3 diferenças entre o amor e o apego

Distinguir amor de apego é um passo importante na construção de relacionamentos saudáveis e duradouros.

Suely Buriasco

Você pode viver um relacionamento dependente, sem nem mesmo perceber, pode acreditar que está no controle da situação, ou ainda, que não vive sem a pessoa que acredita amar. Mas, o fato é que ciúme, inveja e qualquer forma de controle é fruto do apego e nunca do amor.

Segundo o psicólogo Frederico Mattos em matéria “O amor potencializa características que já são da pessoa como sabedoria, felicidade, humildade, alegria e outras tantas. No apego, por outro lado, a pessoa busca se agarrar na outra para sentir essas emoções”.

Existe muita confusão em relação ao amor e apego, muitas pessoas podem até ser apaixonadas, mas paixão também não é amor. Muitos relacionamentos terminam por essa falta de entendimento, portanto, vale a pena refletir um pouco mais sobre o assunto. Com esse intuito listei algumas diferenças:

1. O amor é altruísta, o apego é egoísta

Quem ama se preocupa em fazer o outro feliz, em se certificar que o parceiro esteja se sentido amado e seguro, em construir elos de confiança. Busca fazer do relacionamento uma alavanca de crescimento mútuo, pela qual os dois sejam impulsionados a atingir seus próprios sonhos.

Quem é apegado busca formas do outro lhe fazer feliz, torna-se fortemente dependente do parceiro. Age de forma a manter o controle, não admite que o parceiro vivencie seus próprios objetivos e, normalmente, tem muito medo de ser abandonado.

Advertisement

2. O amor é libertador, o apego sufoca

Quem ama aceita o parceiro como ele é, compreende suas fraquezas e o incentiva no desenvolvimento de suas habilidades. Cultiva a confiança mútua, procurando agir como catalisador para o crescimento de ambos. Compartilha de suas fraquezas, expõe suas vulnerabilidades e fala de seus sentimentos.

Quem é dependente não se sente seguro e tenta manter o parceiro sob controle. Não compreende o outro e faz de tudo para controlar suas ações e até pensamentos, a fim de que aja conforme sua própria vontade. O ímpeto de manipular restringe o crescimento de ambos, tornando o relacionamento tenso e insatisfatório.

3. O amor é eterno, o apego é transitório

O verdadeiro amor resiste ao tempo, à distância e até à morte. Ele pode se modificar, mas jamais perde o sentido. O amor sobrevive à traição e à ofensa, porque compreende e perdoa sempre. Como em Coríntios 13: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Mesmo que a separação seja necessária, a pessoa amada sempre estará no coração amoroso que guardará por ela os melhores sentimentos e desejo de que seja feliz.

O apego é paixão, chama que se apaga ao menor vento, ou pior, transforma sua energia em ressentimento, deseja o mal e pode chegar ao cúmulo de praticá-lo contra aquele que diz amar.

Por não refletir nessas diferenças, muitas vezes sutis, as pessoas sofrem ora mantendo relacionamentos doentios, ora não aceitando a separação. Dominadas por emoções destruidoras, prejudicam a própria vida e se tornam amargas e infelizes. Mudar essa situação não depende do outro, pois, é da responsabilidade de cada um buscar o autoconhecimento e encontrar em si mesmo o que precisa ser feito.

Advertisement

Se você percebe que tem controlado mais e amado menos, espero que essas reflexões impulsionem o seu desejo de agir diferente. Amar é uma ação de quem decide que a vida só tem sentido quando nos libertamos de nossas crenças limitantes e, consequentemente, libertamos o outro. Não existe amor onde não há liberdade. Essa frase do Dalai Lama é brilhante: “Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.