10 curiosidades surpreendentes sobre Isaquias Queiroz

Queimadura, perda do rim e fugir pela mata foram algumas coisas que o medalhista olímpico já viveu! Conheça esta história surpreendente do nosso campeão da canoagem!

4,493 views   |   12 shares
  • Isaquias Queiroz, do Time Brasil, é #Prata na final da #CanoagemVelocidade. Com o tempo de 3min58s529, o brasileiro...

    Posted by Rio 2016 on Tuesday, August 16, 2016
  • Um baiano "arretado" trouxe muita alegria e orgulho para o Brasil nestas Olimpíadas do Rio 2016, é o Isaquias Queiroz, da canoagem. Ele fez com que os brasileiros voltassem a atenção para a Lagoa Rodrigo de Freitas, quando ganhou as primeiras medalhas do Brasil na modalidade (prata na prova de 500 metros e bronze na de 200 metros). Agora já tem até um movimento para que a lagoa carioca seja rebatizada com o nome de Isaquias Queiroz.

  • Além de ter talento para o esporte e muito carisma, segundo o site G1, ele tem outras curiosidades de sua vida que chamam a atenção, conheça algumas delas:

    1. Isaquias tem ao todo 9 irmãos: 5 biológicos e 4 adotados. Sem pai presente, um irmão cuidava do outro enquanto a mãe, Dona Dilma, tinha jornada dupla de cuidar das crianças e ser servente de uma rodoviária. Mas o atleta não reclama, diz que teve uma infância divertida e cheia de aventuras!

    2. Uma dessas aventuras foi ter o corpo todo queimado por um acidente doméstico. Enquanto sua irmã mais velha esquentava água no fogão, Isaquias esbarrou na panela e teve boa parte do corpo queimado. Ele ficou um mês no hospital, e foi para casa desacreditado dos médicos, que diziam que o menino morreria em casa.

    3. Dois anos depois desse episódio, o menino sumiu de casa. A mãe recebeu uma ligação urgente no trabalho e mobilizou a vizinhança para procurá-lo. Ele foi encontrado em uma roça de cacau só de fralda chorando muito!

    4. Como toda criança levada, Isaquias já tivera várias torções e machucados. Mas aos 10 anos, um desses episódios foi mais grave. Ao subir em uma árvore para ver uma cobra morta, ele teve uma queda brusca em uma pedra, teve hemorragia interna e perdeu um rim. Por isso, ele ganhou o apelido de "sem rim".

    5. Isaquias nasceu em Ubaitaba (BA), que em tupi quer dizer "cidade das canoas". Na cidade, a utilização da canoa como meio de transporte é supercomum, pois o Rio das Contas corta a cidade.

    6. Quem percebeu a aptidão de Isaquias para o esporte foi Figueiroa da Conceição, que disputou a olimpíada de Barcelona em 1992, a primeira equipe de canoagem brasileira. O treinador estava em busca de novos talentos no projeto social Segundo Tempo, que tinha 200 crianças.

    7. Nesta época, o atleta já tinha fama de arteiro. Depois do treino, Isaquias comandava a bagunça da criançada para nadar no rio, só que a prática era proibida devido à poluição das águas. Como punição, o treinador o fez competir em uma categoria acima da dele e Isaquias fez bonito ficando entre os primeiros.

    8. Como já tinha descoberto a vocação pela canoagem, Isaquias abandonou os estudos na 5ª série.

    9. O tempo foi passando, e Isaquias precisava trabalhar para ajudar a família. Ele trabalhava na feira da cidade carregando compras para ganhar gorjetas, de 1 ou 2 reais. Mais tarde, ele ofereceu o serviço também nos mercados da cidade - ao mesmo tempo que já era campeão sul-americano de canoagem. Seu treinador conseguiu o primeiro patrocínio de Isaquias: R$50 mensais e roupas emprestadas para as competições.

    10. Em 2013, o baiano ganhou seu primeiro título mundial na canoagem. Depois disso, foi treinar em São Paulo, na raia olímpica da USP e atualmente reside em Lagoa Santa, cidade mineira junto com a delegação brasileira de canoagem. Eles moram juntos e dividem as tarefas domésticas.

  • Advertisement
  • Gostou de conhecer mais esse herói olímpico brasileiro? Veja também detalhes da história de Rafaela Silva, ouro no judô, e Thiago Braz, ouro no salto com vara.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!

10 curiosidades surpreendentes sobre Isaquias Queiroz

Queimadura, perda do rim e fugir pela mata foram algumas coisas que o medalhista olímpico já viveu! Conheça esta história surpreendente do nosso campeão da canoagem!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr