Atenção: 5 sinais de ALERTA para uma gravidez ectópica

Descubra quais os sintomas que devem ser observados durante o início de sua gestação em caso de gestação ectópica.

Cibele Carvalho

Minha intenção hoje não é de maneira alguma preocupar ou aterrorizar as novas mamães, ou mamães já experientes, mas tão somente trazer um assunto que pode passar despercebido nesse momento tão lindo da gravidez, especialmente se foi planejada e esperada com tanto carinho.

Podem acreditar, não foi fácil escrever essas palavras, mas como forma de alerta e de usar as ferramentas que possuímos para prevenir e ajudar algumas mulheres a evitar danos gravíssimos que podem ocorrer, resolvi compartilhar.

Antes de relatar o meu doloroso caso de gravidez ectópica, acompanhem comigo alguns sintomas dessa doença que, por serem muitos, exatamente os sintomas de gravidez não são notados:

1. Forte dor abdominal específica

Segundo a ginecologista e mastologista Dra. Sheila Sediciais, inicialmente a mulher apresenta os mesmos sintomas de uma gravidez normal, no entanto, pode-se desconfiar de uma gravidez ectópica, isto é, quando o embrião se forma nas trompas, quando as dores abdominais são fortes e mais especificamente em um dos lados do abdômen (esquerdo ou direito).

Isso ocorre pelo fato de que como o embrião está se desenvolvendo, crescendo, mas não possui espaço suficiente, pois não se alojou adequadamente no útero, força as trompas para tentar sair, então surgem as dores abdominais agudas.

Advertisement

2. Sangramento vaginal semelhante à menstruação

A mulher pode desenvolver uma gravidez ectópica que é normalmente descoberta entre a 5ª e 14 ª semana de gestação, após esse período já se evidenciou onde exatamente o embrião está se desenvolvendo.

Então, se acaso houver algum sangramento vaginal nesse período, vá ao médico e peça uma ultrassonografia, o sangramento é semelhante ao da menstruação, no entanto, vem seguido das dores abdominais fortes.

3. Náuseas ou vômitos constantes

Após fazer o teste de Beta HCG, os sintomas de qualquer gravidez parecem ser mais latentes, entre eles os principais, náuseas e vômitos.

Isso não é diferente nesses casos, afinal seu corpo já entendeu que você está grávida, apenas não sabe que não é uma gravidez saudável.

4. Anormalidades referentes à fertilidade

Se você já possui algum histórico de infertilidade, ou doenças como a endometriose, precisa ficar mais atenta.

Advertisement

Pesquisas da Sociedade Europeia de Reprodução e Embriologia com a participação de 14 mil mulheres, constatou que as mulheres que possuem endometriose têm um aumento três vezes maior de chances de ter uma gravidez ectópica.

5. Doenças pélvicas e infecções

Segundo o Dr. Pedro Pinheiro, especialmente se houve qualquer tipo de inflamação nas trompas, tal como a salpingite, o risco de uma gravidez ectópica fica maior ainda, pois impede que o óvulo fecundado percorra o caminho até o útero.

Infelizmente, essa é uma gravidez que precisa ser interrompida, ou por medicamentos (se ainda estiver bem no começo), ou mediante um procedimento cirúrgico, isso porque os riscos de uma hemorragia interna são grandes, causando a morte da gestante.

Meu breve relato: Estava com muitos sintomas de gravidez e tinha certeza que estava grávida, no entanto, não esperava esse tipo de gravidez. Estávamos fazendo tratamento para um novo bebê, isso porque eu tenho endometriose. Foi como um raio em nossas cabeças, uma notícia triste, só quem sente pode imaginar, mas de outro lado ficamos gratos ao nosso bom Deus por ter protegido e guardado a minha vida, poderia ter morrido. Sei que tudo que acontece aqui nessa Terra está no controle de um Deus maior, e um dia tudo isso será resolvido pela graça e ajuda de Dele.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.