5 lições que seu filho precisa para se tornar um adulto responsável

Pode ser doloroso para você fazer isso com seu filho, mas, pode acreditar, é para o bem dele!

1,975 views   |   53 shares
  • Veja algumas coisas que você pode fazer agora para que seu filho se torne uma pessoa independente e responsável:

  • 1. Apresente-o às panelas

  • O fogão e as facas são os últimos itens da casa que a maioria das mães gostaria de ver seus filhos manipulando, mesmo os adolescentes. Mas um dia eles terão que fazer isso. Para a sua sobrevivência, eles precisam aprender a se virar, estando você perto ou longe.

  • Portanto, não tenha medo de ensinar seu filho a cozinhar, a preparar alimentos saudáveis e mais elaborados. É só treiná-lo a manipular adequadamente panelas quentes e objetos cortantes. Ele irá lhe agradecer quando chegar na fase adulta e não precisar sobreviver comendo Miojo e pipoca de micro-ondas.

  • 2. Dê-lhe várias tarefas, sem pena

  • Não permita que seu filho desperdice seus dias e os melhores anos de sua vida jogando ou fazendo outras coisas no computador ou celular que não levam a lugar algum. Ele precisa de outras responsabilidades além das escolares. Precisa cumprir tarefas em casa, ajudar a tomar conta do irmão mais novo, cuidar dos animais de estimação etc. Quanto mais habilidades ele aprender agora, mais bem-sucedido será o seu futuro.

  • 3. Deixe-o aprender "pela dor"

  • Seu papel é ensinar, orientar seu filho. Mas não pode forçá-lo a fazer o que você quer o tempo todo. Se você já cansou de insistir: "Meu filho, vai esfriar! Leva o casaco!", "Não vai tomar banho hoje de novo?" ou "E aquele trabalho de história, quando você vai fazer?" e ele finge que está tudo sob controle ou ignora o que você diz; talvez seja a hora de deixá-lo arcar com as consequências de seu desleixo. Passar frio por algumas horas, ou ver sua colega de aula olhando para ele com cara de nojo ou ficar em recuperação pode ser uma boa lição a respeito de como as más escolhas podem trazer consequências tão desagradáveis. Se ficar a vida inteira alertando-o, insistindo e "levando-o no colo", ele nunca irá amadurecer e se tornar uma pessoa responsável.

  • 4. Não interceda por ele

  • Seu filho novamente não conseguiu terminar um trabalho porque começou a fazê-lo na véspera da data de entrega, e você está prestes a conversar com a professora para pedir mais prazo? Não faça isso! Jamais interceda por seu filho quando ele fizer pouco por si mesmo. Se tiver sempre alguém para facilitar as coisas, para livrar sua cara, ele vai sempre tirar proveito disso. E ele terá muitos problemas na vida adulta.

  • Advertisement
  • 5. Não tente poupá-lo da realidade, por mais que doa

  • Alguém que ele ama acabou de morrer, ou vocês enfrentam sérios problemas financeiros, ou cãozinho da família precisa ser sacrificado; por mais dura que seja a realidade, não a esconda de seu filho. O sofrimento faz parte da vida, e ajuda no amadurecimento humano. O que você deve fazer é confortá-lo e apoiá-lo nesse momento, jamais mentir para ele.

  • Lemos neste site de psicologia: "Em vários momentos os pais serão impelidos a serem inflexíveis em suas ordens e determinar limites intransponíveis, mas esse não pode ser o funcionamento padrão de todas as coisas.(...) Controlar as escolhas dos filhos pode ser um grande erro. Primeiramente, porque isso não é possível sem custar a maturidade deles. O grande desafio a ser cumprido durante a adolescência será conquistar a liberdade com responsabilidade e isso inevitavelmente envolverá alguns riscos. Adolescer e se tornar adulto significa aprender a fazer as próprias escolhas, tomar decisões importantes quanto à própria vida."

  • Quanto mais cedo você estimular seu filho a ser independente e a arcar com as consequências de suas escolhas, em vez de poupá-lo das frustrações da vida, mais rápido ele amadurecerá e maiores chances terá de se tornar um adulto responsável.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

5 lições que seu filho precisa para se tornar um adulto responsável

Pode ser doloroso para você fazer isso com seu filho, mas, pode acreditar, é para o bem dele!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr