4 maneiras de restabelecer a intimidade em seu casamento

A falta de intimidade tornou-se a regra em seu casamento e não a exceção? Talvez seja hora de tomar medidas para resolver o problema antes que ele cause danos irreparáveis.

Lynn Scoresby

Em qualquer casamento, há momentos em que os casais sentem maiores e menores graus de intimidade. Às vezes, as tensões do trabalho, a educação dos filhos, as contas por pagar e outras circunstâncias da vida podem fazer com que o casal se foque em outras coisas e se afaste temporariamente.

No entanto, se você acha que a falta de proximidade tornou-se a regra em seu casamento e não a exceção, talvez seja hora de tomar medidas para resolver o problema antes que ele cause danos irreparáveis.

Uma das melhores formas de fazer isso é estabelecer uma comunicação saudável entre você e seu cônjuge. Este pode ser um processo difícil. Exige uma grande dose de humildade, paciência, compreensão e perdão. A boa notícia é que se ambos estão empenhados em fazer mudanças positivas no seu relacionamento, vocês estão indo bem no seu caminho para um casamento mais gratificante e forte. As dicas a seguir irão ajudá-los a abrir as linhas de comunicação e recuperar a intimidade e a felicidade que o seu casamento deve prover.

1. Mantenha suas emoções sob controle

Você sabe quando não está bem ou muito irritado para comunicar-se de forma eficaz. Não tente discutir quando chegar a esse ponto. É importante, no entanto, que você não termine a discussão abruptamente. Comprometa-se a continuar a conversa com seu cônjuge em outro momento ou lugar quando ambos se sentirem mais controlados.

2. Reconhecer e evitar comportamentos prejudiciais

Parte de superar a comunicação negativa em sua relação é aprender a reconhecer e controlar os comportamentos que ferem o seu cônjuge. Se o seu objetivo é aumentar a comunicação e proximidade, dizer ou fazer coisas desagradáveis para o seu parceiro só vai te levar para mais longe desse objetivo. Porém, sabemos que por vezes é difícil reconhecer os próprios hábitos.

Advertisement

Uma maneira de superar isso é gravar uma discussão entre você e seu cônjuge e, em seguida, analisar juntos as coisas que são prejudiciais a um e outro. Outra maneira é ter uma discussão controlada, em que um de vocês fala enquanto o outro sinaliza quando o seu comportamento afeta ele de maneira negativa, positiva ou neutra. Esses exercícios vão ajudá-los a entender como se comunicar positivamente com o seu cônjuge.

3. Responder às críticas com empatia

Em vez de ficar na defensiva, tente ver as coisas do ponto de vista do seu parceiro. Isso muitas vezes requer prática. Uma maneira eficaz de fazer isso é estabelecer regras básicas em que você só pode falar depois de resumir o que você entendeu a partir de observações de seu cônjuge. Um exercício como esse irá forçá-lo a tentar ver as coisas da perspectiva de seu cônjuge.

4. Assumir responsabilidade pessoal por todas as suas declarações

Quando fazemos sugestões para o outro, muitas vezes falamos de maneira autoritária ou como acusação (“Você nunca me escuta!” ou “Você deve sempre ligar quando for se atrasar!”). Esses tipos de declarações, quase inevitavelmente, criam ressentimento. É mais eficaz do que assumir a responsabilidade pessoal usando afirmações do tipo “Eu” (ou seja, “Eu sinto que você não está me ouvindo” ou “Eu agradeceria se você pudesse ligar quando for se atrasar”). Esses tipos de declarações são muito mais propensos a promover o entendimento.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 4 ways to reestablish closeness in your marriage, de Lynn Scoresby.

Toma un momento para compartir ...

Lynn Scoresby

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.