Chorar faz bem! Benefícios do choro para a saúde

A maioria das pessoas evita chorar acreditando que isso torna-as fortes, mas, às vezes, chorar é a coisa certa a fazer e o que nos resta.

1,767 views   |   23 shares
  • "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30:5)

  • O Salmo citado acima é uma das grandes verdades da vida. Às vezes, passamos noites em claro, derramando lágrimas de dor e desespero, sentimos que chegamos no "fundo do poço" e que desta vez não iremos ser valentes o suficiente para sair de lá. Entretanto, as noites se vão, manhãs maravilhosas chegam e com elas a esperança acompanhada da alegria e, novamente, encontramos motivos para sermos felizes nesta vida.

  • A lembrança do choro pode provocar desconforto, pois muitas delas remetem aos piores momentos vividos. Todavia, a dor é sempre resultado do sofrimento, contudo, é dito e sabido por muitos que tudo o que passamos na vida, independente se forem coisas boas ou ruins, elas sempre nos favorecem de alguma forma.

  • Aprendemos grandes lições através das tristezas e dos erros. Por outro lado, é somente pela alegria que tornamo-nos felizes, porém, é importante ressaltar que são as lágrimas derramadas nesses momentos que contribuem para a saúde de nossos olhos e para nosso bem-estar de nossa alma.

  • Segundo o bioquímico Wiliam Frey, da Universidade de Minnesota, que estuda os efeitos das nossas lágrimas, em uma de suas pesquisas sua equipe estudou o sistema imunológico de muitas pessoas, o grau de estresse e raiva, e o humor daqueles que choram muito. Descobriram que há uma melhora de humor em quase 90% dessas pessoas. As lágrimas derramadas por eles, fortaleceu o organismo e reduziu o estresse.

  • Há muitos benefícios quando permitimo-nos chorar:

  • O choro contribui com a visão

  • As lágrimas lubrificam e ajudam a manter hidratadas as membranas mucosas dos olhos que são responsáveis por manter a vista funcionando perfeitamente. Através do choro, as pessoas possuem uma visão de qualidade. Somente as lágrimas possuem o poder de eliminar com rapidez determinadas bactérias, através do fluido Lisozima, assim sendo, sua proteção combate germes e muitas doenças.

  • Reduz o estresse

  • As lágrimas contribuem para a redução do estresse que acumulamos, mas, as pessoas precisam buscar algo que as satisfaçam como atividades físicas, uma alimentação saudável para expulsar o estresse do corpo, pois o acúmulo dele pode provocar infarto.

  • "Os químicos que produzimos durante um estresse emocional podem sair pelas lágrimas, segundo Frey. "Estresse não aliviado aumenta o risco de infarto e danifica certas áreas do cérebro. A habilidade humana de chorar tem um valor de sobrevivência."

  • Advertisement
  • As lágrimas eliminam toxinas

  • Sabemos que o estresse é um dos maiores causadores de toxinas acumulados em nosso organismo. As lágrimas, principalmente, as que surgem dos piores dias de nossas vidas, como as que derramamos diante da perda de um ente querido, são elas que servem de ajuda para eliminar todo tipo de toxina que o estresse deste momento terrível tenha provocado.

  • Contribuem para o bom ânimo

  • O manganês, quando liberado em grande quantidade dentro de nosso organismo, é responsável por distorcer o nosso humor, deixando-nos com um mau humor insuportável. Através das lágrimas (independente se forem de dor ou de alegria), é possível combater o excesso de manganês e sua função é destruí-los em grande quantidade. Assim sendo, depressão, fadiga, irritação, ansiedade e tudo o que afeta nosso estado emocional entram em equilíbrio, perdendo o poder de nos prejudicar.

  • Embora as lágrimas expressem as lembranças de dores mais amargas e profundas, permita-se chorar, acumular a dor, não lhe fará mais forte, ao contrário, o tornará debilitado e o fará fraco. Então, chore o que for necessário, mas, não se renda ao sofrimento. Se não tiver forças para sair dele, permita-se ser ajudado. Há dores que ninguém precisa passar por elas sozinho, existe ajuda, busque-a.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

Chorar faz bem! Benefícios do choro para a saúde

A maioria das pessoas evita chorar acreditando que isso torna-as fortes, mas, às vezes, chorar é a coisa certa a fazer e o que nos resta.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr