Os 10 rituais noturnos que você deve ter com seus filhos (isso mudará sua relação com eles)

Há 10 rituais noturnos bem simples que podemos fazer com nossos filhos, isso irá aproximá-los mais da família.

Roberta Preto

Lembro-me de ter assistido há muito tempo um programa de televisão que retratava a realidade do mundo animal. Uma mãe loba tentava proteger a todo custo seus 6 filhotes de uma cobra acuada num buraco, por mais que ela se esforçasse, um de seus filhotes sempre dava um jeito de escapar. Ele ia direto para o buraco, tentando bisbilhotar a cobra. A loba deixava os 5 e o puxava de volta, mas em uma de suas tentativas de também proteger os outros 5, distraiu-se com o fujão e ele foi devorado pela cobra na frente de sua mãe.

Os pais têm a responsabilidade de assumir o compromisso diário de amar e cuidar dos filhos, sem distrações, intervalos e sem desculpas. Porque ser pai e mãe nos dias de hoje requer dedicação total à família. Diante do rebaixamento de valores familiares nós, pais, não podemos tirar férias dessa responsabilidade sagrada. Se o fizermos, perderemos nossos filhos como a mãe loba perdeu seu filhote na história acima.

Podemos fazer 10 rituais noturnos que irão trazer nossos filhos para mais perto de nós. São eles:

1. Jantem juntos

À medida que os pais se conscientizarem mais da importância de fazerem refeições com os filhos, mais benefícios eles terão dentro de seus lares, pois todos estarão envolvidos e comprometidos com o horário de se reunirem para as refeições.

Muitos pais trabalham fora, e nem sempre é possível almoçarem com os filhos, mas, se mantiverem o compromisso de se esforçarem para estarem juntos no jantar, a família será grandemente abençoada.

Advertisement

2. Conversem sobre os desafios do dia

A boa conversa é uma das grandes aliadas para envolver os filhos nos laços familiares. Nutri-los com confiança e amor ajuda-os a se sentirem seguros para contar sobre os desafios enfrentados durante o dia.

A filha adolescente terminou o namoro e está muito triste, por mais cansado que os pais estejam, ainda assim é preciso falar com ela. Se não o fizer, “outros” o farão e a conversa pode ser bem perigosa. Também é importante lembrar que mesmo as crianças menores precisam ser ouvidas, ainda que a filha tenha dificuldades em pentear o cabelo da Barbie, e o caçula não consiga arrumar a roda do seu carrinho, ambos precisam dar a mesma atenção e compaixão por parte dos pais dado à filha adolescente.

3. Façam tarefas juntos

Existem muitas coisas legais para se fazer com os filhos, como ensiná-los a compartilhar tarefas. Um exemplo claro é quando o pai está lavando a louça, um dos filhos pode secar, já que a mãe preparou o jantar e a filha também a auxiliou no preparo das refeições. São coisas simples que marcam a vida dos filhos e ensina a eles o quanto são úteis e importantes dentro do lar.

4. Elogiar cada filho

Nunca permita que um filho durma sem saber o quanto ele é valoro. Cada filho possui suas próprias características, isso é o que os torna únicos. Lembrá-los de suas qualidades é responsabilidade dos pais, assim como corrigi-los sempre que for preciso.

5. Reserve tempo para lerem juntos

A boa leitura precisa ser ensinada desde os primeiros dias de vida do bebê, ela começa desde o berço e é fundamental para o raciocínio deles histórias contadas na infância. A boa leitura fortalece a mente dos filhos.

Advertisement

Ler bons livros e escrituras com eles irá ajudá-los a serem formadores de opiniões, não se deixarão ser enganados. Também serão mais estudiosos, pois através da leitura se incute os verdadeiros valores.

6. Reserve tempo para amá-los

Sabemos que a vida é corrida, às vezes o trabalho suga todas as energias e fica difícil chegar em casa e dedicar mais energia aos filhos. Mas é preciso, pois é dever dos pais guardar o melhor que há neles para doar aos filhos: o amor verdadeiro. Somente esse tipo de amor nunca se desgasta ou se cansa, é completo e fará a diferença na vida deles.

7. Ouça os filhos

Os pais precisam fazer todo o possível para ter a confiança dos filhos. Ouvi-los verdadeiramente é o primeiro passo. Há pais que chegam em suas casas e a primeira coisa que dizem aos filhos é: “Calem a boca”.

Nenhuma criança deve ser punida porque o seu dia foi ruim. Nenhum filho deve tolerar seu mau humor, porque o país está em crise. Os filhos nasceram para serem cuidados, ensinados e muito amados. Ouvi-los é nosso dever e uma prova de amor.

8. Reserve tempo para ensiná-los

O lar é a primeira escola na vida de uma criança, é nele que ela adquire os maiores valores na formação do seu caráter. Somente o amor dedicado e ensinado pelos pais generosamente farão dos filhos adultos honrados e responsáveis. Através desse amor, eles saberão sem dúvida nenhuma que vale a pena ser bom, pois aprenderam esses ensinamentos na infância.

Advertisement

9. Reserve tempo para aconselhar

Os pais que sabem ouvir e falar com os filhos conseguem perceber suas necessidades. Esses pais estarão prontos em qualquer situação para ajudar seus filhos. Se houver problemas, os próprios filhos irão buscar os pais para aconselhá-los. Não terão medo de encarar seus desafios e nem irão se acovardar nos erros ou nas mentiras, porque seus pais sempre os ensinaram e aconselharam a dizer a verdade.

10. Ore com os filhos

Nunca termine um dia sem dizer “eu te amo” aos membros da família e nunca permita que um filho durma sem que vocês orem juntos. Sim, os pais precisam ensinar seus filhos a orar e precisam orar com eles. A oração está entre os melhores ensinamentos que um pai e uma mãe pode oferecer a seus filhos.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.