9 dicas sobre como ter mais paciência no seu relacionamento

A paciência é uma arma poderosa e se usada em sua vida pode mudar a forma como você conduz seus relacionamentos. Aprenda agora 9 dicas rápidas que ajudarão muito você.

Darrell e Márcia

Você já perdeu a paciência alguma vez?

Tem gente que perde a paciência todo dia, ou até toda hora. Vive à flor da pele e por qualquer coisa, explode.

Já outros, não são tão assim à “flor da pele”, mas sofrem também no dia a dia com esse risco que ronda nossas casas.

Mas, afinal, pensa aí: Quem não perdeu, pelo menos uma vez, a paciência em sua vida?

Alguns acham que a paciência é uma virtude, outros já acham que é um hábito. Nós acreditamos que é uma ação e, como tal, ela pode ser desenvolvida.

Advertisement

Aqui vamos trazer 9 dicas simples que irão lhe ajudar a exercitar essa prática para que você tenha uma vida melhor, com muito mais paciência.

Se prepara, tenha um pouco de paciência e isso será transformador em sua vida.

Vamos lá:

Paciência no relacionamento significa aceitar que o outro é imperfeito, como você também é.

Naturalmente, queremos exigir que o outro seja tão bom quanto nós somos, tão pontuais como nós, tão organizados como nós, e essa exigência cria conflitos que despertam nossa ira, principalmente quando o outro não atende a nossa expectativa.

Advertisement

Mas saiba, o seu amor não é uma máquina programada para atender a sua expectativa, a viver conforme os seus planos, seus filhos também não.

Por conta disso você precisa suportar os erros e entender que o outro é diferente de você.

Pare e pense agora:

Quando foi a última vez que você perdeu a paciência com a pessoa mais importante da sua vida?

Você lembra o motivo?

Advertisement

Será que foi por que seu marido deixou de atender a uma expectativa sua?

Será que foi algo tão importante que valeu o que você fez?

Queremos contar uma coisa chata: “O mundo não gira ao seu redor”. Muitas vezes sofremos por conta disso, queremos que o outro viva a nossa vida, a vida que nós planejamos para ele.

Uma das passagens mais lindas da Bíblia diz que o amor é paciente, o amor é bondoso, por isso o amor pede que muitas vezes você peça desculpas e busque a paciência no seu casamento.

Claro que conviver com pessoas que pensam diferente da gente, seja um cônjuge, os filhos ou até amigos de trabalho, não é fácil. Já que as pessoas mudam seus ânimos, hoje estão de bom humor, amanhã não, tem cada um o seu “pacotinho de problemas” e, claro, você precisa de muita inteligência emocional para lidar com isso, principalmente no calor das emoções.

Advertisement

Para isso, trazemos agora as 9 dicas, anota aí, elas podem mudar a sua vida.

1. Na hora da tensão, respire

Esse é o mais básico. Se você está para explodir, foque na sua respiração e tente respirar o mais lento possível.

2. Traga à mente o que lhe faz bem

Em qualquer hora de stress, lembrar de coisas boas ajuda e muito. Foque nelas, lembre-se de algo que lhe faz muito feliz. Uma brincadeira com seu filho, seu esporte favorito, uma torta alemã, ou uma noite de amor ardente. Não importa, mas pense em algo que faça bem.

3. Não responda com agressividade

Você precisa entender que a palavra lançada não volta mais, então, por mais que aquilo lhe incomode, responder com agressividade pode ser muito pior para você e para seu amor. Seja bondoso(a), lembre-se do que realmente é importante na sua vida, talvez o que está lhe estressando não se compara com tudo que essa pessoa já fez de bom por você.

4. Descubra a causa

Preste atenção àquelas coisas que sempre levam você ao extremo. Anote, se possível, seu comportamento quando essas coisas ocorrem.

Advertisement

5. Separe as coisas

Lembre-se que paciência tem a ver com controle. E se controlar é a chave para ter paciência. Mas existem coisas que você pode controlar, outras não, elas estão além do seu controle.

Por isso, você precisa saber o que pode ser controlado por você e nisso você dar o seu melhor, e o que não pode ser alvo do seu controle, para essas coisas, se toque e entenda que você não precisa se estressar.

6. Administre a situação

Por mais que você esteja perto de perder as estribeiras, lembre-se que falar palavras de maldição, atacar e ofender poderão deixar marcas muito piores, por mais que a outra pessoa irrite, administrar a situação e inverter isso pode dar resultados melhores no futuro.

7. Tenha empatia

Coloque-se no lugar do outro, entenda os motivos que levaram ele ou ela a cometer aquilo, de fazer algo fora do que você esperava.

8. Depois dos ânimos controlados, converse abertamente

Seja sincero(a), exponha que aquele ato lhe incomoda, lhe deixa triste e que você será muito mais feliz se aquilo não se repetir.

Advertisement

9. Entregue a Deus

Lá em provérbios (4:23) fala sobre a importância de guardarmos nosso coração, mais do que tudo. Se estamos com o coração em Cristo, podemos superar qualquer dificuldade, agir como Cristo age pode até ser fácil, mas reagir como Ele reagiria é aí que mora o segredo.

Por isso, coloque Cristo no controle, entregue a Deus o que vem roubando a sua paz.

Uma coisa importante que precisamos deixar claro é que ser paciente não é o mesmo que ser passivo. Não é deixar que a casa vire de cabeça para baixo e você não faça nada. Claro que não! Você precisa sim continuar sendo uma pessoa de atitude, que resolva, você só não precisa ser descontrolado(a).

A Bíblia diz que o tolo da vazão a sua ira, mas o sábio sabe dominar, tem paciência. E é exatamente isso que você precisa ser, uma pessoa sábia.

Está achando que é difícil? Nós também. Que tal ler de novo e comentar embaixo suas dúvidas? Não esquece que a dica 9 pode mudar tudo.

Advertisement

Que você possa ter cada dia mais paciência em seus relacionamentos e que em todos eles no final vocês possam ser felizes para sempre.

Toma un momento para compartir ...

Darrell e Márcia

Darrell e Márcia são casados há 20 anos, tem 3 filhos e uma paixão por ajudar famílias. São escritores, conferencistas, criadores da #TvA2, que tem impactado milhares de vidas. Para contatá-los, visite: