7 hábitos que provocam dor de cabeça durante o dia

Fazemos tantas coisas no automático que posso garantir que muitas dores de cabeça poderiam ter sido evitadas ao longo de nossas vidas. Quer saber como? Você não pode perder este artigo!

2,404 views   |   16 shares
  • Dores de cabeça são comuns em qualquer lugar do mundo. Às vezes mais fracas, às vezes mais fortes. As dores de cabeça mais comentadas popularmente são as causadas pela tensão muscular, que se dá por alguma má postura, é mais leve e constante; e a enxaqueca que é lateralizada, pulsátil e forte, pode causar náuseas; muitas pessoas ficam intolerantes à luz e ruído.

  • Se a dor de cabeça for crônica, deverá ser acompanhada e tratada por um especialista em neurologia. No entanto, por ser uma doença recorrente, onde muitas pessoas reclamam em nosso dia a dia, pensamos logo em uma automedicação e que tudo está certo. Engano o nosso.

  • Para ter uma boa qualidade de vida é necessário que o corpo esteja em homeostase, e se algo não vai bem e está incomodando, é bom ser investigado.

  • Aqui estão alguns motivos que podem estar lhe causando dores de cabeça, muitas vezes não são problemas complexos como determinações genéticas ou problemas neurológicos. Precisamos ver o contexto que estamos inseridos, o que estamos comendo, como está nossa postura. E então, aqui estão 7 hábitos que se você tem, precisa mudar, para não se prejudicar ainda mais.

  • 1. Computador

  • Este aspecto engloba duas vertentes: A visão e a má postura. Que podem estar relacionadas ou não ao uso de computadores. No entanto, como o dia a dia da maioria da população hoje é em frente ao computador, seja para trabalhar ou estudar, podemos levar em consideração que o hábito de não descansar os olhos e ficar mal posicionado, seja na forma de sentar, digitar ou utilizar o mouse, acaba tencionando os músculos, o que acarreta a enxaqueca ou dor de cabeça.

  • 2. Horas de sono

  • Sabe aquela história de que a mulher precisa de mais horas de sono que o homem e que o sono é cumulativo? Pois é, não é mito. Claro que cada organismo de acordo com o contexto que está inserido se acostuma com horas "x" de sono. No entanto, se por algum motivo você dorme menos do que está acostumado, isto também pode lhe trazer além de belas olheiras uma boa dor de cabeça. E para isto, você pode tomar o melhor relaxante muscular que quiser. Somente uma boa noite de sono irá lhe ajudar.

  • 3. Doces

  • Ao contrário do que sentimos na hora em que comemos, os doces podem até nos trazer aquela sensação de prazer e satisfação, mas não se engane, isto é momentâneo. O cacau contém substâncias que impedem o relaxamento dos músculos, o que pode ocasionar episódios de enxaqueca ou cefaleia.

  • 4. Doenças crônicas não acompanhadas por um médico

  • Advertisement
  • Doenças como sinusite, enxaqueca ocasionada por alimentos ou alergias devem ser alinhadas com um médico que passe um tratamento adequado, visto que são recorrentes e só são descobertas com exames laboratoriais. Qualquer outro tipo de remédio indicado por um amigo ou farmacêutico poderá somente mascarar o problema, o que poderá acarretar problemas futuros.

  • 5. Cafeína e bebidas alcoólicas

  • A cafeína, assim como as bebidas alcoólicas, tem um efeito desidratante pouco conhecido. Pessoas que consomem café em demasiado para ajudar o corpo com seu efeito estimulante, após uma longa noite de bebedeira, precisam saber que o efeito desidratante também está ligado à dor de cabeça. Você, então, estará somente "tapando o sol com a peneira". Embora ficar em abstinência também cause enxaquecas, o ideal é se desintoxicar e parar de forma gradual, pois eliminá-los de vez podem causar fortes dores.

  • 6. Não comer corretamente ou pular refeições

  • A MTC (medicina tradicional chinesa) diz que se a dor de cabeça está "latejando" perto das têmporas, ela está ligada ao estômago (pois esta medicina estuda os meridianos, e estes passam por todo o corpo, e consequentemente tudo está ligado). Ou seja, se você tem se alimentado de forma errônea ou está há muito tempo sem comer, sua cabeça começará a dar o sinal. Muitas vezes, com tantas tarefas a fazer, "enganamos" o estômago com uma bolacha aqui, uma bala ali, um suco aqui, um chá ali. No entanto, se seu organismo não estiver satisfeito, ou não tiver os nutrientes necessários, ele emitirá sinais. E neste caso, será as dores de cabeça.

  • 7. Absorver problemas

  • Embora saibamos que não devemos absorver as coisas ruins que acontecem, muitas vezes, sem querer, aquele problema fica presente em nossos pensamentos enquanto cozinhamos, limpamos a casa, dirigimos para o trabalho etc. Ficar estressado e absorvendo problemas também causam fortes dores de cabeça. Uma dica: Se você está estressado, não ligue o rádio. Você muito provavelmente escutará tragédias, brigas de trânsito, políticos corruptos sendo soltos, na realidade, você não precisa de mais problemas, certo? Coloque seu CD preferido, pen drive, ou seja lá o que for melhor. Vá cantando até o trabalho. Só não vá em silêncio. Não pense. Dirija, cante, não ouça nada além de música. Alegre seu dia logo cedo, ao invés de absorver mais culpa e problemas.

  • Muitas de nossas dores podem ser evitadas. Exercícios físicos como pilates, yoga, corrida no parque e muitos outros aliviam as tensões e produzirem hormônios como endorfina, serotonina e muitos outros que ajudam nas sensações de bem-estar. Experimente. Suas dores de cabeça melhorarão, garanto!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.

7 hábitos que provocam dor de cabeça durante o dia

Fazemos tantas coisas no automático que posso garantir que muitas dores de cabeça poderiam ter sido evitadas ao longo de nossas vidas. Quer saber como? Você não pode perder este artigo!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr