O que você realmente precisa saber sobre ansiedade e depressão

De 1993 a 2013, num espaço de 20 anos, o número de doentes com depressão e ansiedade aumentou quase 50%. Tais enfermidades custam mais de um trilhão de dólares por ano para a economia global.Veja o vídeo no final.

Luiz Higino Polito

A primeira coisa que alguém que sofre com depressão ou ansiedade deve lembrar é de que não está sozinho em sua difícil luta contra tais males. No mundo todo, não importando a classe social ou raça, são mais de 615 milhões de pessoas que são afetadas por tais enfermidades.

No estudo realizado pela agência das Nações Unidas para a saúde, divulgado recentemente na revista científica “The Lancet Psychiatry”, chegou-se à conclusão de que o custo anual global causado pela depressão e ansiedade é de mais de um trilhão de dólares. No entanto, apesar de ser tão alto o valor gasto no tratamento dessas doenças, o retorno em produtividade dos trabalhadores analisados no estudo supera em muito o valor gasto. Após constatar este fato, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse que “Precisamos agora encontrar formas de garantir que o acesso a serviços de saúde mental se torne uma realidade para todos os homens, mulheres e crianças, onde estiverem.”

Os investimentos em serviços de saúde mental, porém, estão muito longe do ideal: De acordo com o Atlas de Saúde Mental 2014 da OMS, as nações de mais baixa renda gastam apenas 1% de seu orçamento com isso chegando, no máximo, a 5% nas nações de mais alta renda. Essas baixas porcentagens gastas com saúde mental, no mundo, levou o presidente do Banco Mundial, Jim Young Kim, a declarar: “Apesar de centenas de milhões de pessoas no mundo viverem com distúrbios mentais, a saúde mental tem permanecido nas sombras. Isso não é apenas uma questão de saúde pública – é uma questão de desenvolvimento”.

Depressão e ansiedade: Uma epidemia global

Saber que tantas pessoas ao redor do mundo também sofrem de depressão não é suficiente para que o sofrimento dos depressivos e muito ansiosos seja superado. Deve-se procurar tratamento médico especializado, pois quando a depressão é profunda, o risco de se atentar contra a própria vida é de 15% dos casos, segundo os estudiosos do assunto.

Todo cuidado é pouco, tanto de quem sofre, quanto dos parentes e dos amigos. Existem muitos remédios que podem ajudar, os quais devem ser tomados à risca conforme receitados, e não devem ser interrompidos sem supervisão médica. Além dos tratamentos convencionais, tratamentos alternativos, como a hipnose, podem ser acrescentados para se vencer essas traiçoeiras enfermidades da mente.

Advertisement

Conforme a vida vai se tornando mais complicada e competitiva, principalmente nas cidades mais habitadas, o risco de se desenvolver a depressão aumenta. Não importa se o país é rico ou pobre: a depressão pode atingir qualquer um. Nas regiões mais frias, porém, segundo os estudos, os casos são mais frequentes, parecendo que a depressão tem um pouco a ver com a falta de se tomar sol. Falta de exercícios físicos também são apontados como um possível agravante da depressão.

Usando todos os recursos para se curar

As pessoas que sofrem de depressão ou muita ansiedade precisam ter o desejo de se curar, embora estejam se sentindo desanimadas com a vida, e não vendo perspectivas para o futuro (o que são sintomas muito fortes das depressões). Essa é a maior armadilha dessas enfermidades da mente: tentar impedir o paciente de se tratar, assim como um vírus de computador ataca primeiro os programas antivírus – justamente os programas que estão no sistema para impedir que os vírus de computador estraguem a máquina. Os depressivos devem se lembrar que acima das grossas nuvens escuras da doença, o sol continua a brilhar forte como sempre, apesar de, no momento, não ser possível vê-lo.

A alegria de viver pode voltar (e volta mesmo) para milhões e milhões de pessoas que não desistem de lutar e que buscam ajuda de profissionais de saúde e também através de estudo e pesquisas para encontrar as soluções para os seus males.

Um vídeo essencial para todos os depressivos e muito ansiosos!

Se você quer melhorar da depressão ou tem algum parente ou amigo com este mal, veja este vídeo da Organização Mundial da Saúde:

Não deixe de ver o vídeo todo! Ele pode ajudar mesmo!

Advertisement

A vida continua sendo boa para ser vivida. Precisamos todos, doentes ou não, aprender a viver da melhor maneira possível, e quanto mais aprendermos a viver melhor, mais felizes seremos.

Tudo passa nesta vida. A alegria de viver pode voltar por mais profunda que tenha sido, um dia, a depressão. Não desista nunca de viver. A esperança deve ser sempre nossa maior companheira, por maior que seja o desafio que estejamos enfrentando no momento.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!