Isso é o que você precisa saber sobre a regra dos 5 segundos

Será que realmente a regra dos 5 segundos funciona? Existe alguma comprovação científica?

Stael Ferreira Pedrosa

Sempre ouvi, desde criança, quando alguma comida me caía das mãos, minha mãe ou outra pessoa dizer: “Pega rápido que não dá tempo da bactéria subir”. Eu achava engraçado, imaginava as bactérias correndo para pegar a comida e “subir” nela.

Mas, essa crença é bastante comum. A regra é simples: muitas pessoas acreditam que se você pegar o alimento que cai no chão em até 5 segundos ele tem menos risco de estar contaminado. O que se provou ser uma meia verdade.

Devido ao tamanho das bactérias e a considerável distância que se forma em várias partes do alimento, estas demoram para alcançá-lo, o que justifica que se você o recolher antes de 5 segundos ele estará mais seguro. Porém, muitas partes da superfície do alimento ficam em contato direto com as possíveis bactérias existentes no chão e dependendo das condições do piso, do tipo de alimento (úmido ou seco), ele pode sim estar contaminado.

Fatores que influenciam na contaminação

Tempo de exposição

O primeiro, claro, é o tempo. Um estudo feito na Inglaterra e divulgado no Brasil pela revista Veja, descobriu que “a quantidade de bactérias transferidas à comida está diretamente associada ao tempo em que ela permanece em uma superfície – ou seja, quanto menos tempo no chão, menor a contaminação.”

A bióloga Karlla Patrícia, explica que o alimento em contato com o chão por cinco segundos é contaminado por 150 a 800 bactérias, esses valores são 10 vezes mais altos quando ficam por 1 minuto no chão.

Advertisement

Consistência do alimento e tipo de alimento

Constatou-se também que alimentos pegajosos, como manteiga, margarina, geleias, etc. se contaminam mais fácil e rapidamente que os alimentos secos como biscoitos e torradas. Porém, alguns tipos de alimentos ainda que pegajosos têm menor índice de contaminação, são eles:

  • Alimentos processados como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães (devido ao alto índice de sal ou açúcar)

  • Alimentos secos como bolachas e pães torrados

  • Qualquer alimento com alto teor de sal, açúcar ou conservantes. (As bactérias também sabem o que faz mal!)

Tipo de piso

Segundo Anthony Hilton, professor de microbiologia da Universidade Aston em Birmingham e autor do estudo, a contaminação é menor quando:

Advertisement
  • O piso está dentro de casa

  • O piso está limpo

  • A superfície não é lisa como em tapetes ou piso de cimento grosso

E maior quando:

  • Caem no chão alimentos úmidos como sopas, geleias, macarrão com molho. Especialmente os feitos em casa e com baixo índice de sal ou açúcar.

    Advertisement
  • Alimentos que caem em ambientes públicos como lojas, calçadas, etc.

  • Pisos lisos – contato maior do alimento com a superfície, como azulejos, cerâmica e madeira.

Esse conceito é unanimidade entre a classe científica?

Não. Alguns pesquisadores afirmam categoricamente que quando a comida cai no chão, ela deve ser jogada fora. Para Roy M. Gulick, chefe da divisão de doenças infecciosas do Weill Cornell Medical College, a regra dos 5 segundos deveria se tornar “regra dos 0 segundos”. Segundo ele, toda comida que cai ao chão se contamina, independentemente do tempo.

O que é corroborado por João Carlos Tórtora, professor titular de microbiologia da Universidade Gama Filho quando diz: “Já busquei referências científicas sobre a crença dos cinco segundos, mas nunca achei nada a respeito. É uma marca de tempo arbitrária, uma crendice”.

O que se pode contrair da comida que cai ao chão?

O ser humano divide o planeta não só com os animais, mas com as bactérias desde sempre. Elas estão presentes em todos os ambientes, plantas, animais e organismos. Algumas benéficas como os lactobacilos, Streptomyces (que sintetiza a neomicina – antibiótico), as que degradam a matéria orgânica sem vida, etc.

Advertisement

Mas, existem aquelas que são perigosas e causam doenças aos seres vivos, tais como a E. Cohli, Salmonella spp, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, etc. Estas bactérias podem ser encontradas no ambiente doméstico, como o chão da cozinha, a pia da cozinha, etc.

Portanto, ao se arriscar em comer algo que caiu ao chão, você pode contrair entre outras as seguintes doenças:

  • Gastroenterite/ disenteria

  • Salmonelose

  • Colite aguda – Enterocolite

    Advertisement
  • Infecções de garganta

Alguns pesquisadores dizem que sim, você pode comer o alimento que foi recolhido do chão em menos de 5 segundos, outros que não, no entanto, todos concordam que o tempo é fator importante na contaminação. Mas, mais importante é avaliar os riscos de se comer um alimento que cai ao chão, pois talvez você irá comer algo que possa estar contaminado.

Assista a esse vídeo para saber mais.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.