Ensinando seus filhos sobre os 10 Mandamentos

Os 10 mandamentos embora pareçam limitações na verdade são instruções a nós dados por um Pai amoroso que deseja que voltemos a Ele.

Becky Rickman

Os 10 Mandamentos encontrados no Antigo Testamento podem parecer irrelevantes para os nossos filhos. Eles já sabem o básico – Não devemos roubar, não devemos mentir, não devemos matar. Mas há muito mais para aprender e nós devemos isso a eles: ensiná-los os significados mais profundos por trás dos 10 Mandamentos e a encontrar sentido neles em nosso dia a dia e em nossa época.

Aqui estão os 10 mandamentos com comentários adicionais:

1. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3)

Este mandamento pode ser especialmente difícil de entender se já ensinamos nossos filhos a acreditar em um só Deus. Mas “outros deuses” inclui qualquer coisa que roube nossa reverência à divindade e à vida em geral. Obsessão em ganhar dinheiro, tempo em frente à televisão, fofocas de celebridades, ser “casado” com o trabalho, abuso de drogas e pornografia – tudo isto pode tornar-se deuses para nós ao centralizarmos nosso mundo em torno dessas coisas.

2. “Não farás para ti imagem de escultura.” (Êxodo 20:4)

Isto tem muito a ver com o primeiro mandamento na medida em que lidamos com as coisas que adoramos. Enquanto são proibidos os deuses esculpidos em pedra, o que quer que estejamos a construir que se torne mais importante do que o nosso Deus nos coloca em risco do mesmo tipo de idolatria. Pode ser acumular algo que se torne o nosso foco ou adorar outros ídolos, como atletas, times de futebol ou astros do cinema.

3. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.” (Êxodo 20:7)

Isso não significa apenas usar o nome do Senhor de uma maneira profana. Inclui o uso casual, assim como o popular “Ai meu Deus”.

Advertisement

4. “Lembra-te do dia do sábado para o santificar.” (Êxodo 20:8)

Este é um mandamento interpretado de muitas maneiras diferentes, mas no final se resume a ensinar seus filhos a se perguntar: “Será que o que estou fazendo diminui a santidade do dia do Senhor? É necessário fazer isso hoje? Será que fazê-lo mantém minha mente focada no que Deus fez por mim? ” Se a resposta for não, então provavelmente não é uma boa atividade para o dia santificado. Atividades de valor incluem ir à igreja, visitar os doentes ou solitários, caminhar e apreciar a natureza, escrever cartas, compilar a história da família e a leitura. O trabalho no domingo é geralmente desencorajado. Certamente há profissionais que precisam trabalhar neste dia, como médicos e policiais.

5. “Honra a teu pai e a tua mãe.” (Êxodo 20:12)

Isto significa mostrar respeito às pessoas que lhe deram a vida – sejam elas boas ou más – simplesmente porque foram elas que lhe deram a oportunidade de vir à Terra e ter uma vida. No entanto, o mandamento, vai muito além disso. Precisamos honrar o legado de nossos antepassados e tudo o que tornaram possível para nós. Também devemos honrar aqueles que nos nutriram e ensinaram como se fossem nossos pais. Podemos ensinar aos nossos filhos que Deus é nosso Pai e parte de honrá-lo é ser obediente aos Seus mandamentos, aprender sobre Ele tanto quanto possível, ser gentil com os outros e viver a melhor vida que pudermos, considerando-O em todas as decisões que tomamos. Também podemos honrar a Deus através da oração regular.

6. “Não matarás.” (Êxodo 20:13)

Embora saibamos que não devemos matar, temos que considerar outros tipos de coisas que podem ser consideradas como matar. Precisamos ensinar nossos filhos a não destruir os sentimentos dos outros bem como a confiança, o senso de autoestima ou seus sonhos. A não se envolverem em qualquer comportamento que possa fazer definhar o espírito de alguém.

7. “Não adulterarás.” (Êxodo 20:14)

Devemos ensinar nossos filhos que isso não significa apenas atos sexuais fora do seu próprio casamento, mas também outros pecados sexuais. Precisamos convencê-los da importância de se manterem castos e aguardar a hora e lugar certo antes de mergulharem em relacionamentos físicos íntimos.

8. “Não furtarás.” (Êxodo 20:15)

Isto significa todas as formas de apoderar-se de algo que não nos pertence. Inclui o tempo no trabalho, dar “brindes” aos nossos amigos de coisas que deveriam ser pagas, roubar suprimentos e pegar sem pedir. Todos esses tipos de roubo devem ficar claros para os nossos filhos, antes de liberá-los para o mundo. Também devemos ensinar nossos filhos a não “roubar” o bom nome de alguém através da calúnia.

Advertisement

9. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êxodo 20:16)

Devemos ensinar nossos filhos que isso inclui não só mentir sobre alguém, mas qualquer forma de maledicência ou comentários desnecessários. Devemos manter confidências e não espalhar rumores – sejam eles verdadeiros ou não.

10. “Não cobiçarás.” (Êxodo 20:17)

Este é um dos mandamentos mais difíceis na era da competição eletrônica em que vivemos. Nossos filhos veem seus amigos com o mais moderno e melhor dispositivo eletrônico e sentem que devem ter um também. Precisamos que eles saibam que gastar tempo e energia desejando o que os outros têm, incluindo namorados, é exatamente o contrário do que nos é ensinado neste mandamento. Precisamos nos esforçar em realizar o bem, e não nos concentrarmos tanto em querer o que os outros têm.

Estas 10 regras básicas nos foram dadas para o nosso próprio bem, nosso aprendizado e crescimento. Se conseguirmos incutir os 10 Mandamentos em nossos filhos, explicando sua profundidade e complexidade, eles se tornarão adultos mais felizes que almejam o bem ao invés do mundano.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Teaching your children about the 10 commandments.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.