Quando os filhos são cruéis com seus pais

Os maus-tratos aos pais por seus filhos pode começar desde muito cedo e pode trazer consequências terríveis.

Renata Finholdt

O relacionamento entre pais e filhos é algo grandioso e especial. Há um elo familiar que os une em amor, segurança, amizade e colaboração. Independente da idade que os filhos tenham os pais sempre se sentirão responsáveis por eles e os amarão incondicionalmente.

Há filhos, no entanto, que ao se tornarem jovens ou adultos se esquecem de seus pais. Não é incomum ver muitos deles que maltratam aqueles que são as pessoas mais importantes de suas vidas até o momento.

Infelizmente, os relatos de maus-tratos com idosos começam muito antes. Os insultos, unido à falta de respeito, podem começar bem cedo, ainda na infância ou adolescência.

A educação dada pelos pais, sem dúvida alguma, é importante para que os filhos tenham plena consciência do valor de seus pais em suas vidas, porém, é importante lembrar que os filhos fazem suas próprias escolhas no decorrer da vida. Elas, inclusive, podem não ser as melhores, independente do que aprenderam dentro das paredes de seu lar.

Como conviver com um idoso

Advertisement
Como conviver com um idoso / via Familia.com.br – Descubra Como Fortalecer Sua Vida Familiar e Muito Mais

Na infância

Os insultos já podem começar na infância quando os pequenos usam palavras de baixo calão com seus pais, mostrando assim uma terrível falta de respeito. Nestes momentos, eles precisam ser firmemente ensinados e repreendidos para que entendam que devem honrar seus pais a todo momento, por toda sua vida.

Na adolescência

Quando adolescentes, os filhos por vezes fazem pequenos comentários humilhantes em relação a seus pais, estes também são considerados insultos. Claramente, é possível diferenciar uma simples brincadeira adolescente de uma agressão em forma de palavras. Muitas vezes, esses insultos acontecem na frente de outras pessoas, o que torna a situação um pouco mais triste.

Na fase adulta

Os adultos insultam e humilham seus pais quando já não mostram o respeito por eles e não cuidam deles como deveriam. Quando os pais se tornam idosos, cabe aos filhos a responsabilidade sobre os cuidados com eles. Acompanhamento a consultas médicas, cuidados com seu bem-estar emocional e até mesmo financeiro são demonstrações de carinho e respeito. Muitos idosos chegam a uma idade mais avançada, onde não conseguem fazer sozinhos as pequenas tarefas do dia a dia, e neste momento alguns filhos delegam essa responsabilidade a outras pessoas que muitas vezes não tem a qualificação necessária para isso, demonstrando uma total falta de preocupação com o bem-estar de seus pais. Outros perdem rapidamente a paciência com seus pais idosos e mostram atitudes agressivas, algo lamentável.

O Senhor considera o respeito aos pais algo tão importante e essencial que declarou a Moisés, um de seus profetas do Velho Testamento, um mandamento específico a isso: honrar pai e mãe.

Como diria o cantor e compositor brasileiro, Caetano Veloso, “quando a gente gosta é claro que a gente cuida”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.