Como organizar sua casa toda em vinte dias

Dedicando um pouco de tempo todo dia você conseguirá ter uma casa toda organizada em menos de um mês.

Renata Finholdt

A organização da casa é sempre um grande desafio para a dona de casa de maneira geral. Principalmente quando se trata de uma família grande, porque dias depois de passar horas arrumando você se depara com a bagunça novamente e com os objetos fora do lugar ideal.

Mas, não dá para fazer vista grossa para a bagunça, é necessário retomar a organização da casa com frequência. Para ter a colaboração de todos a fim de que todas as coisas retiradas de seu local original sejam novamente repostas nele ao término do uso, é preciso uma conversa com toda a família.

Faça-os perceber que há um lugar determinado para cada coisa em todos os cômodos da casa. Você pode até mesmo usar o método da etiqueta dentro dos armários, guarda-roupas e gavetas a fim de que todos reconheçam o local correto de guardar os itens.

Para começar sua organização é necessário que separe um tempo por dia exclusivamente para isso, pois somente desta forma você conseguirá com que tudo saia da melhor maneira possível.

1º dia

Inicie pelo seu dormitório. Neste dia específico organize suas roupas e de seu cônjuge. Verifique se há necessidade de adquirir mais cabides para que as roupas que ficam penduradas não se acumulem em um mesmo cabide colaborando para que fiquem amassadas e em desordem. Arrume as gavetas também e aproveite para descartar o que não utiliza mais.

Advertisement

2º dia

Se houver outros itens em seu guarda-roupa, como caixas com documentos ou fotos, dedique o tempo deste dia para organizá-los.

3º dia

Em seu quarto há mais móveis tais como, criado-mudo ou cômodas? Hoje é o dia de organizá-los. É interessante ter sempre consigo um saquinho de lixo para descartar o que não é mais necessário.

4º, 5º, e 6º dias

Nestes dias, faça o mesmo que fez em seu dormitório nos quartos de seus filhos. Siga a mesma ordem de organização feita anteriormente. Roupas no primeiro dia, itens diversos no segundo e outros móveis no terceiro.

7º, 8º e 9º dias

Se houver outros dormitórios em sua casa, dedique os próximos três dias a eles.

10º dia

Com os dormitórios bem organizados você pode passar agora para outra parte importante da casa, o banheiro. Organize em caixas ou cestas os cosméticos que ficam dentro do móvel, descarte aqueles que já estão fora do prazo de validade.

Advertisement

11º dia

A sala pode ser organizada neste dia. Há móveis com gavetas, ou estantes com vários itens que precisam ser revistos? Descarte tudo o que não tiver mais interesse, arrume as gavetas com o princípio de que tudo que é mais utilizado fique na frente, e os objetos menos procurados na parte de trás.

12º dia

A sala de jantar é sua meta de organização para este dia. Dedique o tempo para organizar o buffet e/ou cristaleira, mais uma vez observando os itens que são mais utilizados e distribuindo na frente do móvel.

13º dia

Seu tempo de hoje é dedicado à área de serviço. Organize os produtos de limpeza, armários e outros itens. Caixas organizadoras ajudam muito a manter tudo bem organizado e distribuído.

14º dia

Chegamos na cozinha, a área da casa que demanda mais tempo. Neste dia organize sua geladeira.

15º dia

Os armários de panelas e potes plásticos sãos os trabalhos deste dia.

Advertisement

16º dia

Com o auxílio de potes plásticos e até etiquetas organize o armário de mantimentos. Coloque as bolachas doces e salgadas separadas em potes e cada cantinho de seu armário para itens específicos, deixe a etiqueta nomeando o local bem visível a todos.

17º dia

Pratos, xícaras, copos e travessas merecem sua atenção neste dia.

18º dia

Há organizadores próprios para talheres, vale a pena ter um deste para organizar sua gaveta de talheres. Aproveite para organizar todas suas gavetas da cozinha.

19º dia

Você tem um cantinho onde guarda itens de artesanato ou livros, chegou o momento de dedicar-se a organizá-lo.

20º dia

Com toda a casa organizada ela está pronta para uma boa limpeza encerrando assim o ciclo da organização. Tapetes, cortinas, vidros estão inclusos neste dia também.

Advertisement

Com um pouquinho por dia você conseguirá ter sua casa organizada em menos de um mês e sem se desgastar demais com isso. Planeje sua próxima temporada de organização do lar.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.