15 coisas que somente uma ‘mãe chata’ ensina ao filho

Veja aqui se você é uma mãe chata ou uma mãe legal.

Rachel D.C.

Quem é mãe já ouviu ao menos uma vez o filho a chamar de “chata”. As regras sempre irritam as crianças e adolescentes, mas as mães sabem que são essas regras que formam um adulto maduro e responsável.

Um estudo feito na Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que filhos de mães rígidas são mais bem-sucedidos profissionalmente. Essas mães preparam seus filhos para serem mais humildes e preparados para o mundo. Eles estudaram 15.500 meninas por seis anos entre idades de 13 e 14 anos. O estudo mostrou que “mães chatas” tinham mais chances de ter filhas que frequentaram uma faculdade e então tinham mais chances de ganhar salários mais altos. Outro ponto importante foi que as filhas de “mães chatas” também tiveram menos chances de engravidar na adolescência.

Mães chatas ensinam estas 15 coisas aos seus filhos que eles levarão por toda a vida.

1. Ela não deixa o filho sair até tarde

Ela também proíbe algumas festas ou saídas que vê que poderão ser prejudiciais ao seu filho. Ela não permite seu filho voltar muito tarde de uma festa, principalmente se o filho tiver algo importante no dia seguinte, como aula. Ela ensina responsabilidade com isso.

2. Ela proíbe doces e refrigerante durante a semana

Ela ensina seu filho a ter um hábito alimentar saudável e a fazer exercícios físicos. Ela sabe que esses hábitos mudarão sua vida adulta.

Advertisement

3. Ela conversa sobre sexo com seu filho

Ela ensina tudo o que seu filho deve saber, evitando assim que ele aprenda sobre sexo e intimidade fora de casa. Ela compartilha informações que no futuro evitarão uma gravidez indesejada e doenças sérias.

4. Ela não arruma a bagunça do filho

Assim que seu filho já tem idade suficiente para aprender a arrumar suas próprias coisas, ela insiste que ele arrume seu quarto e brinquedos todos os dias.

5. Ela estabelece horário para dormir

Ela sabe que uma boa noite de sono é essencial para a saúde e bom humor de seu filho, por isso estabelece um horário para ele dormir.

6. Ela repreende quando seu filho é mal-educado

Ela sempre irá repreender quando seu filho for malcriado com alguém, independente de quem essa pessoa seja. Isso ensina o básico de educação e civilidade a ele.

7. Ela não dá presentes sem motivo

Ela não presenteia seu filho fora de datas especiais. Assim, ele aprenderá o verdadeiro valor do dinheiro.

Advertisement

8. Ela sabe com quem seu filho anda

Ela quer conhecer e saber quem são os amigos do seu filho. Afinal, o ditado “diga-me com quem tu andas que eu lhe direi quem tu és” é verdadeiro.

9. Ela dá um despertador a seu filho

Ela quer que ele aprenda a ser responsável e tome conta de sua vida o melhor que ele puder. Por isso, um despertador é a maneira dele aprender a controlar seu próprio tempo.

10. Ela controla o que ele assiste

Ela controla o que seu filho assiste na televisão e na internet. Ela sabe que muitos ensinamentos ruins podem vir da mídia, por isso ela sempre está de olho no que seu filho assiste.

11. Ela faz ele se desculpar

A humildade é um ponto essencial para a vida adulta e ela sabe disso. Por isso, ela faz com que seu filho se desculpe por seus erros e o faz enfrentar as consequências de seus atos.

12. Ela o faz ajudar nas tarefas de casa

Ela faz o filho ajudar a limpar e arrumar a casa. Ela passa tarefas específicas para cada um e não paga dinheiro por isso, já que as tarefas de casa são responsabilidade de todos.

Advertisement

13. Ela não facilita

Ela não irá mexer os pauzinhos ou usar de algum jeitinho para livrar seu filho de algo que ele fez ou tem que fazer. Mesmo que ele fracasse em algo que fez sozinho, ela sabe que está o ensinando a ser persistente e ter determinação.

14. Ela respeita os mais velhos

Ela reconhece que seu exemplo é uma das maiores armas de ensino para o seu filho. Ela respeita seus pais assim como ela quer que seu próprio filho a respeite.

15. Ela sabe demonstrar amor

Apesar de ser rigorosa, ela sabe demonstrar amor e carinho.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.