Demonstrar empatia

Pergunte a si mesmo, como você se sentiria se estivesse passando pela situação que o outro está? Você pode imaginar, meditar e orar para trazer a si esta experiência.

4,824 views   |   5 shares
  • Empatia é a capacidade de sentir o que o outro sente. É um passo além da compaixão, é quando entendemos o que alguém está passando ou por que se sente de determinada maneira. Empatia é se colocar na posição de vivenciar a experiência do outro. Isso significa passar pelo que os outros passam e sentir o que eles sentem. Empatia é andar no caminho do outro.

  • Para entender e mostrar empatia:

  • É uma experiência em favor de outro

  • Pergunte a si mesmo, como você se sentiria se estivesse passando pela situação que o outro está. Ande um quilômetro com o sapato dele. Caso você não tenha passado pelo que o outro tem, imagine como seria. Vá em busca do sentimento do outro. Como a situação dele lhe parece? Como você se sente fisicamente, psicologicamente e emocionalmente? Ponha-se na situação. Você pode imaginar, meditar e orar para trazer a si esta experiência.

  • As relações pessoais

  • Relacione a experiência do outro a uma experiência pessoal que criou sentimentos semelhantes em você. Se optar por compartilhar estas experiências, certifique-se que as comparações emocionais não se tornem uma longa introdução. Você não conseguirá essa interação empática falando sobre si mesmo e sobre o que você passou. Seu objetivo é compreender e se conectar com o outro. E só compartilhe sua própria experiência, se você realmente acredita que irá ajudá-lo a curar-se ou ajudar alguém a sentir-se melhor. Não use este tempo especial para desabafar sobre suas próprias questões.

  • Não sinta pena

    • Empatia não é pena. Sentir tristeza com alguém não significa sentir pena. Também não significa que você contribui para a tristeza do outro. Se você realmente compara a situação da pessoa a um momento onde você naturalmente se sentiu para baixo, e esse sentimento surge, vá em frente e deixe fluir a emoção. Mas não se proponha a sentir-se mal com a intenção de fazer o outro se sentir melhor. Isto é uma atitude equivocada e perigosa para a sua própria saúde. Aí, serão duas pessoas intensificando os sentimentos negativos um do outro.

    • Tente ser aquele que mantém o foco positivo e a energia em alta. Tudo bem se o outro ainda não está pronto para seguir em frente. Mas lembre-se, a miséria adora companhia. Não deixe a miséria do outro afetar sua energia. Você pode se identificar com ele temporariamente com a finalidade de compreender a sua dor. Mas não para tomar para si as emoções do outro e torná-las suas próprias.

  • A empatia é um conceito que pode ser difícil compreender e aplicar sem uma definição clara. Muitos confundem a intenção objetiva da empatia que é colocar em prática a compaixão emocional com simplesmente se entristecer por alguém, ou pior - assumir seus sentimentos negativos, como se fossem seus. Isto é simpatia. Expressar simpatia tem valor, mas esta também é uma tarefa delicada. Tenha cuidado ao expressar pena e tristeza aos outros. Eles podem não apreciar. E isso faz sentido. Você realmente gosta quando outras pessoas o olham com piedade? Ou que o vejam como necessitado ou de qualquer outra forma ruim?

  • Advertisement
  • Compaixão e empatia são maneiras de se conectar com outras pessoas através da experiência e compreensão emocional. Não estou sugerindo que você tenha fórmulas prontas para lidar com cada situação, mas tente usar o que for adequado a cada momento.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Showing empathy, de Georgia Lee.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Georgia D. Lee is a University of Miami Alumna who seeks to empower, inspire, enrich and educate anyone with an open mind, heart and spirit through her most treasured medium - black and white!

Website: http://authorgeorgiadlee.com/

Demonstrar empatia

Pergunte a si mesmo, como você se sentiria se estivesse passando pela situação que o outro está? Você pode imaginar, meditar e orar para trazer a si esta experiência.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr