Saiba as suas chances de ter câncer de mama

Identificar se você tem chance de desenvolver o câncer de mama é uma forma de prevenção contra ele.

Roberta Preto

O câncer de mama é o tumor maligno mais diagnosticado em mulheres mundialmente, também é o câncer que mais mata mulheres brasileiras, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Esse tipo de câncer tem origem no tecido mamário, ele afeta as mamas que são glândulas formada por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários.

No ano de 2006, a esposa de um conhecido meu lutou contra o câncer de mama. Ela era jovem, linda, mãe de 3 meninas e estava grávida novamente. Ela era jovem, acredito eu que ela teria menos de 20 anos. Seu marido a amava muito, ela havia resgatado ele das drogas. Com ela ele aprendeu a ser um homem de verdade, tornou-se um bom marido e um pai presente na vida das filhas.

O bebê nasceu, era outra bela menina. Um dia, ao amamentá-la, sentiu os seios bem inchados e com alguns caroços. Ela acreditou que o leite estivesse empedrado. Passaram-se seis meses, até que a dor tornou-se intensa. Ela comentou com o pediatra da filha sobre suas dores. O médico, de imediato, encaminhou ela para um especialista e lá foi diagnosticado o câncer de mama metastático, ele havia espalhado para o pulmão, formando um tumor.

Apesar da internação e muitos tratamentos, já era tarde demais e ela faleceu. O pai, por mais que estivesse sofrendo, não retornou às drogas, pelo que sei também não se casou e, com a ajuda de sua mãe e irmã, ele cria as quatro filhas com dignidade.

Às vezes, a doença pode vencer, como no caso da história acima mas, quando descoberta a tempo, pode ser tratada. Devido aos avanços científicos, sua chance de cura chega a 80%. A prevenção sempre será a melhor proteção. Fazer uma mamografia por ano a partir dos 40 anos é essencial para prevenir-se, segundo o site Oncoguia.

Advertisement

É importante ressaltar que apesar de ser um problema que afeta mais as mulheres, ele também pode afetar os homens, apesar de ser raro no sexo masculino, mesmo assim, pode acometê-los.

6 principais sinais de câncer de mama / via Familia.com.br – Descubra Como Fortalecer Sua Vida Familiar e Muito Mais

De acordo com o INCA é importante atentar-se para alguns fatores que podem indicar se teremos que lidar com o câncer de mama, seja em nós mesmas ou em um membro de nossa família. São eles:

Histórico familiar

Quando existe histórico familiar relacionado ao câncer de mama é um fator de risco importante, porque o câncer hereditário não pode ser alterado. O histórico familiar sobre parentes de primeiro grau como mãe e irmã que tiveram a doença antes dos 50 anos, predispõe o aumento, ou seja, você tem maior tendência à doença e corre os mesmos ricos.

Buscar ajuda de um profissional qualificado e fazer exames poderá evitar problemas maiores no futuro.

Menstruação precoce e menopausa tardia

A menstruação antes dos 11 anos e a menopausa após os 55 anos são fatores de risco que não podem ser evitados ou mudados, infelizmente, o câncer de mama pode se desenvolver com mais facilidade.

Advertisement

Também é importante lembrar que mulheres que tiveram filhos depois dos 30 anos ou mulheres que nunca engravidaram estão sujeitas a correr os mesmos ricos.

Estilo de vida

A ingestão regular de álcool, tabagismo, maus hábitos alimentares que levam à obesidade são fatores de riscos mutáveis.

Estes fatores de riscos mutáveis, são fatores que podem ser alterados, se houver esforços contínuos, porque eles estão relacionados com o estilo de vida de cada indivíduo. Para que isso seja possível, basta, por vezes, fazer mudanças nesse estilo de vida. Entretanto, se as alterações não forem feitas, aumenta o risco de desenvolver a doença.

É importante lembrar que além das mudanças no estilo de vida, realizar o exame de mamografia e passar por consultas periódicas ao médico são essenciais para combater ou evitar o câncer de mama. A maneira como escolhemos viver determina se teremos uma saúde de qualidade ou não.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.