Este é o tempo ideal que o seu filho deve dormir (de 0 a 10 anos)

Com a tabela do sono você vai entender se o seu filho dorme mais ou menos que deveria!

Evelise Toporoski

O sono das crianças é um grande mistério! Tem dias que às 2h da madrugada o filho está cheio de vida e disposição, enquanto os pais precisam fazer de tudo para conseguirem ficar acordados e cuidar do pequeno.

Até uma certa idade, as crianças precisam dormir de dia e à noite para ter seu ciclo de sono completo. Ao dormir o suficiente para a sua faixa etária, elas terão uma série de benefícios como o desenvolvimento físico, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e relaxamento dos músculos, além de descansar para ficarem bem despertas e aproveitar ao máximo um mundo novo cheio de descobertas!

A American Sleep Association divulgou em 2015 um guia para os pais entenderem qual a recomendação diária de sono para cada idade. É importante ressaltar que são recomendações, e algumas crianças podem precisar um pouco menos ou mais tempo de sono.

Apesar dos benefícios de dormir essas horas que precisam, as crianças dormem menos do que precisam, segundo levantamento da revista Crescer. Apenas 9% das crianças até 2 anos dormem a quantidade recomendada e 66% dos pais têm ciência de que o filho não dorme tudo o que precisa.

Michele Melão, consultora de sono infantil e baby planner certificada pela Internacional Academy of Baby Planner Professionais, sugere que os pais fiquem atentos a alguns sinais que o filho dá quando está som sono:

Advertisement
  • Observe se ele tem alguns sinais clássico de cansaço, como olheiras, se ele esfrega os olhos ou boceja. Se mesmo depois de acordado ele continua com estes sinais, pode ser que precise dormir ainda mais.

  • Se apresenta dificuldade de concentração e irritação.

  • Enquanto bebê, se cansa ao mamar e chora muito, ele pode estar precisando primeiro dormir para depois de alimentar.

  • Quando mexe na própria orelha ou da mãe repetidas vezes é um sinal que está procurando relaxar para dormir.

  • Mesmo se estiver com fome, uma criança muito cansada vai se recusar a comer porque sua necessidade mais urgente naquele momento é dormir.

    Advertisement

Nestes casos, não importa a hora, coloque a criança para descansar em um lugar calmo, com pouca claridade e uma temperatura agradável. Não adianta ficar balançando a criança em frente à TV, com conversa e barulho e à base de gritos. Assim como nós precisamos de um lugar confortável para dormir, com pouca claridade e barulho, com as crianças acontece o mesmo.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!