4 maneiras de fazer terapia de casal funcionar para você

As 4 maneiras simples de fazer a terapia de casal funcionar para você.

Roberta Preto

“Casamento é a maior provação na vida de um homem” essas foram palavras de um bom homem que tem esposa e filhas lindas. Acredito eu que quando ele usou essa expressão, ele estivesse referindo-se aos desafios, provações e tentações que tanto ele como sua esposa precisam enfrentar diariamente. Eles não são os únicos, pois muitos casais passam por situações bem parecidas.

Viver a dois, compartilhar sonhos, lidar com as divergências de opiniões e ainda ter pique para discutir os problemas dos filhos e da relação é algo que desgasta qualquer um. Alguns optam pelo silêncio para evitar mais discussões, mas nem sempre é bom, às vezes silenciar pode ser tão prejudicial quanto discutir, em situações como essas o melhor a fazer é esfriar a cabeça, recuperar o bom diálogo e conflitar o que precisa ser discutido, resolver a situação e dar um ponto final no problema.

A disponibilidade de fazerem o que for preciso para resgatar os laços de amor dentro do lar depende do próprio casal. A qualidade no relacionamento amoroso tem muito a ver com as escolhas que os cônjuges estão dispostos a fazer um pelo outro. Do mesmo modo que o casal precisa um do outro para se ofenderem, eles também precisam um do outro para se perdoarem.

Uma grande verdade é que o seu casamento não é perfeito, nem mesmo o da sua vizinha ou de sua irmã é. Diferenças sempre vão existir, mas é preciso que ambos estejam comprometidos com o convênio que fizeram de suportar tudo para respeitarem suas diferenças.

A negligência diante dos votos do matrimônio, como traição e maus-tratos com o cônjuge é um abuso e deve ser denunciado quem o faz, pois são pessoas vazias e covardes.

Advertisement

Os conflitos e as diferenças são situações normais que só precisam ser equilibradas. Não se desiste de um relacionamento estável por conta de problemas, talvez vocês só estejam precisando de uma pessoa que esteja do lado de fora e tem bagagem suficiente para enxergar o problema do lado de dentro, um terapeuta pode ser um pilar para salvar o casamento de vocês.

“Perdi as contas das vezes em que desejei que um casal tivesse me procurado anos antes a fim de que tanto ressentimento não houvesse envenenado o casamento.” (Terapeuta Conjugal e Familiar Licenciada Lori Cluff Schade)

Existem 4 maneiras de fazer a terapia de casal funcionar. São elas:

1. Ouvir

O terapeuta não irá aconselhar ou dar palpites na sua vida ou do seu parceiro, ele é um profissional qualificado que irá ouvir tudo atentamente e apontará para ambos o problema, ele também irá ajudá-los a descobrir meios de superarem seus desafios de uma forma sadia. Mas é preciso que você permita que seu cônjuge diga tudo o que realmente o incomoda e você precisará ouvir e respeitar o espaço dele.

2. Falar

Do mesmo modo que seu cônjuge falou o lado dele, você também deve fazer o mesmo, sem medo ou receio, apenas diga tudo o que sente em relação a ele e não se preocupe com nada, pois o terapeuta está ali não para julgar sua pessoa e nem a do seu parceiro, mas para avaliar e tratar a comunicação entre vocês e identificar o que está contaminando o casamento.

Advertisement

3. Aceitar

Algumas vezes os homens são mais inclinados a fugir da terapia de casal por receio de palpites e conselhos por parte do terapeuta, quando na verdade como já foi dito acima, não é dessa forma que eles trabalham. Os terapeutas têm como finalidade ajudar o casal a enxergar o problema e os três irão descobrir métodos de superação para usarem em cada conflito.

4. Paciência

A vida é cheia de dificuldades, alguns casais lidam com elas, já outros escolhem desistir. O problema é que muitos querem soluções instantâneas e a vida não funciona assim, é preciso tempo para todas as coisas e não é diferente para a terapia de casal.

O terapeuta é um facilitador, ele irá ajudar o casal a fazer seu próprio caminho e não dizer qual estrada pegar, se é a da reconciliação ou do divórcio, geralmente eles se empenham para que as famílias permaneçam unidas, mas eles são profissionais e respeitam o livre-arbítrio de cada indivíduo.

Seja paciente com seu cônjuge e consigo mesma e, deem uma nova chance para seu casamento!

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.