5 coisas que você deve aprender com o fim de um relacionamento

Se você também acredita que a dor é uma ótima professora, vai gostar de ler este artigo.

Suely Buriasco

Quando um relacionamento se inicia as pessoas fazem planos e criam expectativas que são frustradas com o rompimento, causando grande sofrimento. Por mais amigável que seja, o fim de um relacionamento é sempre muito sofrido.

Existem dois tipos de pessoas: as que aprendem com o sofrimento e as que preferem ser vítimas. As primeiras são as que fazem com que a dor se transforme em crescimento e motivos para construir uma vida melhor e mais feliz.

Se o seu relacionamento acabou e você está buscando a superação, observe algumas lições importantes:

1. Você é responsável pela forma como é tratado(a)

Isso mesmo, as pessoas só fazem conosco o que permitimos que façam. Na tentativa de manter o relacionamento, muitas pessoas aceitam ser tratadas de forma desrespeitosa e indigna. Aprenda que se menosprezar só afirma o desprezo dos outros para com você e que quem não se valoriza não se habilita a ser valorizado. Não deixe que a situação abale a sua autoestima e busque formas de fortalecê-la.

2. A culpa é inútil

É comum surgir a culpa quando um relacionamento chega ao fim, aprenda que isso não leva a nada; é um sofrimento vão. O pior é que esse sentimento atrasa o recomeço e impede o fluxo normal da vida, pois a pessoa não se considera merecedora de superar a dor. Por isso, deixe o passado em seu legítimo lugar e viva o presente de forma a encontrar formas satisfatórias de reconstruir a sua vida.

Advertisement

3. A cura não é um processo linear

O fim de um relacionamento provoca uma gama de sentimentos e emoções que vão desde dor ao alívio, tristeza à alegria e raiva à excitação. Nessa confusão emocional é comum que a pessoa se desanime com a ideia de que a superação foi uma ilusão. Aprenda que processo de cura não segue uma linha reta. É mais como uma montanha-russa onde podemos experimentar uma infinidade de sentimentos de uma vez. Por isso, respeite seus sentimentos, perdoe-se pelas “recaídas” e tenha paciência consigo mesmo.

4. Lembre-se do que foi bom

Ficar remoendo o que deu errado no relacionamento só vai piorar o seu sofrimento e causar desânimo. Nem tudo foi ruim e você sabe disso, então não há razão para priorizar lembranças tristes. Pense que deu certo enquanto deu e que é o futuro que importa agora. Aprenda a não cultivar a amargura e dar valor aos bons momentos em todas as situações.

5. O perdão é o seu maior presente

Aprenda que o verdadeiro perdão é um dos maiores presentes que podemos dar a nós mesmos, porque isso significa que podemos deixar ir as mágoas do passado e se preparar para a felicidade presente.

No site a psicóloga Marisa de Abreu Alves escreveu: “Se existe uma palavra que eu possa dar a todas as pessoas que procuram conforto neste momento tão difícil seria: Reconstrua-se. Aproveite a vivência, mesmo que este rompimento não tenha sido sua escolha, use este turbilhão emocional como informações a seu próprio respeito”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.