Pesquisa científica revela: beber socialmente pode causar estes 7 tipos de câncer

A notícia é um banho de água fria e um alerta àqueles que não veem problema em beber socialmente.

1,460 views   |   30 shares
  • Todo mundo está ciente de que o abuso e a dependência do álcool causam sérios prejuízos à saúde. Mas o que foi descoberto recentemente irá afetar, também, a vida daqueles que bebem pouco ou moderadamente.

  • A bomba

  • Segundo pesquisa publicada na revista científica Addiction, agora há provas conclusivas de que o consumo de bebida alcoólica, mesmo em poucas quantidades, está diretamente relacionado a, pelo menos, sete tipos de câncer.

  • De acordo com Jennie Connor - integrante do departamento de medicina preventiva e social da Universidade de Otago, na Nova Zelândia - que conduziu a pesquisa, "há fortes evidências de que o álcool cause câncer em sete locais no corpo e provavelmente em outros. Mesmo sem o conhecimento completo dos mecanismos biológicos [de como o álcool provoca câncer], a evidência epidemiológica pode sustentar o veredito de que o álcool provoca câncer de garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestinoe mama". Há, ainda, indícios de que beber também causa cânceres de pele, próstata e pâncreas.

  • Antes, acreditava-se que o álcool era um fator de risco para o câncer, mas a pesquisa comprovou uma relação direta entre os dois.

  • Connor chegou a esses resultados depois de estudar, durante os 10 últimos anos, as avaliações realizadas pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, o corpo do câncer da Organização Mundial da Saúde e outras autoridades.

  • E como fica o vinho?

  • No início deste ano, a conceituada diretora médica na Inglaterra, Dame Sally Davies, causou o maior alvoroço ao afirmar que mesmo aquela taça diária de vinho tida como benéfica à saúde e ao coração, tem potencial para causar câncer de mama.

  • Os estudos conduzidos por Connor fornecem duas outras informações importantes: aliar o álcool ao fumo potencializa o risco de câncer (o que não causa espanto); e há alguma evidência de que parar de beber pode reverter o risco de câncer de fígado, laringe e faringe. Então, sem essa de "Estou perdido mesmo, vou cair na bebida de vez!" Quanto antes a pessoa parar, maior será as suas chances de não desenvolver a doença.

  • Advertisement
  • Segundo o relatório emitido pelos pesquisadores, meio milhão de pessoas morreu de câncer em 2012 devido ao consumo de álcool. Isso representa 5,8% das mortes por câncer no mundo inteiro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Pesquisa científica revela: beber socialmente pode causar estes 7 tipos de câncer

A notícia é um banho de água fria e um alerta àqueles que não veem problema em beber socialmente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr