8 hábitos tóxicos que estão destruindo a sua felicidade

Se quiser ser feliz, você precisa parar de uma vez por todas com estes 8 hábitos.

Melinda Fox

Acredite ou não, você está sabotando sua própria felicidade todos os dias. Mas você pode mudar isso. Aqui estão 8 coisas que estão destruindo a sua felicidade, as quais você pode eliminar de sua vida com um pouco de esforço.

1. Ler mentes

Pensamentos como “Ela deve me achar tão estúpida”, ou “Eles devem estar tão entediados agora” entram na mente da maioria das pessoas ao longo do dia. Esses pensamentos não representam necessariamente a verdade, mas, na cabeça delas, são feitas suposições sobre o que outras pessoas estão pensando.

A menos que você seja um vampiro que brilha ao sol, você realmente não consegue saber o que as outras pessoas estão pensando. Não pense que você saiba o que está acontecendo na cabeça delas. Mas, se você quer fazer isso, então pressuponha que elas estejam pensando o melhor de você. Comunique abertamente. E, acredite ou não, você não é tão importante como pensa que é; elas provavelmente estão pensando em suas próprias inseguranças e não em você.

2. Acusar

Tornar as circunstâncias ou as outras pessoas a causa de seus problemas é uma viagem rápida à infelicidade. Você nunca será capaz de controlar as coisas terríveis que acontecem com você ou as ações dos outros.

No entanto, você tem controle sobre si mesmo e suas reações. O renomado piloto da força aérea e líder religioso Dieter Uchtdorf disse certa vez: “Quanto mais velhos ficamos, mais olhamos para trás e nos damos conta de que as circunstâncias externas realmente não importam nem determinam nossa felicidade.” A felicidade é uma decisão, e cabe a você optar por ela.

Advertisement

3. Ser alguém que não é

Eu costumava pedir desculpas por um monte de coisas. “Desculpe pela bagunça que está a minha casa”, “Desculpe por ter dito isso”. Um dia, percebi que se eu realmente lamentasse pela maioria das coisas pelas quais estava me desculpando todos os dias, eu não as teria feito. Eu teria limpado meu apartamento ou eu não teria dito aquilo.

O estresse de tentar parecer alguém que eu não era não foi muito bom para minha felicidade. Em vez disso, tentei me libertar. “Seja você mesmo” pode ser o conselho mais difícil de todos. Porque, quem é “você mesmo” afinal? Pois quanto mais você se descobrir e deixar essa pessoa sentir-se livre, mais feliz você será.

4. Comparar-se

Na era da mídia social, é fácil haver muitas coisas com quais nos comparar. Nossas roupas não são tão bonitas como as roupas das meninas do Pinterest, não somos tão viajados como as pessoas que seguimos no Instagram, e os nossos relacionamentos não bradam “FOFO!” como os de 80% dos nossos amigos do Facebook.

E não há um meio de manter uma “vida incrível” como a dos famosos que você vê na mídia. O fato é que alcançar essas coisas não irá torná-lo mais feliz. No entanto, ansiar por elas certamente o tornará infeliz. Gratidão é o antídoto para a comparação. Crie o hábito de listar diariamente todas as coisas incríveis que há em sua própria vida, e você será uma pessoa feliz.

5. Prever o futuro

Eu tinha o mau hábito de imaginar todos os resultados possíveis de uma situação. Às vezes, os resultados estavam bem longe de ser positivos. Por um tempo, eu não havia percebido como era ruim fazer aquilo. Eu apenas estava me preparando para possíveis realidades. Somente há poucos anos fui perceber que aquilo era pensamento negativo.

Advertisement

Quando imagina futuros terríveis, você cria estresse e ansiedade desnecessários em sua vida. Quando se pega “prevendo” que ninguém irá conversar com você na festa, ou você vai misturar todas as palavras em seu discurso, lembre-se de que você é o autor de seu futuro, e a pior das hipóteses raramente acontece.

6. Criar falsas expectativas

No romance de John Green “Cidades de Papel”, um personagem diz: “Sabe qual é seu problema, Quentin? Você espera que as pessoas não sejam elas mesmas.” O personagem, em seguida, explica que você não pode ficar bravo quando as pessoas não fazem as coisas do jeito que você acha que elas deveriam fazer.

Se seu amigo é do tipo que não aparece na hora certa, você não pode ficar frustrado com ele por isso. E se sua amiga não é do tipo que se preocupa e pergunta como você está, você não deve ficar irritado com isso também. Permita que as pessoas sejam elas mesmas, e você se sentirá livre da frustração quando elas não agirem de acordo com suas expectativas irreais.

7. Odiar fracassar

Não estou dizendo que fracassar não doa ou que a rejeição não seja como um soco no estômago. Estou querendo dizer que você deve mudar sua perspectiva em caso de fracasso. E tenho duas citações que podem oferecer essa nova perspectiva:

A primeira resultou de uma pergunta feita por um repórter a Thomas Edison a respeito da invenção da lâmpada incandescente. Ele respondeu: “Eu não falhei. Apenas descobri dez mil maneiras que não funcionam.” A falha foi apenas parte do caminho para o sucesso.

Advertisement

A segunda é uma citação anônima: “Minha querida, você está autorizada a falhar sem ser um fracasso.” Só porque você não teve sucesso em alguma coisa, não quer dizer que isso irá defini-lo.

Mude sua concepção de fracasso, e você será uma pessoa mais feliz.

8. Viver em outra época

Você pode, também, estar preso ao passado ou vidrado no futuro. Apegar-se ao passado não irá trazê-lo de volta, e à espera de ser feliz em alguma data futura é apenas adiar a felicidade que você pode ter agora.

Se você esperar para ser feliz até terminar a faculdade, casar-se ou conseguir um novo emprego, sua felicidade estará sempre fora de alcance. Em vez disso, escolha ser feliz agora. A vida não é a respeito de terminar as coisas, mas de desfrutar os momentos. Não lamente pelo biscoito comido, e não espere até acabar de comer para apreciá-lo; desfrute cada mordida no momento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 8 toxic habits that are destroying your happiness

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Melinda Fox

Melinda Fox é graduada em Inglês. Ela trabalha com o time de conteúdo do FamilyShare.com.