5 coisas que você aprende quando vive um bom relacionamento

Um bom relacionamento compreende a vivência de muitos aprendizados que promovem maior felicidade e união ao casal.

Suely Buriasco

Quando se está apaixonado(a) é natural, até certo ponto, envolver-se em ilusões. É com o passar do tempo e a vivência que o casal compreende que é preciso construir e manter laços harmoniosos. A vida é um contínuo aprendizado e quando você está em um bom relacionamento, você também aprende coisas. Age de forma diferente, experimenta compartilhar, pois, percebe a importância da compreensão e aceitação para uma vida em parceria.

O site ZH em matéria relacionada a esse assunto citou Nyomi Graef, mestre em promoção de saúde pela Curtin University, na Austrália, que afirma: “A maioria de nós provavelmente quer ser amada, querida, desejada, feliz, saudável, rica, bem-sucedida e segura”. A especialista alerta que isso não acontece por sorte ou acaso e que existem coisas que podem ajudar e outras que podem dificultar o sucesso.

Pensando nisso, enumerei alguns aprendizados importantes na vida a dois:

1. Os enganos são inevitáveis

O amor não inclui uma “bola de cristal”, as pessoas não se entendem apenas porque se amam. Mal-entendidos vão acontecer. Inevitavelmente, em algum momento, um não entenderá a palavra ou atitude do outro. Mas isso só se tornará um problema se vocês deixarem que as pequenas coisas tomem grandes dimensões. Assim, não leve tudo tão a sério, releve e perdoe mal-entendidos.

2. É preciso confiar

Numa vida compartilhada é fundamental desenvolver a confiança. Mesmo que seu parceiro(a) tenha falhado, se você optou por dar-lhe uma nova chance, então é fundamental voltar a confiar. Bons relacionamentos possuem uma profunda confiança, promovendo união e segurança para o casal. Isso os faz mais fortes diante das dificuldades da vida.

Advertisement

3. Admitir fraquezas é atitude nobre

Você não vai acertar sempre e nem as coisas serão melhores se forem feitas apenas a seu modo. Super-herói só existe em histórias de ficção, na realidade somos tomos aprendizes neste mundo. Admitir suas fraquezas não é uma forma de menosprezar-se, e sim de ser autêntico, de agir com lealdade consigo mesmo e com o outro. Isso é realmente nobre e facilita a sua compreensão com as fraquezas alheias.

4. Não dá para corrigir tudo

Conversar sobre as dificuldades do dia a dia é muito importante, o diálogo é fundamental para o entendimento, mas fazer de tudo motivo para discutir a relação além de ser muito chato, ainda provoca grande desgaste. Cada pessoa traz para o relacionamento sua própria bagagem que são, entre outras coisas, as experiências vividas. Não dá para ser diferente, muitas coisas precisarão ser aceitas. Simples assim!

5. Perdoar é urgente

É fundamental entender que quando uma briga acontece o menos importante é quem “ganha” a contenda. Uma atitude sábia é não ficar remexendo o assunto por mais tempo, argumentando incansavelmente. Procure relevar o que na verdade não é tão importante assim e deixe para trás o que já passou. O desentendimento de um dia não precisa se tornar uma mágoa para sempre, quanto antes você perdoar, melhor para todos, principalmente para você.

Um bom relacionamento é um aprendizado que se inicia no amor e tem continuidade na efetivação desse sentimento como verbo na vida do casal.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.