola passará ao meio-dia para buscá-la para ir para a escola.

  • Previsibilidade

  • É ter uma rotina estável. Uma rotina previsível. É quando você sabe o que vai acontecer sem precisar ter muitos conhecimentos. Por exemplo, a criança que ainda não sabe ver as horas, sabe quando é meio-dia, pois a van passa para buscá-la para ir ao colégio. Isto é rotina, isto é previsibilidade! Todos precisamos disto, e as crianças muito mais, pois a previsibilidade traz sentimento de segurança, de que está tudo indo bem, tudo certo.

  • Advertisement
  • Com este sentimento, você pode tranquilamente explicar para seu filho que a hora de dormir chegou, e que agora está na hora de se despedir de suas coisas para ir dormir, mas que amanhã encontrará todos os seus brinquedos e coisas favoritas novamente.

  • Você também pode deixar seu filho escolher um brinquedo favorito para lhe fazer companhia durante o sono.

  • Após isto, coloque-o na cama, dê um beijo de boa noite e saia do quarto. Se nos primeiros dias ele começar a chorar e quiser você, você pode voltar ao quarto e lhe explicar que é hora do sono e que naquele momento você não pode mais ficar no quarto, mas que no outro dia você estará disponível para brincar e colocar seus desenhos favoritos. Se você também quiser, você pode contar alguma história, mas logo em seguida, retire-se do quarto.

  • Se você também seguir o passo de colocá-lo para dormir durante a tarde, você verá que ele se acostumará mais fácil com a ideia de pegar no sono sozinho.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.

Estas duas coisas farão seu filho dormir bem e na cama dele!

Há alguns erros simples por trás de um sono conturbado e as tantas acordadas durante a noite. Seu filho acorda muito? Não quer dormir no berço ou na cama sozinho? Você não pode perder este artigo!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr